ASN GO
Compartilhe

Comunidade de Pirenópolis colhe frutos da educação empreendedora na Escola Santo Antônio

Unidade de ensino conta com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do Sebrae Goiás
Por Marcos Vieira, de Pirenópolis
ASN GO
Compartilhe
Evento em escola de Pirenópolis colocou em evidência projetos de benfeitorias e contou com apoio do Sebrae (Fotos Michael Cunha)

A comunidade da Escola Municipal Santo Antônio, no povoado de mesmo nome, na cidade turística de Pirenópolis, no centro-leste do estado, viveu uma tarde especial no último dia 30/10. Autoridades, professores, pais e alunos se reuniram para a inauguração de benfeitorias na unidade de ensino e para o lançamento de novos projetos voltados para o empreendedorismo, iniciados a partir de parceria com o Sebrae Goiás.

Com cerca de 60 alunos, a Escola Municipal Santo Antônio funciona em tempo integral, do Jardim 1 ao 5º ano, em sistema multisseriado. Seus professores foram capacitados pelo JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do Sebrae e, a partir disso, através de material didático específico, têm trabalhado o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras entre as crianças.

A prática do que foi aprendido em sala de aula através do JEPP ganhou forma nesse final de ano, com a preparação de um espaço para o plantio de uma horta nos fundos da escola. A coordenadora da unidade, Nayra Melo, conta que se trata de uma “horta empreendedora”, pois os vegetais produzidos no local, através de cuidados dos próprios alunos, serão comercializados por eles mesmo dentro da proposta orientada pelo programa do Sebrae.

A horta do estabelecimento já fornece para dois restaurantes

Os primeiros clientes da horta da Escola Municipal Santo Antônio já foram conquistados. Dois restaurantes de Pirenópolis vão adquirir a produção dos alunos: Buteko do Chaguinha e Marinho. Esse segundo, uma casa especializada em frutos do mar, é de propriedade da chef de cozinha Josi Lobo, que se mostrou entusiasmada com a parceria. “Primeiro, é um prazer fazer parte de um projeto como esse da coordenadora Nayra, que só chama coisas boas. O Marinho Restaurante também tem por costume adquirir o máximo dos nossos ingredientes de fornecedores locais”, comenta Josi. A chef destaca ainda a importância da educação empreendedora. “É algo que entendo que seria fundamental se tivesse no meu tempo de escola. Essa iniciativa fará com que essas crianças cresçam com mais segurança para empreender em um país tão desafiador”, completa.

Ao lado da horta da Escola Municipal Santo Antônio, os alunos também começaram a cuidar de um espaço com temperos medicinais. As plantas e especiarias vão conferir sabor e aroma aos alimentos dos restaurantes parceiros, e atender a comunidade do povoado graças às suas propriedades terapêuticas. O apoio para a iniciativa vem de Ilton e Neide, da Casa de Ervas, conhecido espaço para tratamentos fitoterápicos de Pirenópolis.

A coordenadora escolar Nayra Melo: parceria para a educação empreendedora

Outra novidade é o Berçário do Cerrado, onde serão produzidas mudas de espécies nativas do bioma, contribuindo para ações de educação ambiental que também integram os ensinamentos do JEPP. Segundo a coordenadora Nayra Melo, o Sebrae abriu leques de ferramentas para a escola. “O Sebrae possibilitou a nós, professores, que pudéssemos trabalhar temas como a educação financeira em sala de aula. O caderno JEPP casou com nosso projeto, pois ele envolve meio ambiente e empreendedorismo. Tudo que a gente almeja o Sebrae colocou naquele livro, que virou um carro chefe dentro da sala”, diz a coordenadora.

As crianças confirmam o poder transformador do programa do Sebrae. Mayra da Luz e Davi Luiz Oliveira, ambos com dez anos de idade, falam de empreendedorismo e educação financeira com a desenvoltura que só o aprendizado em sala de aula pode garantir. “Aprendemos o valor do dinheiro”, comenta a menina. “Levamos o que aprendemos aqui na escola para o dia a dia em casa”, ressalta o menino.

A analista do Sebrae Goiás Rita Queiroz chama a atenção para esse despertar ocorrido na comunidade da Escola Municipal Santo Antônio. Segundo ela, o JEPP fez com que coordenação e professores entendessem o propósito do programa e pudessem replicar a educação empreendedora em sala de aula. “E a gente já percebe que a gestora Nayra já tem um empreendedorismo bem nato dela, mas através do JEPP isso veio fomentar os outros projetos que ela já tinha em mente junto a outros parceiros. O Sebrae ajudou a dar essa liga”, frisa Rita. A escola também tem o apoio em suas iniciativas da UEG, Senar e Sicoob.

Os estudantes Mayra da Luz e Davi Luiz Oliveira já falam sobre empreendedorismo com desenvoltura

Rita Queiroz comenta que o novo comportamento faz com que todos passem a ter uma visão da possibilidade de transformar a comunidade. “E como a própria coordenadora disse em seu discurso, o Sebrae também ensina a importância do planejamento. Foi isso que ela fez ao longo do ano e agora está colhendo resultados”, afirma a analista.

Um dos planejamentos era a cobertura da quadra poliesportiva da escola, que foi inaugurada pelo prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo (PSDB), também na tarde do dia 30. O espaço amplia as possibilidades de ensino e também se torna referência para as atividades da comunidade que vive no povoado. “Um local como esse só ganha vida quando as pessoas estão nele, por isso as portas estarão abertas para todos”, diz o mandatário.

Nivaldo Melo destaca a importância da parceria com o Sebrae para a cidade de Pirenópolis. No caso específico do JEPP, ele usou seu próprio exemplo de vida para reforçar o papel da educação empreendedora para o futuro de uma criança. “Meu pai me colocou para trabalhar na frutaria dele, eu tinha sete anos de idade. Naquele momento eu comecei a aprender, fazer cálculo, porcentagem e isso fez uma diferença muito grande lá na frente. Eu com 15 anos fui emancipado, porque tive um início muito precoce para aquela época”, conta Nivaldo.

O prefeito também ressaltou a importância do projeto da Escola Municipal Santo Antônio às vésperas da COP30, que centraliza para o país o debate sobre o meio ambiente. Nivaldo Melo lembra que as crianças terão a oportunidade de colaborar com meio ambiente e aprender a negociar. “Precisamos formar empreendedores. O Brasil precisa ter empreendedores. O melhor programa social que tem é o emprego, a iniciativa da pessoa produzir. Temos parcerias com Sebrae no turismo, meio ambiente e educação. A entidade tem colaborado muito com a nossa cidade”, finaliza o prefeito.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • JEPP
  • Pirenópolis
  • Regional Centro-Leste