
De um sonho nascido nos encontros de família, a Destilaria Capueira se consolida como marca exportadora de bebidas artesanais goianas. Criada a partir da produção de cana-de-açúcar da família, a empresa é um exemplo de inovação e crescimento no setor de destilados. A ideia surgiu após um conselho de dar um novo destino à matéria-prima cultivada na fazenda.
A empresária Jeruza Pinheiro, tem como sócia a enteada Isadora Pires e conta como foi estimulada a materializar o sonho. “Meu marido, Afonso Pires, é produtor de cana e meu sogro sempre falava para a gente fazer alguma coisa a mais com aquela cana. Foi quando surgiu a ideia de começarmos a produzir a cachaça”, relembra.
Hoje, ela e a enteada, Isadora, lideram a empresa à frente de uma linha diversificada de produtos, que inclui não apenas a cachaça artesanal, mas também gin, licores e uma linha de bebidas fit — zero açúcar, sem conservantes e sem corantes.
O negócio, que nasceu em Paraúna, Goiás, segue em expansão. A construção de uma nova fábrica em Jandaia reforça o crescimento da marca. Com clientes no território nacional, a Capueira já exporta para mercados exigentes como Portugal e Inglaterra. “Cada ano a empresa vai crescendo”, conta Jeruza.
A trajetória da Destilaria Capueira também é marcada por uma sólida parceria com o Sebrae. O apoio da instituição foi essencial para capacitar funcionários, abrir portas em feiras e ampliar a presença no mercado. “O Sebrae sempre foi fundamental em todas as nossas atividades, tanto para os nossos funcionários, que sempre estão fazendo os cursos lá, quanto para nós. Participamos de várias feiras com o apoio do Sebrae, que sempre nos apoiou em várias atividades do segmento”, reforça Jeruza.
Conexão com mercados
A presença da marca na Ficomex 2025 reflete essa história de empreendedorismo consistente e estratégico. “O Sebrae, de novo, em mais uma feira, levando pequenos empresários para expor seus produtos, conectar com potenciais compradores e, nesse caso, exportação, que é um mercado importante para os produtos goianos”, avalia Camila Carvalho, analista do Sebrae Goiás.
“Nós estamos aqui conhecendo 17 empresas de pequeno porte que estão na Ficomex com o apoio do Sebrae, especialmente a Capueira, que já exporta e é parceira do Sebrae há muitos anos”, acrescentou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
