ASN GO Atualização
Compartilhe

Diretor administrativo de empresa de Rio Verde ressalta a necessidade de mapear processos

Brazvep participou de diversas ações junto ao Sebrae, incluindo Encadeamento Produtivo e Sebraetec
Por Valério Delfino, de Rio Verde
ASN GO Atualização
Compartilhe
O diretor administrativo da Brazvep, Márcio Luiz Braz (Foto Arquivo Pessoal / Divulgação)

A Brazvep, especializada em serviços mecânicos, transmissão, suspensão, eletrônica, solda, funilaria, pintura e peças, apresenta uma variedade de serviços. Isso possibilita ao cliente a otimização do tempo para fazer a manutenção em caminhões ou implemento rodoviário, conforme destaca a empresa, que está no mercado, em Rio Verde, há 16 anos.

O diretor administrativo da Brazvep, Márcio Luiz Braz, conta que no início das operações a empresa começou um pouco informalmente e sem utilizar ferramenta de gestão, mas, ao mesmo tempo, havia a vontade de estruturar o negócio. “Com o tempo, fomos ganhando corpo”, afirma.

No ano de 2016, um momento crucial que a Brazvep vivenciou junto ao Sebrae, segundo Márcio, foi a consultoria realizada pela instituição em parceria com a empresa Gerdau. No caso, ele participou de uma estratégia chamada “Encadeamento Produtivo”. Por meio deste trabalho, que permaneceu durante dois anos, as empresas que aderissem teriam que receber a visita de um consultor do Sebrae todo mês.

Nessa estratégia, Márcio avalia que a Brazvep percebeu a necessidade de mapear os processos. “Nosso processo era feito de forma intuitiva. Não tinha nada organizado no ponto de vista de fazer uma gestão efetiva. Por exemplo, meu irmão agia de um jeito na empresa, enquanto eu agia de outra maneira. Com isso, a gente ‘dava muita cabeçada’”, relata.

Depois que a empresa realizou um mapeamento de processo por meio do Sebraetec, Márcio conta que trabalhou aspectos como logística interna e na parte de estoque. Com este mapeamento, a BrazVep lançou todos os meses os seus números e resultados no portal do Sebrae. “Em 2016, fomos destaque nessa questão de gestão de processos. Fomos campeões pelo resultado que tivemos na consultoria”, relata.

Pela estratégia de Encadeamento Produtivo que a BrazVep participou, com a inclusão de palestras, cursos pontuais de venda, organização do atendimento e rodada de negócios, o empresário diz que houve grande interação com outras empresas. “É bacana porque você interage com os demais empresários, vê as dores que eles passam e compartilha os acertos e erros”, comenta. Conforme explica Márcio, a estratégia possibilita que, a cada mês, os participantes implementem algumas dicas passadas pelos especialistas.

Mais aprimoramento

Por conta da Brazvep ser uma empresa familiar, as divergências na hora de administrar o negócio apareciam. “Por isso, entramos em outro programa de apoio técnico e capacitação, chamado Brasil Mais, para ajudar na melhoria da gestão”, diz Márcio. Com este novo auxílio, a orientação do consultor foi criar um organograma para a Brazvep. “Enfim, todos nós somos donos da empresa, mas qual é a sua função dentro dela? Se houver acúmulo da mesma função, haverá conflito”, explica.

Por isso, o empresário entendeu que o trabalho desenvolvido compreende dividir o negócio na área comercial (vendas) e na área operacional – responsável por executar o serviço – além de observar a área administrativa-financeira. “É preciso que o negócio funcione e, por meio do Sebrae, destaco a questão do organograma, pois fica bem claro a forma de fazer o negócio”, acrescenta.

Ainda pela consultoria de inovação Sebraetec, a empresa fez a inscrição para o programa chamado Proden (Programa de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde). No caso, a consultoria possibilitou que a empresa conseguisse pleitear uma área junto à prefeitura. “O processo está finalizado, praticamente. Conquistamos uma área, e agora falta só escolher o local e finalizar. Todo o plano de negócios, financeiro e econômico, toda a documentação que enviamos para o município validar o processo, foi feito por meio do Sebrae”, comenta.

SERVIÇO

Brazvep

Avenida Carrinho Cunha, Quadra B, Lotes 02 e 03, Empresarial Nova Aliança, Rio Verde

Fone: (64) 3623-1769

Instagram: @brazvep_truck

Facebook: https://www.facebook.com/www.brazvep.com.br

Site: http://brazvep.com.br/

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Agência Entremeios Comunicação / Valério Delfino: (64) 99211-9284

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Brasvep
  • case
  • case de sucesso
  • encadeamento produtivo
  • Rio Verde
  • Sebraetec