Há quem diga que o maior patrimônio de uma empresa são seus clientes (e realmente são), mas o que faz pulsar o coração deles é ter um bom vendedor. E quando eles são encorajados, inspirados e principalmente motivados, aí sim o coração vai pulsar em ritmo bem acelerado. E esse compasso é o que pode elevar as empresas a patamares incríveis.
No Dia do Vendedor, comemorado nesta terça-feira (1), Franciele Castro, que atua há 10 anos como vendedora, e atualmente está na área de móveis, representa a profissão e diz que sempre buscou tratar os clientes da mesma forma que gostaria de ser tratada por outro vendedor, e que isso deu ainda mais certo depois de participar do Empretec em Caldas Novas. “Durante o curso do Sebrae, passei a observar que alguns aspectos relacionados ao bom atendimento, como comprometimento e rede de contatos, já faziam parte do meu dia a dia. Mas a principal habilidade que eu desenvolvi foi a autoconfiança, pois eu já realizava um bom trabalho, e agora, com um direcionamento disciplinar, pude acreditar em mim mesma,” garantiu.
Mais do que apenas fechar negócios, o vendedor é aquele que constrói pontes, estabelece relações e conecta pessoas com soluções, produtos e experiências que podem transformar vidas. Seja nas lojas, nas empresas ou nas ruas, esses profissionais são verdadeiros motores da economia, desempenhando um papel que vai além de uma simples transação. Isso porque o conceito de vender ou atender está explícito na maioria das empresas.
Para Franciele, entender a importância de cada detalhe no processo de venda é crucial para “tocar no coração” do cliente e ganhar a confiança dele. “E se eu acredito em mim, ele também acredita”, afirmou.
E em tempos de transformação digital, o papel do vendedor também evoluiu. Hoje, ele precisa ser um especialista em estratégias digitais, marketing online e saber como utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor para alcançar novos públicos. O vendedor é, cada vez mais, um consultor, que oferece soluções personalizadas e se torna um aliado de confiança do consumidor.
E isso é o que as vendedoras Tamires do Carmo e Tereza Cristina têm feito na Chris Fashion, uma loja de sapatos de multimarcas localizada em Caldas Novas. As duas, que disseram ter “caído de paraquedas” nas vendas, acertaram e atualmente mostram suas habilidades com vídeos interativos e um atendimento personalizado.
Tereza conta que, de acordo com o tempo que tem, vai pra internet para buscar combinações, vídeos sobre moda e conforto dos pés. Além disso, ela sempre manda mensagens carinhosas e dá aquele telefonema surpresa para as clientes. “A alma do negócio é cativar e encantar a cliente”, afirmou.
Já Tamires acredita que os reels e memes no Instagram são poderosas ferramentas para engajar clientes e aumentar as vendas. “Os memes ajudam a descontrair, trazer uma identidade mais humana e próxima aos clientes, enquanto os reels são ótimos para mostrar produtos, compartilhar dicas e até contar histórias de sucesso de maneira criativa”, explicou.
Cristiane Guedes é uma cliente assídua da loja de calçados e disse que realmente o atendimento é diferenciado. “As meninas são especiais e isso é muito bonito de se ver e sentir”, enalteceu.
E para se aperfeiçoar como um bom profissional de vendas, o Sebrae oferece uma variedade de cursos voltados para esse mercado, com foco na capacitação de empreendedores, vendedores e gestores para que aprimorem suas habilidades e aumentem a performance em vendas.
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INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
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