ASN GO Atualização
Compartilhe

Diretor Superintendente destaca serviços do Sebrae e meta de 2 milhões de atendimentos

Antônio Carlos de Souza Lima Neto explicou em entrevista à Rádio Terra FM funcionamento da instituição e como público pode acessar os serviços
Por Redação, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, em entrevista para a rádio (Foto Rerprodução)

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, concedeu, nesta última segunda-feira (20/03), entrevista para a Rádio Terra FM. Na oportunidade, foi destacada uma das metas da instituição: atender 2 milhões de empreendedores goianos nos próximos quatro anos (2023-2026).

Hoje, temos 700 mil pequenos negócios dentro de Goiás, conforme o diretor superintendente. Somente no ano de 2022, segundo ele, foram realizados 443 mil atendimentos. “Isso sinaliza que se nós trabalharmos nesses quatro anos, cresceremos realmente um volume proporcional dentro deste período”, afirmou.

“Certamente estaremos promovendo cada vez mais a presença e participação do Sebrae no apoio ao micro e pequeno empresário goiano”, destacou. Outro desafio, de acordo com Antônio Carlos, é de continuar fortalecendo a instituição e expandindo as ações nos 246 municípios goianos.

O papel da instituição

O diretor superintendente também explicou qual o papel do Sebrae e o que faz pelas pessoas, destacando que a instituição completou 50 anos em 2022.

“O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que é do Sistema S, e faz parte de uma estrutura potencializada para apoiar os pequenos negócios”, disse. A estrutura da instituição se faz presente em todos municípios do Estado. “Temos 12 agências distribuídas por oito gerências regionais”, apontou.

“Nosso trabalho consiste em uma diversidade de soluções que oferecemos. Trabalhamos diretamente com todos, e temos públicos em etapas diferentes”, afirmou. Conforme ele, existe o perfil de empreendedor que já está atuando nos diversos setores da economia, e aquele potencial empreendedor, que ainda tem apenas o desejo de se tornar um.

Para os planos destes próximos anos, o representante do Sebrae Goiás afirmou que um deles é expandir a estrutura, assim como está sendo feito, e a tornando mais acessível a todos empreendedores goianos. “Queremos que todos contem com nosso apoio, como, por exemplo, um rapaz vendendo uma coxinha e que deseja se formalizar. Ele pode ir ali e receber a ajuda, com planejamento do seu negócio, entender a dinâmica de faturamento, receita e despesas que ele tem. E de certa forma ajudando acima de tudo a promover a nossa economia no Estado”, destacou.

“Temos dados interessantes, pesquisas que a gente promove ao longo do ano, e identificamos que as pessoas, ao serem questionadas sobre qual era um dos maiores sonhos de realização, a resposta era viajar. Em terceiro lugar: ter o próprio negocio”, enfatizou. Isso mostra a importância do trabalho que é feito.

Se considerado ainda, conforme ele, o cenário comparado aos demais estados, os dados mostram que Goiás vem se destacando na geração de empregos, o que mostra a economia sendo movimentada. “Apesar disso, ainda temos uma alta informalidade“, ponderou.

Suporte aos pequenos negócios

Ele ressaltou que há pesquisas que mostram que 28% dos empreendedores, após cinco anos de abertura de seus negócios, fecham as portas. Entre os motivos há três fatores: despreparo, falta de planejamento da atividade e dificuldade de acessar crédito.

O caminho para sair desta situação, segundo o diretor superintendente, está entre as estratégias adotadas: se aproximar do micro e pequeno empreendedor. Trazer ainda todo suporte necessário para o início ou mesmo reestruturação. Entre os serviços estão o planejamento do negócio e o direcionamento em finanças, feito graças a parcerias com instituições de credito. Assim, o pequeno empresário também conta com apoio financeiro em momentos decisivos de investimentos em sua empresa.

A ideia é incluir a todos e ser suporte. Por isso, o Sebrae realiza hoje projetos como o GO! JOVEM, para quem está iniciando este caminho empreendedor. Para mulheres, a instituição também oferece iniciativas voltadas ao publico feminino, como o Sebrae Delas. E nas quartas-feiras, Antônio Carlos citou o projeto “Quartas de Crédito”, no qual o micro e pequeno empreendedor pode ter todo suporte quando o assunto é investimento financeiro em seu negócio.

Para aqueles que têm dúvidas dos serviços prestados ou não sabem como entrar em contato, Antônio Carlos orientou: “Temos nossos atendimentos presenciais e canais on-line. São eles: pelo site https://vitrine.sebraego.com.br, que é nossa vitrine, onde todos nossos produtos estão à disposição; pelo contato telefônico 0800 570 0800; e pelos nossos postos de atendimento”.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • diretor
  • diretor superintendente
  • Empreendedorismo
  • Goiás
  • microempreendedor
  • pequenos negócios
  • rádio
  • Rádio Terra FM
  • Sebrae Goiás
  • superintendente