A educadora Claudineia Braz Teodoro trabalha com graduação e pós-graduação a distância desde 2005, a princípio em uma parceria da Unitins (Universidade Estadual do Tocantins) com a Aciau/CDL Uruaçu. “Na época, fui contratada como coordenadora para cuidar dos cursos de graduação de um polo de educação a distância que chegava a Uruaçu. Foi quando comecei a conhecer esse trabalho, era o princípio dessa modalidade de ensino”, lembra Claudineia.
Ela ficou por mais de 15 anos como sócia-proprietária da Universidade Virtual de Goiás, que oferece graduação e pós-graduação. “Me afastei e passei para duas pessoas da família, já que era uma empresa familiar, porque fui assumir em 2016 a Secretaria Municipal de Educação de Uruaçu, onde permaneci até 2020”, conta.
A vida de Claudineia está profundamente ligada à educação. “Sou nascida em Uruaçu, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Metodologias do Ensino Superior, especialista em Educação a Distância, Tutorias e Metodologias da Aprendizagem e tenho MBA em Liderança Coach na Gestão de Pessoas”, relata, orgulhosa da sua trajetória.
Empretec
Ao lado de tantos títulos universitários e com a mesma importância, Claudineia destaca a sua participação no Empretec, como uma capacitação que elevou a sua identidade de empreendedora a outro patamar. O Empretec é um curso de 60 horas de aula, ministradas durante seis dias seguidos. O objetivo é aprender a identificar e desenvolver atitudes empreendedoras. Este seminário é um programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas e no Brasil é aplicado com exclusividade pelo Sebrae.
Pela forte ligação com suas raízes, Claudineia escolheu como negócio para desenvolver durante o seminário a produção de uma paçoca, cuja receita é tradicional de sua família e acompanhava gerações. Ao produto artesanal deu o nome de Paçoca da Vovó Lica. “De carne seca, de pilão e da nossa culinária, despertando memórias afetivas e que sabíamos que teria grande aceitação”, explica. “Montamos uma força-tarefa para todo o processo usando todas as dinâmicas que aprendemos na teoria e nos momentos de oficinas. Em cada etapa sabíamos que teria aplicabilidade para a vida, apesar de ser um projeto que provavelmente não seguiríamos posteriormente, mas através das etapas que a gente desenvolveu de linha de produção, de precificação, divulgação, venda e fazendo um balanço com resultado positivo, a gente foi bastante exitoso”, acrescenta.
Empresária educadora
O Empretec e o Sebrae contribuíram para que ela visse a si mesma como empresária. Profissional da educação, concursada desde 1997, já trabalhava atuando como professora regente, como coordenadora e até mesmo já tinha sido diretora, quando participou do seminário. “As pessoas me viam como empresária, eu sou filha de empresários, meu pai a vida inteira foi comerciante junto com a família dele, mas eu nunca tinha me encontrado nesse nicho e considero que o Sebrae e o Empretec fizeram com que eu me enxergasse como uma nova pessoa, com potencial”, relata.
Claudineia explica que no seminário começou a trabalhar as suas fragilidades e descobriu seu potencial. “E, a partir daí, a Associação Comercial, à qual eu havia levado a educação a distância através dessa parceria CDL e Unitins, num primeiro momento não achou interessante porque educação demanda tempo e investimento e precisa de um olhar diferenciado. Mas consegui unir minha visão pedagógica, e a Aciau me fez uma proposta e me tornei dona do negócio”, conta Claudineia.
Mais de 3 mil graduados e pós-graduados
“O Empretec fez toda a diferença para mim e para muitos munícipios. Nós tivemos mais de 3 mil pessoas graduadas e pós-graduadas através desse polo de educação a distância durante os 15 anos em que estive à frente e que hoje eu ainda faço parte, mas como auxiliar da coordenação. A empresária que nasceu em mim permaneceu. Depois me tornei presidente da Aaciau, fiquei por dois mandatos, realizei a primeira feira de Indústria e Comércio de Uruaçu, que foi marcante e hoje já estamos na 11ª edição”, comemora.
“Então o Sebrae e todo o Sistema S são para mim fortaleza, qualificação, apoio, investimento na empresa e no empreendedor. Foi como se a gente entrasse numa nave e fizesse uma grande viagem, e eu considero realmente que foi a viagem da minha vida, já que através dela vários horizontes se abriram” relembra.
Claudineia recomenda o Empretec a todos empresários, por mais que eles acreditem que já tenham se encontrado nos seus ramos de trabalho. “Empresas precisam ser abertas, empresas precisam ser reestruturadas e empresas precisam ser fechadas. Essa é a grande visão que precisamos. Entender que mesmo que estejamos em um negócio de sucesso, a gente precisa fortalecer esse negócio, repensar e reprogramar. Não percam essa grande chance, a partir desse grande encontro, você será uma pessoa e um profissional diferente”, alerta.
“O seminário proporciona um enorme amadurecimento pessoal e profissional, pois as dinâmicas do mesmo trazem como resultado um raio-X do seu negócio e sobretudo da sua atuação frente ao mesmo. Ser ‘empreteca’ é uma das grandes conquistas da minha vida”, conclui, emocionada.
SERVIÇO
Unopar Uruaçu
Endereço: Av. Carioca, S/N Quadra 03, Lotes 03, 04 E 06 – Novo Rio, Uruaçu
Telefone: (62) 3357-1011
Instagram: @unoparuruacu
Unopar Campinorte
Endereço: Av. Bernardo Sayão, S/N – Quadra 47 – Lote 03 – Centro, Campinorte
Telefone: 0800 022 1405
Instagram: @unoparcampinorte
Conheça o Empretec:
https://vitrine.sebraego.com.br/empretec/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn