Em Minaçu, no Norte Goiano,, a última quarta-feira (16) foi literalmente dos homens, em um evento de oportunidades que misturou churrasco e negócios, no Tattersal do Sindicato Rural da cidade. O ‘Dia Deles’ foi promovido em parceria com a Sala do Empreendedor de Minaçu, Senar e Sindicato Rural, e contou com o apoio do Sebrae Goiás.
O objetivo foi mostrar como o crédito orientado pode ser utilizado por empresários e produtores rurais de modo estratégico para alavancar os negócios locais. “Foi uma oportunidade perfeita de degustar um churrasco e também conversar direto com o PJ, com o gerente do SICOB, coisas que eles não falam normalmente”, afirmou o analista do Sebrae Ewerton Filho.
Ele ainda destacou as potencialidades de Minaçu como o agronegócio, o turismo, a pesca esportiva, os esportes aquáticos, a mineração, as grutas e cavernas, e a capacidade para o cultivo de peixes no Lago Serra da Mesa. Segundo o analista, o Sebrae tem apoiado o município por meio de consultorias, capacitações e parcerias, com projetos que envolvem a Mineração Serra Verde. Ele ainda antecipou um futuro projeto. “Ano que vem, o prefeito da cidade planeja contratar o Sebrae para um plano de desenvolvimento turístico para os próximos 10 anos”, disse.
O “Dia Deles – Churrasco e Negócios” surgiu da necessidade de incentivar o desenvolvimento local. “Muitas vezes pessoas de fora vêm investir em Minaçu, enquanto os próprios moradores ficam receosos. A intensão é que os empreendedores locais se desenvolvam, cresçam e ampliem novos negócios, tanto no agro quanto em outros setores”, destacou o analista.
Apoio ao pequeno produtor
Os desafios enfrentados no campo, na produção de alimentos como a castanha do baru, fizeram o agricultor Zezilmar e outros ruralistas a apresentarem uma necessidade antiga. Eles querem transformar o trabalho manual em uma produção que utiliza máquinas para processar a castanha do baru e, com isso, fabricar mais alimentos e multiplicar a renda. Para eles, o evento foi uma oportunidade de buscar apoio e parcerias para melhorar as operações.
“O que nós precisamos hoje é de ferramentas e máquinas para processamento do baru, para que a gente tenha melhor desenvolvimento no processamento e na extração, porque hoje nós trabalhamos mecanicamente. Então, qualquer trabalho que fazemos em torno da extração do baru fica muito pendente. A gente veio aqui com a intenção de sanar, junto com o Sebrae, essas autoridades e o Banco, pra gente conseguir uma maneira de obter um crédito para que a gente possa comprar essas máquinas”, disse Zezilmar.
Em proximidade com os pequenos produtores, o diretor do Sebrae, João Carlos Gouveia, conheceu a banca de alimentos preparada pelos homens do campo. Ele destacou a importância de dar suporte aos agricultores. “O objetivo é fazer consultoria de planejamento de negócio para eles, desenvolver nossos produtos e, eventualmente, idealizá-los para fomentar uma missão de exportação. O exemplo é o baru. Bem extrativista, muito manual, só que o produto tem um potencial muito grande. Então, o Sebrae e o Senar entram nessa conjugação para ajudar na embalagem, apurar os custos de produção e trabalhar na agricultura do baru para garantir uma colheita contínua”, explicou.
O gerente da regional norte do Sebrae, André Mousan, destacou a importância das parcerias com a Sala do Empreendedor, o Sindicato Rural, o Senar e o Sebrae para promover momentos de interação, de negócio, de oportunidade para os participantes. Durante o evento, foi realizada uma palestra sobre crédito, com o foco em mostrar como o empreendedor, o produtor rural, pode ganhar dinheiro mesmo trabalhando com o dinheiro dos outros. Segundo ele, ao fornecer informações sobre gestão financeira e empresarial, o Sebrae contribui diretamente para o desenvolvimento dos negócios desses profissionais.
Além disso, o gerente ressaltou a apresentação do Senar sobre o fechamento do programa ATIG (Assistência Técnica e Gerencial), e enfatizou a união de esforços para melhorar a produtividade e reduzir custos na região de Minaçu. “A gente está com a oportunidade de oferecer uma consultoria financeira gratuita para pelo menos 20 empreendedores aqui da cidade. Nosso objetivo é, no final, colocar mais dinheiro no bolso do produtor e do empresário”, disse.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn