Acreditar que uma cidade pode ser uma opção turística e que é necessário população, poder público e empresários se unirem. É com esse foco que o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu nesta terça (21/03), com participação ativa do Sebrae. Além de encontrar alternativas para colocar a cidade no circuito turístico de Goiás, outro objetivo ainda é explorar as riquezas naturais disponíveis no município. que fica a pouco mais de 70 quilômetros de Goiânia e a cerca de 290 quilômetros de Brasília. A proximidade com a capital do estado coloca Anicuns na rota para milhares de pessoas, e por isso mesmo existe um esforço para que os atrativos turísticos se tornem opções para visitantes de outras cidades.
Lago Municipal, Cachoeira Tombador, Cachoeirinha de São José e Cachoeira do Rio dos Bois, balneários, áreas de campings, grutas e até formações espeleológicas são alguns dos atrativos, além de diversos locais particulares, como o Hotel Atlantis, que é considerado um dos mais modernos de toda a região.
O empresário Juliano Resende quer continuar investindo na cidade, e a ideia agora é ampliar o empreendimento transformando-o em resort moderno para atrair pessoas dos grandes centros. “Já tenho 17 anos em Anicuns, comecei com um posto de combustíveis e vou continuar investindo, porque acredito no potencial. O objetivo é atrair o público para dentro do hotel”, disse. O projeto do resort é tão ousado que vai contar com heliporto, chalés, quiosques, piscinas e quadras desportivas.
A vereadora Claudia Gomes acredita que as reuniões do conselho são de suma importante para o desenvolvimento do turismo da cidade. Segundo ela, o Comtur tem um papel primordial para a união de forças a cidade e se tornar uma rota importante do turismo. Ela destaca o Carnaval da cidade, que não acontece há bastante tempo e que neste ano de 2023 voltou, atraindo pessoas de vários lugares. Para o secretário de Turismo do município, Wellington da Rocha Pereira, não se pode ignorar o fato de que tem uma população de cerca de 7 milhões de pessoas que buscam alternativas para o lazer nos finais de semana.
Já o presidente do conselho, Wanderson Bonfim Ribeiro, destaca que a luta de organização do conselho é antiga, e que já há alguns anos esse grupo de pessoas comprometidas com o turismo local está se envolvendo de forma ativa para que todos os projetos saiam efetivamente do papel. Ele disse acreditar que todos os projetos serão realizados porque o turismo vive uma nova fase em que a comunidade acredita que ele é necessário.
Parceria do Sebrae
Desde o início dessa reformulação do conselho de turismo, o Sebrae Goiás está presente com reuniões, orientações e consultorias e se colocando como parceiro para trazer experiências bem-sucedidas de outras cidades e regiões para os membros do conselho, população, empresário e poder público
É com essa parceria chamando a participação de todos que se espera o desenvolvimento de forma dinâmica e profissional do turismo em Anicuns, devido à aptidão já demonstrada através do trabalho e de tudo que ainda pode ser explorado. Nesse momento a cidade aguarda também pela homologação do aeródromo, que vai trazer bastante movimento, de acordo com Flávio Vilhalba, gerente da Regional Oeste do Sebrae Goiás. Segundo ele, é possível perceber a vontade de todos em desenvolver o município através não só do turismo, mas em diversas áreas. “Tanto é que Anicuns vai participar do Programa Cidade Empreendedora, o que demonstra o desejo ser diferente e transformada. O Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos”, explicou.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn