Em um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, a Cooper Pontalina, localizada no Sul Goiano, no município de Pontalina, se destaca como um exemplo de inovação, impacto social e cuidado ambiental. Isso porque a cooperativa, que nasceu de um olhar humano e sensível de seu presidente Evangelista de Souza, hoje se tornou um sonho coletivo e é um motor de transformação na cidade. A entidade promove o reaproveitamento de materiais recicláveis e gera oportunidades para dezenas de famílias.
Há quatro anos, Evangelista atuava na Secretaria de Agricultura de Pontalina como voluntário e iniciou uma série de visitas em nascentes, aterros sanitários e lixões. O que ele via não era nada bom e ele conta que o coração dele não aguentava. “Um dia quando cheguei e vi as pessoas no sol, sem banheiro, sem cuidados, aquela cena mexeu comigo e eu como ser humano pensei: em que mundo que nós estamos?”, indaga.
Determinado a mudar essa realidade, Evangelista buscou o apoio do poder público, e o então prefeito do município, Edson Guimarães, prontamente se comprometeu a ajudar no que fosse necessário.
Com o apoio da prefeitura, Evangelista iniciou os primeiros passos para estruturar uma cooperativa que não só ajudasse na gestão de resíduos recicláveis, mas que também oferecesse condições de trabalho dignas aos catadores. Com isso, há quatro anos a Cooper Pontalina nasceu como uma iniciativa que uniu sustentabilidade ambiental e inclusão social. “A manutenção do caminhão e das motos coletoras são feitas pela prefeitura, que também nos ajuda com as campanhas de conscientização e coleta de reciclados em escolas e órgãos públicos”, declara o presidente da cooperativa.
A entidade é um verdadeiro motor de transformação social na cidade. Por meio dela, nove famílias encontram não apenas sustento, mas também dignidade e pertencimento. Natiara Ferreira, 19 anos, trabalha junto com a mãe e faz faculdade de Criminologia na modalidade EAD, enquanto Leidiany Silva, 21 anos, cobria férias do irmão e foi convidada pelo presidente para compor o time. Logo ela iniciou a faculdade de Enfermagem em Goiatuba. “Trabalhar aqui me traz paz. Além de me trazer uma liberdade muito grande. Isso aqui é um investimento no meu futuro”, destaca Leidiany.
Evangelista disse que fica orgulhoso com a jornada das meninas. “Esse exemplo de superação e dedicação inspira toda a comunidade e reforça a importância de oportunidades educacionais e profissionais para os jovens”, afirma.
A Cooper Pontalina realiza a coleta diária de resíduos nos diversos setores e bairros da cidade, o que contribui para a redução do impacto ambiental e para a conscientização da comunidade sobre a importância da reciclagem.
A rotina de trabalho dos cooperados envolve a coleta de resíduos recicláveis nas residências e em pontos comerciais estratégicos, nos quais são disponibilizadas caixas de papelão, plásticos e garrafas de plástico em porta-bag. A separação dos materiais ocorre no centro de triagem da Cooper Pontalina, onde os cooperados classificam os resíduos em diferentes categorias e os encaminham para os processos de reciclagem adequados.
Evangelista explica a importância do trabalho realizado para a cidade. “A gente consegue reduzir bastante o impacto ambiental, evitando que o material reciclável vá parar no aterro sanitário e diminuindo a despesa para o município também. Economia circular, consumo consciente e cuidado do meio ambiente é o nosso foco”, garante.
Cooper Pontalina e o Sebrae
Em 2023, a Cooper Pontalina deu um grande passo em sua jornada de crescimento e aprimoramento ao participar do Programa DecolaCoop, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (Sescoop) e o Sebrae. O programa foi essencial para capacitar os cooperados, fortalecer a gestão da entidade e aprimorar seus processos internos.
Por meio do DecolaCoop, os membros da Cooper Pontalina tiveram acesso a treinamentos especializados, consultorias e ferramentas para tornar a cooperativa ainda mais eficiente e sustentável. “Essa experiência foi transformadora, pois nos ajudou a enxergar novas possibilidades e a estruturar melhor nossos processos”, destaca Evangelista.
A analista do Sebrae na Regional Sul Giovana Lopes destaca a importância da parceria. “O Sebrae acredita no poder transformador do cooperativismo, e ver o impacto do DecolaCoop na Cooper Pontalina é motivo de grande satisfação. Essa união fortalece não apenas os processos produtivos, mas também a visão empreendedora dos cooperados, a transformação social e principalmente a dignidade e a oportunidade para todos”.
Ana Caruliny, analista de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop/GO disse que o convênio com o Sebrae possibilitou um reforço à identidade cooperativista. Além disso, foi possível aumentar o desempenho produtivo tanto dos colaboradores quanto dos cooperados por meio da difusão tecnológica e da transferência de conhecimento de profissionais capacitados. “Essa parceria foi fundamental para consolidar a visão de futuro da cooperativa e trazer novas perspectivas para todos os envolvidos”, garante.
O próximo passo, segundo Evangelista, é expandir as atividades da cooperativa e buscar parcerias com empresas privadas para ampliar o impacto social e ambiental. “Nós sabemos que ainda há muito o que fazer para não vivermos o colapso ambiental, mas quando vemos as famílias sendo beneficiadas e o meio ambiente preservado, entendemos que estamos no caminho certo”, conclui.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn