O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma ocasião importante para reflexão sobre diversos temas, e a autoestima feminina é um deles. Pensando nisso, o Goiânia Shopping, com apoio do Sebrae Goiás, promoveu na quarta-feira-feira (06) um talk sobre o assunto, mediado pela jornalista Juliana Carnevalli e reuniu três palestrantes renomadas para tratar sobre o assunto: a consultora do Sebrae Glaucia Gundim, a psicóloga clínica Gerlaine Moura e a especialista em Diversidade e Inclusão, Íris Rosethe. A roda de conversa acontece na semana dedicada ao empreendedorismo feminino com o “Empodera Ela – Conectadas Somos Mais Fortes”. Na sexta (08), sábado (09) e domingo (10), o shopping abre espaço para uma feira colaborativa com itens artesanais confeccionados por empreendedoras locais.
O evento gratuito incluiu um “talk”, momento de conversa em que mulheres referências no mercado compartilham aprendizados de suas trajetórias, além de consultoria de Planejamento Estratégico para empreendedoras, realizados pelo Sebrae.
Glaucia Gundim falou sobre os desafios da mulher atual que precisa lidar com várias jornadas diárias e que precisa se apoiar em três pilares: singularidade, autocuidado e autoconhecimento. “A mulher precisa se entender como um ser singular, ímpar e que precisa trabalhar questões como autocuidado, que vai além da beleza, que inclui o bem-estar físico e mental, e isso ela consegue por meio do autoconhecimento e da aceitação de que os desafios são muitos e que com atitude é possível ter as rédeas da própria vida”, afirmou.
Para a psicóloga Gerlaine Moura, muitas mulheres ainda não aprenderam a cultivar a autoestima em suas vidas, mas é essencial que o façam para quebrar limitações e conquistar uma vida mais plena. Ela explicou que autoestima não está apenas relacionada à aparência física ou à aprovação dos outros. “Ela é, na verdade, como nos sentimos em relação a nós mesmas e é um fator fundamental para o bem-estar emocional. Amar a si mesma significa estar em paz com suas escolhas, conhecer seus valores e viver de acordo com sua verdade. Trata-se de se fortalecer internamente e permitir que essa força se reflita em nosso exterior”, analisou.
De acordo com Gerlaine, a autoestima feminina envolve aspectos pessoais, sociais e culturais. Muitas vezes, as mulheres são socializadas para acreditar em estereótipos e padrões que limitam suas opções e autoconceitos. Elas são encorajadas a seguir uma imagem idealizada de beleza, sucesso e perfeição, que pode ser inatingível e prejudicial para sua autoestima e bem-estar. “Por isso, é crucial trabalhar a autoestima feminina. Ela está relacionada à habilidade de exercer controle sobre nós mesmas e ter a capacidade de fazer e ser o que desejamos”, ressalta a psicóloga, que destacou ainda que o amor-próprio é uma ferramenta poderosa para transformar a realidade das mulheres e a autoestima feminina é a chave para uma vida feliz, bem-sucedida, realizada e saudável.
Gerlaine frisou que é necessário fazer uma reflexão sincera sobre a história pessoal e ressignificar as crenças que trazemos durante a infância, sendo esse um processo que começa de dentro para fora. “Precisamos primeiro compreender que tudo parte da forma que eu penso sobre mim, então a forma que nós pensamos sobre nós mesmas dita a forma que você vai se sentir e a forma que você vai se comportar. Então cultivar bons pensamentos sobre nós é primordial”, completou.
Diversidade e inclusão
A especialista em diversidade e inclusão Íris Rosethe compartilhou com o público que a autoestima é muito mais difícil de alcançar quando se trata de diversidade e inclusão e que trabalhar a representatividade focada no letramento racial feminino se tornou um propósito de vida. “Um desejo pessoal é ser um agente de transformação da sociedade para que os que venham depois de mim deem continuidade nesse trabalho que é árduo e leva tempo”, explicou.
Para Íris, falar em representatividade é importante porque é muito difícil dialogar sobre autoestima quando se trata de mulheres pretas, autoaceitação e autoimagem. “O grande desafio é você olhar, se reconhecer e praticar a aceitação todos os dias porque nascemos e crescemos fora do padrão que a sociedade impõe e ouvimos a vida inteira pessoas falarem sobre nossos cabelos, nosso nariz, por exemplo. Nosso esforço em busca da autoestima é dobrado, triplicado já que estamos à margem, assim como as mulheres gordas e outras minorias”, avalia.
Um dos caminhos de cura para que as mulheres pretas resgatem a autoestima e todos participem desse processo, principalmente no mundo corporativo, segundo a especialista, são as rodas de conversa, a escuta e o aprendizado do letramento racial, que possibilitam a conscientização da sociedade. “E as conversas de mulheres com outras mulheres, cada uma com suas histórias, são momentos de cura”, analisa. Para Íris, a singularidade e a inclusão nada mais são do que ter um ambiente respeitoso, íntegro, em todas as camadas da sociedade e do mundo corporativo. “É criar ambientes profícuos pensando na validação e aceitação de todas as pessoas.”
A gerente de Marketing do Goiânia Shopping, Ayane de Sousa, contou que o Empodera Ela é uma iniciativa que veio da companhia ALLOS, que administra e comercializa o estabelecimento, e busca promover iniciativas para as mulheres. Como março é o mês em em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o grupo tem eventos com foco no empreendedorismo feminino. “Entendemos que o shopping possui um papel importante na transformação da vida das pessoas que passam por aqui diariamente e acreditamos que fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios, em parceria com o Sebrae, propicia que as mulheres tenham a percepção da importância do papel que desempenham na sociedade.”
O evento vai até dia 10 de março e conta com consultorias gratuitas em todos os dias. A embaixadora do Empreendedorismo da Regional Central do Sebrae, a analista Beatriz Dorneles, aproveitou o espaço para mostrar ao público que o Sebrae Goiás possui o programa Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que possui ações o ano todo para alavancar o empreendedorismo feminino. “São consultorias, cursos, palestras, capacitações, participação em eventos, missões técnicas disponibilizadas para dar suporte e garantir o sucesso das mulheres nos pequenos negócios”, explicou. A parceria com o Goiânia Shopping, segundo Beatriz, é importante porque aumenta a visibilidade para o empreendedorismo feminino e inspira mulheres a enfrentar o desafio que é empreender. “Esperamos por mais projetos em parceria com o Goiânia Shopping”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
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