Em Cavalcante, no Nordeste Goiano, a comunidade quilombola Kalunga Engenho II preserva tradições seculares, ao mesmo tempo em que se adapta a inovações em agricultura sustentável. À frente dessa jornada está o líder comunitário e conselheiro geral das comunidades Kalunga, Sirillo dos Santos Rosa, que encontrou na agricultura familiar o sustento para criar seus 11 filhos e manter o vínculo com a terra. Para ele, a terra representa mais do que uma simples fonte de subsistência: ela é um bem precioso, no qual o trabalho e o respeito à natureza andam juntos.
Sirillo adotou métodos artesanais na agricultura familiar, sem mecanização, em suas plantações de milho, arroz, feijão, mandioca e abóbora doce. Esses produtos inicialmente não apenas o ajudaram a cuidar de sua família, mas também, com o tempo passaram a ser destinados a programas como o de alimentação escolar, uma iniciativa do governo que estimula a compra de alimentos locais e orgânicos para a merenda escolar.
O produtor observa que o Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal, foi fundamental para fortalecer a produção local. “Esse programa agrega valor à nossa produção, pois garante que temos para quem vender o excedente,” aponta. O programa citado pelo produtor apoia a agricultura familiar ao adquirir alimentos diretamente dos pequenos produtores. Os alimentos comprados são direcionados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede de assistência social e a instituições de ensino público.
Em 2009, Sirillo e outros agricultores da comunidade receberam um importante incentivo através do Sebrae. Com o projeto Mandala, o Sebrae trouxe para a comunidade Kalunga um sistema de irrigação por gotejamento, além de uma infraestrutura pronta para o cultivo de hortaliças. A estrutura inclui canteiros em círculo, uma caixa d’água de cinco mil litros, elementos fundamentais para a prática de uma agricultura sustentável e de baixo impacto ambiental. O Sebrae forneceu ainda acompanhamento técnico, com cursos de adubação orgânica e manejo de criação de frangos.
O produtor ressaltou o impacto positivo do projeto “Mandala” do Sebrae. Esse projeto trouxe, segundo Sirillo, uma estrutura para o cultivo de hortaliças em 50 m². “O Sebrae trouxe o projeto pronto, com acompanhamento técnico por um ano. Esse incentivo fortaleceu a agricultura familiar aqui, permitindo que produzíssemos hortaliças para consumo próprio e para venda nas escolas,” diz.
Mas parceria não se limitou à agricultura. Em conjunto com a Secretaria de Turismo de Goiás, o Sebrae incentivou o desenvolvimento do turismo de base comunitária, com respeito ao modelo sustentável adotado pela comunidade. “Eu aceitei, mas com uma condição: que o controle e a administração fossem feitos por nós, seguindo as nossas tradições. Queremos o progresso, mas respeitando as nossas normas e preservando o meio ambiente,” enfatiza Sirillo.
Ao final, Sirillo reflete sobre o papel do Sebrae em sua vida e de sua comunidade: “Eu pedi a Deus que me ajudasse a trazer desenvolvimento para a nossa gente, e o Sebrae foi o primeiro órgão que veio nos oferecer esse apoio. Eles não só trouxeram ferramentas, mas também nos deram conhecimento e condições para prosperarmos de forma sustentável.”
Para a comunidade Kalunga do Engenho II, o Sebrae é mais que um parceiro: é parte integrante de um sonho coletivo de crescimento e preservação da cultura e da terra. “O Sebrae foi um parceiro de grande valia, sempre atuante e com uma relação de amizade e respeito com a comunidade,” ressalta Sirillo.
A história de Sirillo dos Santos Rosa e da Comunidade Kalunga Engenho II exemplifica como a agricultura familiar e as parcerias institucionais podem transformar vidas. Com apoio técnico e projetos sustentáveis, o Sebrae tem sido um agente fundamental para que comunidades tradicionais mantenham sua cultura e aumentem a produtividade, com renda e preservação do meio ambiente. Este modelo de desenvolvimento, que integra tradição e modernidade, prova que a agricultura familiar tem um papel vital para a sustentabilidade e a segurança alimentar do país.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn