ASN GO
Compartilhe

Educação Empreendedora vai para além das salas de aula em Palmeiras de Goiás

Com a capacitação dos professores pelo Sebrae, a abordagem despertou na equipe pedagógica, nos alunos e na comunidade a importância do empreendedorismo para a vida
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Alliny Nayana da Silva Pagotto e seus alunos (Foto: Arquivo pessoal)

A cultura empreendedora é um conjunto de atitudes e habilidades que podem ser desenvolvidas na escola para preparar os alunos para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. Em Palmeiras de Goiás, cidade que fica a 94 quilômetros de Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Projetos, implementou o Caderno de Atividades do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae (PNEE) em oito escolas municipais que atendem alunos do 1º ao 9º ano.

Durante todo o ano de 2023 foram trabalhados temas como criatividade, a proatividade, a colaboração, a resiliência, a autonomia. De acordo com a coordenadora de Ciências e Projetos do município, Alliny Nayana da Silva Pagotto, os cerca de 2.700 alunos da rede foram incentivados a buscar e desenvolver soluções para os problemas da comunidade. “E conforme a abordagem do livro os alunos com apoio dos professores foram criando ideias e ações que foram demonstradas em feiras em cada escola”, relata.

A diversidade de projetos, como de culinária, e a empolgação dos alunos foi o que mais chamou a atenção de Alliny

A diversidade de projetos e a empolgação dos alunos foi o que mais chamou a atenção de Alliny. “Tivemos barracas com exposição e venda de artes, origamis, brinquedos recicláveis, temperos, flores, vários tipos de comidas e doces, tudo com respaldo dos professores e também dos pais, que entenderam a importância do projeto que contribui para a socialização, a comunicação e o pensamento das crianças”, avalia.

Um dos projetos que foi destaque foi a horta comunitária, em que alguns pais se propuseram a ensinar e dar dicas para os filhos, que tinham a responsabilidade de cuidar. As verduras e legumes produzidos foram integrados nas cantinas das escolas. Durante o ano, os alunos conseguiram recolher meia tonelada de lixo reciclável. Toda a renda obtida com a feira e com a venda dos reciclados foi utilizada para o Dia da Crianças e uma parte convertida em cestas básicas para apoiar famílias de alunos em situação de vulnerabilidade.

Cerca de 2.700 alunos da rede foram incentivados a buscar e desenvolver soluções para os problemas da comunidade

“Não temos dúvidas de que a educação empreendedora pode ajudar os alunos a ampliar a visão de mundo, despertar o potencial de cada um, valorizar a comunidade e se tornarem agentes de transformação. Tudo que aprendem na escola os alunos compartilham em casa com os pais, amigos e essa corrente empreendedora se torna cada vez mais ativa na vida de todos”, ressalta a coordenadora de Ciência e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Palmeiras de Goiás.

O Caderno de Atividades do JEPP também aguçou a autonomia empreendedora dos professores da rede. Vários deles gravaram as aulas realizadas, todo o passo-a-passo e possuem material de apoio para este ano, em que a secretaria municipal pretende adotar o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos na totalidade.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • educação
  • Educação Empreendedora
  • JEPP
  • Jovens Empreendedores Primeiros Passos
  • Palmeiras de Goiás