ASN GO Atualização
Compartilhe

Cultivares de pequi sem espinho começam a ser distribuídos para agricultores

Durante evento de apresentação, Sebrae Goiás anuncia 1º Festival do Pequi, Queijo e Cachaça; fruto típico do Cerrado gera renda para muitos pequenos agricultores
Por Aline Bouhid, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Durante evento de apresentação, Sebrae Goiás anuncia 1º Festival do Pequi, Queijo e Cachaça; fruto típico do Cerrado gera renda para muitos pequenos agricultores

Diretor superintentende Antonio Carlos de Souza Lima Neto
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, anunciou o festival no evento da Emater (Fotos Brunno Falcão/Emater/Divulgação)

Exemplares de pequi sem espinhos chegarão em breve à mesa das famílias goianas. Isso porque as primeiras mudas foram distribuídas nesta quarta-feira, 9, após cerimônia de lançamento oficial na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Durante o evento, o Sebrae Goiás anunciou que no próximo ano ocorrerá o 1º Festival do Pequi, Queijo e Cachaça do Estado de Goiás. A previsão é de que o festival aconteça no segundo semestre por conta da temporada do fruto.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, definiu a iniciativa como uma importante e consolidada parceria. “Damos aqui um passo enorme com a certeza de que iremos, nesta união, fortalecer os laços entre essas importantes instituições e estamos aqui lançando o evento que vai movimentar toda cadeia desde os pequenos agricultores até o turismo”, comentou. Durante a cerimônia na Emater também foram lançadas duas publicações inéditas, intituladas “Orientações para o cultivo do pequizeiro” e “Cultivares do pequizeiro”, que trazem informações gerais e técnicas para o cultivo da espécie.

O fruto sem espinho é resultado de 25 anos de pesquisa feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Emater. Ao encontrar pés de pequi sem espinhos na natureza, a equipe fez 20 clones da planta, transportados para o banco de germoplasmas da Emater. Avaliados durante anos, eles foram multiplicados, e hoje o espaço possui mais de 1.600 pequizeiros. As novas cultivares possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de abril deste ano.

Dra Elainy Pereira fala sobre a pesquisa
A doutora Elainy Botelho Pereira fala sobre a pesquisa

A doutora em agronomia Elainy Botelho Pereira, que foi uma das responsáveis pela pesquisa, comentou sobre os diferenciais do pequi. “Além de mais polpa, essas variedades começam a produzir mais rápido”, explicou. Das seis variações, cada uma possui características especiais. Uma é mais adequada para extração de polpa, outra para amêndoa, por exemplo. Além disso, há também uma variação que, por conta do tamanho, pode ser melhor aproveitada por restaurantes.

O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Gelape Faleiro, conta que essa produção mais rápida é em razão da técnica de enxerto que possibilita que as espécies comecem a produzir em dois anos. Agricultores familiares e viveiristas previamente cadastrados receberam seis mudas de pequi, sendo três delas sem espinhos. As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e são próprias para atender tanto o comércio quanto a indústria.

Vendas de mudas

O pequi sem espinhos
Os pequis sem espinhos prometem aquecer o mercado

Viveiristas e agricultores familiares que realizaram cadastramento no site da Emater foram os primeiros a adquirir mudas das seis variedades. Os kits serão vendidos pelo valor de R$ 150 cada lote, de acordo com a oferta. No caso de viveiristas, é preciso estarem cadastrados no Ministério da Agricultura (RENASEM), e para os agricultores familiares é exigido cadastramento no Pronaf (DAP/CAF).

Mais informações sobre o lançamento do pequi sem espinhos e como adquirir as mudas estão disponíveis no site da Emater.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Em Goiânia: Aline Bouhid / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98200-0404

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Emater
  • Embrapa
  • espinhos
  • lançamento
  • pequi
  • pequi sem espinhos