Nas últimas décadas, com o aumento da conscientização sobre questões ambientais e a importância da sustentabilidade, os brechós se tornaram cada vez mais populares. A compra de roupas usadas é uma forma de reduzir o desperdício e contribuir para um consumo mais consciente. Segundo informações de Tais Mara Hortelã para o blog colaborativo do Sebrae em Dados, no Brasil são 118.778 brechós ativos, com um crescimento de 30,97% nos últimos cinco anos. Durante a pandemia, esses negócios cresceram 11,08% e representam 0,49% de empresas ativas no país. A grande maioria dessas empresas são MEIs (78%) e micro e pequenas empresas (21%), e somente 1% são médias e grandes. 91% dos brechós fazem parte do Simples Nacional.
A empreendedora Gabriela Lopes Barros é uma dessas pessoas apaixonadas pelo mundo da moda e pelas possibilidades que as roupas usadas permitem aos consumidores. A empresária abandonou a advocacia e os planos de ser concursada para seguir seu rumo profissional na área.
“Sou de uma geração que foi criada para estudar, se formar e ter um bom emprego, com um bom salário. Nunca me foi dada a opção para ser a dona do negócio”, destaca. Ela conta que se formou em direito, mas não gostava de exercer a profissão. “Costumo dizer que a vida dá muitas voltas, e às vezes é necessário recalcular a rota”, afirma. Ela relata que viveu uma fase financeira difícil em janeiro de 2018, e com dois filhos pequenos para criar, sendo um deles um bebê. “Estava desempregada, e somente o meu marido trabalhava. Eu não queria advogar, e estudar para concurso estava complicado. Foi aí que surgiu a ideia do brechó”, lembra.
Gabriela juntou suas próprias roupas e calçados usados e das irmãs, mãe e madrasta para começar seu plano. “Reuni todas as peças, higienizei, montei um grupo no WhatsApp, fotografei e, no dia 26 de março de 2018, comecei o meu próprio negócio”, destaca.
Crescimento
O negócio iniciado de maneira tímida, em casa, com os produtos angariados por meio da família cresceu rapidamente a partir do espírito empreendedor de Gabriela, que buscou informações para fazer seu negócio prosperar. “O Sebrae esteve presente desde o início, quando decidi que iria começar a empreender com brechó. A primeira coisa que fiz foi ir para internet e pesquisar ‘como abrir um brechó?’. A primeira publicação relacionada ao tema que eu li foi um artigo no site do Sebrae – esse artigo contribuiu muito para que eu pudesse abrir meu negócio”, lembra.
Após abrir sua loja física, em agosto de 2018 Gabriela recebeu a visita de uma equipe da Regional Sudoeste do Sebrae Goiás em seu empreendimento e foi convidada a participar de um curso sobre marketing. “Esse foi o primeiro curso que fiz voltado para empreendedores e foi simplesmente maravilhoso. Logo em seguida fiz um curso de vendas que também agregou bastante”, ressalta.
A empreendedora destacou ainda que além dos cursos presenciais o Sebrae disponibiliza em seu site diversos e-books para empreendedores, que podem ser baixados de graça.
Sua Moda Brechó, empreendimento da Gabriela, completa cinco anos em 2023. Com uma estrutura física e identidade visual reformulada, se consolida no mercado de roupas usadas a partir do trabalho criterioso da empreendedora que se capacita constantemente e cria ações que se aproxima do público, como por exemplo: provadores realizados nas redes sociais, nos quais monta composições com as roupas disponíveis na loja e ajuda suas clientes a escolherem as peças.
Conheça os cursos que o Sebrae oferece para você e seu negócio clicando aqui>
SERVIÇO
Empresa: Sua Moda Brechó
Endereço: Av Joaquim Cândido, 399, Centro – Jataí
Telefone: (64) 98452-6256
Redes sociais: @suamodabrecho_jatai
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Sudoeste | Jataí: Agência Entremeios Comunicação / Estael Lima – (64) 99984-9396
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn