Com as tentativas da sociedade em frear o consumo excessivo e driblar as frequentes crises econômicas que abalam o poder de compra, lojas de itens usados ganharam força no Brasil e em todo o mundo. Os brechós hoje são vistos de forma positiva. “Atualmente o brechó é um lugar para garimpar peças especiais com preços acessíveis, e não são mais sinônimo de loja de coisas velhas. O preconceito está diminuindo”, explica a proprietária do Nóis do Brechó, em Goiânia, Camila Nunes Ferreira.
Camila abriu seu brechó no ano passado. Foi quando participou do Encontro de Brechós que conheceu o Sebrae. Parceira do evento, a instituição ofereceu a alguns expositores uma capacitação adaptada especificamente para este tipo de negócio. “Durante o curso descobri que das habilidades necessárias para um empreendedor, não tinha nenhuma, mas também que todas eu poderia desenvolver, e é o que estou fazendo. Está dando muito certo”, conta a empresária. Como ela não faltou a nenhuma das aulas, ganhou uma consultoria. “Não vejo a hora de dar mais este passo, estou muito empolgada e seguirei as orientações porque, até agora, tudo o que o Sebrae me ensinou e coloquei em prática vem dando certo”, comemora.
Como também é atriz, Camila precisou encontrar uma forma de conciliar seu trabalho artístico com o da loja, que começou de forma virtual. Para ter o espaço físico de atendimento aos clientes, optou por uma sobreloja, em que funciona com horário marcado. “Uma loja para a rua precisaria de alguém atendendo o público dentro do horário comercial, o que não seria possível”, explica.
A empresária também começou a chamar a atenção nas redes sociais e nas ruas a partir de uma ideia criativa com uma mensagem potente. Ela exibe cartazes com frases sobre moda circular e sustentabilidade, com muito humor. São frases como “Sabia não? Brechó agora é chique” e “Dê uma segunda chance para uma roupa e não para o seu ex”, que divertem e ao mesmo tempo provocam reflexão.
“As pessoas curtem e, de um jeito leve e divertido, as faz pensar sobre valores e prioridades e as desperta para um novo modelo de hábitos de consumo”, explica a brechonista, como vêm sendo chamados os donos de lojas de roupas de segunda mão. Ela também produz conteúdo em vídeo sobre o mundo dos brechós.
Mas para chegar no sucesso de hoje foi preciso enfrentar barreiras. Camila faz tratamento médico para compulsão por compras. Por isso, ela realiza o ato de se desfazer das centenas de peças de roupa acumuladas durante anos, e criou os cartazes que incentivam o consumo consciente, além de falar abertamente sobre sua condição, que faz parte de seu tratamento multidisciplinar rumo à cura deste distúrbio que afeta várias áreas da vida.
“Saber que a roupa ganha uma nova história, um novo dono, me dá motivação. Minha atenção é desviada das compras para o meu negócio. É um trabalho diário que me ajuda a combater a compulsão. Empreender tem sido maravilhoso”, conclui. Camila garante que quer continuar nesta jornada de superação e sucesso, sempre com o suporte do Sebrae.
SERVIÇO
Nóis do Brechó
Telefone: (62) 9989-6969
Endereço: Rua Dona Gercina, 225 Qd.16 Lt.06, Setor Negrão de Lima, Goiânia
Instagram: @noisdobrecho
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn