ASN GO
Compartilhe

Condutores de turismo de pesca recebem capacitação para preservação da piraíba no Rio Araguaia

Com suporte do Sebrae, durante dois dias ribeirinhos foram capacitados dentro do Projeto Piraíba para instalação de equipamentos, rastreamento e preservação da espécie
Por Por Renato Borges, de Aragarças
ASN GO
Compartilhe

Com suporte do Sebrae, durante dois dias ribeirinhos foram capacitados dentro do Projeto Piraíba para instalação de equipamentos, rastreamento e preservação da espécie

Ribeirinhos condutores de turismo de pesca em Aragarças foram capacitados dentro do projeto (Fotos Sebrae Goiás)

O Projeto Piraíba, voltado ao rastreamento e preservação desta espécie de peixe no Rio Araguaia, está sendo desenvolvido por etapas devido ao seu alto custo, que chega a cerca de R$ 12 milhões para ser executado em todo o rio e alcançar todos os estados do Centro-Oeste brasileiro. Uma das preocupações dos idealizadores é a preservação do meio ambiente e das espécies, partindo do pressuposto de que se os rios não forem preservados, não haverá peixe, o que consequentemente pode afetar importantes atividades como a pesca esportiva e o turismo. Diante disso existe uma preocupação de preparar os ribeirinhos condutores de turismo de pesca – guias de pesca e piloteiros – para que tenham condição de atuar na preservação, conscientizar os turistas e também desenvolver trabalhos mais simples, como, por exemplo, a instalação de tags de rastreamento.

 Aruanã também teve a atividade do Projeto Piraíba

Nos dias 12 e 13/12 foi realizado um encontro com palestras e treinamento em Aruanã, e o mesmo aconteceu na cidade de Aragarças nos dias 15 e 16. As cidades goianas foram escolhidas porque atualmente recebem um grande número de turistas e são de fácil acesso, facilitando o deslocamento de outras pessoas de regiões que estão sendo atendidas através do projeto. O professor doutor Domingos Garrone Neto, biólogo que é a maior autoridade brasileira na produção de conhecimento científico voltado à conservação de peixes e socialização da ciência, foi o responsável pela capacitação.

O projeto tem por objetivo investigar e monitorar, a longo prazo, os peixes da bacia do Rio Araguaia, tendo como alvo central a espécie piraíba. Nove bases com radiofrequência serão instaladas ao longo da divisa de Goiás com o Mato Grosso. O Rio Araguaia, com quase 3 mil km, é um dos mais longos do país e um rico corredor de biodiversidade. O peixe é capturado, anestesiado e, através de um pequeno corte, recebe um transmissor que emite sinal de rádio. Solto no rio, seu movimento é captado por antenas instaladas em bases fixas que registram todas as informações. Inicialmente cem peixes vão receber transmissores, número que pode chegar a 500.

Participação do Sebrae

O professor doutor Domingos Garrone Neto conduziu a capacitação

A convite do Sebrae Goiás, em parceria com o Projeto Piraíba e prefeituras, Garrone Neto ministrou o curso de melhores práticas de pesca esportiva, que visa ao turismo sustentável da atividade, que é muito importante para o Rio Araguaia. Do ponto de vista ecológico o professor ressaltou que a ideia é disseminar a prática do turismo de pesca, que pode ser uma atividade econômica importante, e mostrar que o peixe vale muito mais vivo do que morto. O especialista é um precursor do Projeto Robalo. A empresária e secretária de Turismo de Aragarças, Patrícia Rodrigues, conheceu o Projeto Piraíba através do Thermas Água Santa, que apoia integralmente a iniciativa e fomenta o turismo local através da pesca esportiva.

Segundo Flávio Vilhalba, gerente da Regional Oeste do Sebrae, a entidade apoia a iniciativa no sentido de capacitar as pessoas para que as regiões com potencial turístico saibam fazer o manejo de forma correta, gerando mais receita e evitando a degradação do meio ambiente e a morte das espécies. Daí a importância da busca por melhores profissionais, que sejam referências no assunto, como o professor Domingos Garrone Neto, que é docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e é um dos maiores especialistas no assunto. Vilhalba também ressaltou a importância da parceria com o poder público através das prefeituras e secretarias de meio ambiente e turismo, empresários e população local, soma de forças que traz resultados positivos.

Informações para a imprensa:

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Aragarças
  • Aruanã
  • peixe
  • pesca
  • pesca esportiva
  • preservação
  • projeto
  • Projeto Piraíba