
Diorama é uma pequena cidade goiana com riquezas na sua biodiversidade que fazem a população ter orgulho da história que o município compõe diariamente. Uma desses tesouros é Farmácia Viva que tem uma história de mais de 30 anos. Esse empreendimento, que a prefeitura quer retomar com mais força para revitalizar o local, foi foco de uma visita técnica feita por empreendedores de Diorama, Iporá, Itaberaí, Firminópolis e Adelândia no Encontro Temático Inclusão Socioprodutiva, realizado pelo programa Cidade Empreendedora realizado pelo Sebrae. Participaram cerca de 50 pessoas na última terça-feira (3) de junho.
Os participantes debateram temas como o que é inclusão socioprodutiva, sua importância para o crescimento econômico e social, os desafios e oportunidades no contexto atual e as estratégias eficazes para promover a inclusão produtiva. Essa explanação foi feita pelo consultor do Sebrae Nacional Celso Nunes de Oliveira, autor da metodologia Inclusão Sócioprodutiva.

O evento começou com o discurso de autoridades sobre a importância da iniciativa para as cidades participantes do encontro. O prefeito de Diorama, Altamiro José de Lima, afirmou se sentir honrado em sediar o encontro e poder discutir sobre empreendedorismo coletivo. “Hoje o caminho das prefeituras, seja de porte pequeno, médio ou grande, é através do empreendedorismo, porque o poder público não dá conta de todo mundo. Então, se partir por esse lado de empreender, não tem como dar errado. Isso porque é onde vai absorver a mão de obra, vai trazer uma qualidade de vida para uma população através do empreendedorismo, seja ele individual ou coletivo, através de uma cooperativa, através de qualquer organização coletiva dando oportunidades às pessoas. E o Sebrae é nossa parceira para trazer esse tema, discutir, acender uma lâmpada em cada equipe dessas prefeituras que estão aqui, para voltar para os seus municípios e incentivar o pessoal, colocar isso em prática”, disse.

O gestor estadual do Sebrae Goiás do Cidade Empreendedora, Charles Dumaresq, explicou que o programa Cidade Empreendedora possui 10 eixos temáticos e um deles é o de inclusão produtiva. Charles destacou ainda que no mês de julho terá um grande encontro em Goiânia.
“Esse ano o Sebrae entra com a temática do Transformar Juntos Goiás. O encontro trará gestores públicos, tanto prefeitos, secretários, presidenta da Câmara, parceiros institucionais, para um grande dia de celebração de conversa e troca de informações. Vai ser um encontro onde iremos trabalhar a questão da simplificação, as compras públicas governamentais, o empreendedorismo dentro da escola e também a inovação dentro do setor público. É uma oportunidade que os gestores públicos têm de conversar, entender, se capacitar e, principalmente, de interagir com outras realidades”, explicou o gestor.

O gerente do Sebrae Goiás Regional Oeste, Flávio Vilhalba, destacou que a implantação desses programas como o Cidade Empreendedora em um município trazem benefícios tanto para os gestores como para a população. “O Sebrae é o S daquela pessoa que as vezes investe sozinha no seu sonho, tempo e recurso, para tentar transformar uma realidade. Só que hoje essa realidade é diferente, já que muitos municípios goianos têm salas do empreendedor e essa pessoa passa a ter um apoio e alguém para sonhar junto. Empreendedor não é apenas a pessoa que possui algum tipo de comércio, é aquele que consegue ver uma oportunidade, ter uma boa ideia e mobilizar tudo ao seu redor para acontecer. Ser uma cidade empreendedora é carregar com você essa capacidade de mudar a realidade do local que vive”, finalizou.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Diorama, Viviane de Deus Costa e Lima, diz que essa mudança de mentalidade de assistencialismo para empreendedorismo é um desafio muito grande para um gestor, mas que, com o apoio do Sebrae, ela acredita que isso ocorrerá. “É um momento muito importante para a gente da assistência, inclusive minha equipe está aqui participando para poder agregar mais conhecimento ainda para saber trabalhar melhor com o nosso público. Não vai ser fácil, mostrar o quanto o empreendedorismo pode fazer a diferença na vida de uma pessoa, mas a gente vai conseguir”.

A consultora estadual do programa Cidade Empreendedora, Alessandra Campos, destacou o trabalho que o Sebrae realiza com as cidades, por meio do programa Cidade Empreendedora, para dar um suporte na mudança de visão empreendedora. “Uma população empreendedora traz o crescimento e benefícios para a cidade como um todo, na parte econômica e social. É uma mudança de cultura, e o Sebrae apoia esses gestores nessa transição tão importante que é sair do assistencialismo para o empreendedorismo por meio de uma inclusão produtiva”.
O evento encerrou com a visita técnica à Farmácia Viva, um projeto implantado em Diorama na década de 90 e que tem como objetivo fornecer medicamentos fitoterápicos para o SUS. A iniciativa começa a retomar o seu trabalho em parceria com o município e com o objetivo de torná-lo uma referência nesse tipo de medicamento, já que a biodiversidade do local tem espécies encontradas somente na fazenda. Um espaço de cerca de 25 alqueires com um banco de germoplasma único no país.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn