Lúcia Helena de Souza e Silva trabalhava em Goiânia, no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), e na sua cidade, Nazário, como enfermeira. Mas decidiu buscar novas fontes de renda e começou a empreender vendendo calçados em redes sociais. Porém, depois de cinco anos atuando nessas três áreas, impulsionada pela vontade de crescer profissionalmente e financeiramente para dar uma qualidade de vida melhor para ela e para seus filhos, resolveu deixar o trabalho de enfermeira do Hugol e abrir uma loja física. Assim, surge a loja Bella Cosmético, em Nazário.
Como todo recém-nascido, a Bella Cosmético começou aos poucos e, com o tempo, a sua idealizadora foi ensinando e aprendendo os primeiros passos, a seguir com independência e mais forte para competir no mercado nazarinense. E foi com quedas e persistência que Lúcia Helena buscou o Sebrae para que seu empreendimento se consolidasse no mercado.
“Abri a loja sem nenhuma orientação e percebi a importância de ter uma consultoria para me manter no mercado e busquei orientação do Sebrae. Fui fazer cursos. Fazia on-line, mas gostava muito dos presenciais. Fiz cursos de marketing, precificação e gestão no Sebrae. O que aparecia de cursos na instituição que eu via que poderia melhorar a minha gestão, eu fazia”, afirmou. A empreendedora afirma que, depois desse acompanhamento qualificado que o Sebrae lhe proporcionou, a sua visão de negócio se modificou e ela conseguiu equilibrar a saúde financeira da Bella Cosmético.
“Toda visão que eu tinha mudou depois que comecei a me qualificar com os cursos. Quando abri a loja, achava que as coisas seriam fáceis. Que venderia e, dentro de três meses, já teria o retorno do que eu tinha tido de gastos para criar a loja. E ia ser um sucesso logo no início. A ficha foi caindo e percebi que não seria daquela forma. Foi quando fui atrás do Sebrae para fazer os cursos e vi que a realidade é diferente e precisamos nos programar. A instituição me ensinou toda a gestão de fato da loja”, explicou.
O Sebrae tem ajudado Lúcia Helena a concretizar o sonho de dar mais qualidade de vida para seus filhos. Mãe de três, ela não esconde o orgulho de sua família. “Tenho um filho de 30 anos que mora em Goiânia. A Stefanny, que me ajuda na loja e mora em Nazário e tem três filhos, dois homens e agora está grávida de uma menina. Sou vó de três. E tenho o meu caçula de 12 anos que mora comigo”. comentou a empresária.
Lúcia Helena já abriu seu empreendimento pensando em ter uma segunda loja para sua filha gerenciar a loja de Nazário e ela atuar na filial. “Quando abri meu comércio aqui em Nazário, já foi com o intuito de montar uma segunda loja. Meu próximo objetivo é ter um estabelecimento em Goiânia. Com as consultorias que fiz no Sebrae, estou estabilizando minha matriz para investir em um novo espaço futuramente”, afirma.
Mas, enquanto o sonho da segunda loja física não é concretizado, a empreendedora irá lançar agora, em julho, a sua loja on-line. E, novamente, o Sebrae está presente nesse momento de crescimento, já que ela fez curso virtual e presencial com a instituição para definir as estratégias para esse novo passo.
“Antes vendia através do Instagram e Facebook e, em julho, já vou vender na minha loja on-line. Quero crescer como empreendedora e busquei orientação através do Sebrae. Foi muito bom. Ele é um parceiro”, ressaltou.
A empreendedora afirma que, depois dos cursos de qualificação, hoje ela tem uma outra visão de como é administrar e de capital de giro da loja. Isso sem contar com a inovação. “Toda vez que vou buscar mercadoria, sempre trago algo diferente para poder fidelizar meus clientes. Também observo o que eles precisam. Por exemplo, percebi que muitas mulheres querem se maquiar, mas não sabem usar os produtos. Eu vi essa necessidade no meu público e, por esse motivo, estou montando um grupo no WhatsApp para essas pessoas”, afirmou.
E, entre sonho e realidade, Lúcia Helena aconselha os novos empreendedores a persistirem nas suas ideias e se planejarem para concretizarem seus sonhos. “Para quem busca empreender, uma coisa que sempre oriento, por ter passado por essa dificuldade, é de sempre se planejar, principalmente o financeiro. Quando abri minha loja física, pensei assim: eu tenho tanto e vou investir e abrir a loja. Eu não tinha o capital de giro. No começo, nada é fácil. A gente tem que planejar para não passar dificuldade e, graças a Deus, estou vencendo”, finalizou.
SERVIÇO
Bella Cosmético
Instagram: @bella_acessori
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
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