ASN GO
Compartilhe

Educação empreendedora se destaca com feira em escola de Trindade

Evento do programa Jovens Empreendedores Primeiros passos trabalhou produção e venda de temperos e técnicas de divulgação, atendimento e comercialização
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
A professora Helen Cardoso e Silva trabalhou com a escola para que o JEPP fosse um sucesso (Foto Divulgação)

Preparar a terra, plantar a semente, cuidar e regar a planta. Seja coentro, salsa, cebolinha ou qualquer outra especiaria, empreender deu um tempero especial para o aprendizado dos alunos do 2º ano B do Ensino Fundamental da professora Helen Cardoso e Silva, da Escola Municipal Maria Aparecida Gonçalves Marques, em Trindade, cidade da Região Metropolitana de Goiânia, a 27 km da capital. Durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, eles participaram do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae, que incentiva a educação empreendedora.

O resultado do desafio, segundo a professora Helen, trouxe mais do que conhecimento em sabor, cor e aroma dos condimentos. Os 25 alunos da turma puderam ter contato com o conhecimento e o despertar da atitude, visão, vontade e criatividade. “Eles tiveram a chance de transformar os desafios em oportunidades, os problemas em soluções, os sonhos em realidade. E cada fase do processo, desde o plantio da semente doada pelos pais até a embalagem para comercialização na Feira de Ciências, foi motivo de comemoração”, conta a professora.

Depois das aulas expositivas sobre empreendedorismo e as fases do projeto, sobre os temperos, características e formas de uso, os alunos colocaram a mão na massa. De acordo com o projeto, o “Ajudante do Dia” tinha a função de molhar e verificar cuidadosamente as mudas para garantir que estavam em boas condições de iluminação ou sombra necessárias e sem pragas. “Todos participaram com muita alegria e responsabilidade e foi bonito de ver a dedicação de cada um”, conta Helen.

Com os temperos no ponto, o grupo coletou, embalou e identificou cada muda. Alguns alunos se juntaram e fizeram um convite por vídeo para a comunidade, que foi postado nas redes sociais de professores, alunos e pais. No dia 1º de dezembro, a feira aconteceu no ginásio de esportes do Conjunto Maysa 1 e reuniu, além dos 760 alunos, as famílias e a comunidade. De acordo com a professora, o ginásio ficou lotado, e as crianças apresentaram os produtos, atenderam os clientes e até deram entrevista.

Para a feira, o estande do 2º ano também comercializou um escondidinho (feito pela professora) em que foram utilizados alguns temperos que os alunos plantaram. Com todos os participantes uniformizados, eles colocaram em prática o “Atendimento ao cliente”, que aprenderam durante o programa. A aluna Sanny Lino de Faria Matos disse que adorou participar e que ajudou no plantio, no cuidado com as plantas, na organização da feira, na produção dos cartazes de divulgação e nas vendas. Bernardo Lopes Marques disse que foi maravilhoso participar do JEPP. “Lá a gente aprender a plantar e a ter amor pelas plantas”, disse.

“Sou uma entusiasta desse programa porque o JEPP proporciona um conjunto de aprendizados desde o empreendedorismo, passando pela socialização e trabalho em equipe, e dando oportunidade para o aluno desenvolver o diálogo e falar em público. Tenho certeza de essa experiência proporcionou uma sensação de pertencimento importante para a autoestima de cada um ao participar de todo processo até a própria feira”, avalia a professora, que disse ter convicção de que a educação empreendedora salva muitas famílias, principalmente aqueles que habitam bairros mais carentes.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • educação
  • Educação Empreendedora
  • feira
  • JEPP
  • jovens
  • Jovens Empreendedores Primeiros Passos
  • Programa de Educação Empreendedora
  • Trindade