O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, assinaram hoje (2) termo de adesão da secretaria ao Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) para o ano de 2023. Mais de 110 mil alunos e cerca de 19 mil servidores da educação podem ser alcançados com a inciativa. Um diferencial dessa parceria é a oportunidade de levar as temáticas do Sebrae – criatividade, inovação, resiliência e outros – para o público da rede municipal de ensino. O evento foi realizado pela manhã no Teatro da PUC Goiás.
O superintendente Antônio Carlos falou sobre a importância de fomentar a cultura do empreendedorismo, aprimorar habilidades de criação, incentivar a proatividade e instigar o protagonismo nos estudantes. Ele ressaltou que a entidade atua em rede para transformar a sociedade ao oportunizar acesso a novos saberes para estudantes da rede municipal.
O secretário Wellington Bessa explicou que a partir de agora equipes do órgão público e do Sebrae vão se reunir para operacionalizar a inserção da educação empreendedora nos currículos. “Vamos afunilar a parceria e colocar as equipes para cumprir o termo e alcançar nossos alunos”, explicou. O PNEE do Sebrae é aplicado em instituições públicas e privadas e dissemina capacitações para diretores, professores e alunos com foco no empreendedorismo.
A gerente da Regional Central do Sebrae Goiás, Larissa de Souza Ribeiro, comentou que, ao atuar de forma organizada no Ensino Fundamental, a instituição vai preparar o professor porque, em última análise, ele é o agente transformador. “Para atuar em política pública e oportunizar aos alunos da rede essas temáticas transversais ao ensino, estamos capacitando professores para que esse conhecimento transborde na sociedade”, afirmou.
A coordenadora estadual do PNEE, Cleonice Silva, explicou que a educação empreendedora vai desde os primeiros anos até o ensino superior. “Há várias iniciativas que podem ser aplicadas, desde o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) até no ensino superior. O importante em disseminar o empreendedorismo é mostrar que dentro desse tema trazemos informações sobre gestão de dinheiro, de tempo, de planejamento de carreira, até de aposentadoria”, finalizou.
Palestra e prêmio
O evento também contou com apresentação do professor e escritor Ricardo Gandra recheada de reflexões e bom humor. A palestra “Motivação com Foco em Resultados” abordou temas como crise sob um aspecto otimista, quando sair da zona de conforto e pensar grande ou pensar pequeno tem o mesmo custo.
O momento também foi propício para divulgação do Prêmio Educador Transformador, iniciativa do Sebrae em conjunto com Bett Brasil e Instituto Significare. Com inscrições abertas até 28 de fevereiro neste endereço, a premiação quer reconhecer e promover práticas educacionais e inovadoras de transformação desenvolvidas por professores de todo o Brasil.
O prêmio é aberto a qualquer professor que desenvolve ou já tenha desenvolvido algum projeto inovador e que mobilize os alunos no dia a dia, descobrindo problemas e oportunidades. Serão selecionados sete vencedores nas seguintes categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn