ASN GO Atualização
Compartilhe

Desafio GO! JOVEM anuncia vencedores e destaca novos empreendedores no estado

Nesta edição, Sebrae recebeu mais de 700 inscritos de 110 cidades goianas; inscrições da competição de 2024 já estão abertas
Por Alessandra Rodrigues, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

No último sábado (02), as estrelas do empreendedorismo brilharam em Goiânia. A segunda edição do Desafio Sebrae Jovem Empreendedor – GO! JOVEM revelou os vencedores, e o grupo “Sideralis” mostrou seu talento, conquistando o primeiro lugar. Na edição de 2023 foram mais de 700 iniciativas inscritas em 110 cidades goianas.

O diretor administrativo e financeiro, João Carlos Gouveia, com o time “Águia”, classificado em segundo lugar

Com um projeto inovador, o grupo composto por oito integrantes conquistou o primeiro lugar, ganhando o passaporte para missão técnica internacional, além de notebooks. O segundo lugar ficou com o grupo “Águia”, premiado com smartphones. Já o terceiro lugar, o grupo “Adesgo”, levou para casa tablets. Todos os três ganharam consultorias e cursos do Sebrae.

A equipe “Adesgo” ficou na terceira colocação

A banca, que avaliou os dez trabalhos apresentados durante a final, foi composta por Pedro Camilo, diretor de TI e Inovação do Senar, Lidiane de Abreu, superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Marcos Chaul, vice-presidente da Fecomércio Goiás.

Criado pelo Sebrae Goiás no ano passado, o GO! JOVEM conta com o engajamento de toda a Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo Estadual. Com objetivo de estimular o empreendedorismo entre os jovens goianos, a competição, de acordo com o diretor superintendente da instituição, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, tem fortalecido o empreendedorismo jovem e cria mais um mecanismo de incentivo aos pequenos negócios, oferecendo modernidade, digitalização e inovação.

Banca avaliadora foi formada por Pedro Camilo, do Senar, Lidiane de Abreu, da Secti, e Marcos Chaul, da Fecomércio-GO

“Com a mobilização dos jovens empreendedores, podemos aproveitar todas as ações e posicionamentos que temos para envolvê-los no empreendedorismo, visando fortalecer nossa vitrine. Os competidores foram atores importantes no processo de transformação. Nossa expectativa é que os bons projetos em desenvolvimento sejam concretizados e disseminados, contribuindo para o sucesso e fortalecimento do estado”, disse. Para ele, empreender é um desafio e lidar com vidas é uma responsabilidade ainda maior. “Juntos podemos criar um futuro promissor”, complementou. O diretor administrativo e financeiro, João Carlos Gouveia, também participou do evento e destacou a importância do empreendedorismo jovem no desenvolvimento do estado e do país.

Os inscritos no desafio iniciaram o programa no mês de maio. Os grupos tiveram a oportunidade de escolher empresas que já atuavam no mercado e desenvolveram projetos para aumentar as vendas, a visibilidade e os processos de atendimento.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, exaltou o engajamento dos jovens na busca por ideias inovadoras

Os jovens representam quase a metade dos empreendedores no estado. Para chegarem à final, os grupos passaram pelas fases de EADs e webinars no Sebrae, Escolas do Futuro do governo de Goiás, webinários, bate-papo com especialistas dentro do Gather Town (metaverso), elaboração e implementação de um projeto de digitalização de uma MPE em operação no estado, entrega de um relatório de resultados e apresentação da implementação do projeto em formato de pitch.

Sindi Toguchi, líder do grupo vencedor, disse que participar do desafio como competidora e empresária foi um aprendizado sobre empreender e trabalhar em equipe. “Conquistar o primeiro lugar foi uma sensação incrível, pois vimos que todo o esforço valeu a pena. A jornada toda é grandiosa, o programa realmente incentiva e nos motiva a crescer e aprender sobre como empreender”, disse. O grupo desenvolveu um clube de assinatura de ovos em Goiânia, a Ovos Kamato.

Sindi Toguchi, líder do grupo vencedor: aprendizado e trabalho em equipe

De acordo com Victor Antônio Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae, que fez a gestão do GO! JOVEM, o desafio foi pensado para atuar com os jovens que querem empreender ou têm intenção e vontade de conhecer o que é o empreendedorismo. “São várias etapas, como cursos a distância, bate-papos com especialistas em uma plataforma do Metaverso e digitalização de um negócio na prática, com apoio de tutores e consultores do Sebrae. O projeto difunde o que é o nosso mote, o que é o nosso negócio, que é a informação e o empreendedorismo”, explicou.

O Desafio Jovem Empreendedor – GO! JOVEM foi realizado pelo Sebrae Goiás e contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial (Acieg Jovem), Associação de Jovens Empreendedores e Empresários (AJE Goiás), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Jovem), Comissão da Advocacia Jovem de Goiás (CAJ Goiás), Confederação Nacional de Jovens Empreendedores e Empresários (Conaje), Sistema Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg Jovem), Federação das Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (Faje), Sistema Fecomércio-GO e governo do estado.

No desafio, engajamento de jovens juntamente com o Sebrae e outras instituições

O Desafio GO!JOVEM 2024 já está com inscrições abertas aqui>

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Desafio GO! JOVEM 2023
  • Desafio Jovem Empreendedor
  • Go Jovem
  • Goiânia
  • jovem