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‘Escassez de talentos’ dificulta preenchimento de vagas

Especialista aborda métodos de contratação de funcionários que podem fazer a diferença para as pequenas empresas
Por Marcos Vieira, de Anápolis
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Bate-papo levou orientações sobre como ter um processo de contratação eficiente e de qualidade (Fotos Marcos Vieira)

O sucesso de uma empresa está relacionado à capacidade do seu líder em tomar as decisões mais acertadas e, sobretudo, à qualidade dos profissionais contratados para fazer o negócio funcionar e, meta maior, prosperar. Neste sentido, a escolha dos colaboradores ocupa papel fundamental no mundo corporativo. Identificar talentos em meio a um processo de contratação exige foco do empreendedor, principalmente em um cenário onde as competências humanas ganham cada vez mais destaque e passam a ser cada vez mais disputadas.

Um estudo divulgado em 2022 pelo ManpowerGroup revela uma escassez global por talentos. A empresa, que é líder mundial em soluções de força de trabalho, também identificou problemas no Brasil. A dificuldade para preencher vagas com profissionais que possam impulsionar o negócio chega a 81% no país. Entre as microempresas esse índice chega a 85%. No mundo, três em cada quatro empregadores relatam dificuldades para encontrar talentos.

A especialista Monica Serra explicou técnicas para recrutamento

A pesquisa, que ouviu 1.030 empregadores no Brasil, mostrou que os setores onde há mais demandas por talentos, tecnologia da informação e dados lideram com 40% de escassez. Atendimento ao cliente soma 32%, e marketing e vendas registram déficit de 21%.

Esse tema, atual e urgente, foi abordado em palestra oferecida pelo Sebrae de Anápolis na noite de terça-feira (27) em um projeto denominado “Bate-Papo Empresarial”. A consultora Monica Serra orientou empreendedores sobre como atrair, selecionar e contratar talentos.

Recrutamento de qualidade

A profissional apresentou um passo a passo de um recrutamento bem feito, desde a definição do perfil do trabalhador que se pretende para a vaga, passando pela recepção de currículos e entrevistas, até a integração do novo funcionário na empresa.

Monica explicou que a gestão de pessoal envolve, inclusive, a definição dos valores de uma empresa, já que quanto mais explícitos estão os objetivos de um negócio, mais fácil fica para o próprio colaborador entender o seu papel na corporação.

Almiro Martins, do Senai, divulgou a plataforma “contrate.me”

A especialista chamou a atenção para a importância em se negociar condições de trabalho que possam garantir a manutenção de talentos importantes para o crescimento do negócio. Segundo Monica, o salário nem sempre é o item mais relevante quando um profissional competente escolhe um local para trabalhar.

De fato, as mudanças impostas a partir da pandemia alteraram prioridades para muitos trabalhadores. Uma pesquisa realizada pela plataforma de mídia social LinkedIn mostrou que 78% dos brasileiros passaram a entender como urgente o debate sobre o trabalho flexível. O dado deixa claro que aqueles que fazem gestão de pessoas precisam considerar a busca por qualidade de vida do funcionário se quiserem ter uma evolução no ambiente de trabalho e garantir alta produtividade das equipes.

“Reter talentos vale mais e é menos dispendioso do que buscar um novo”, explicou. Ela também convidou os presentes a refletirem sobre o fato de considerarem, em muitos momentos, apenas o salário como fator preponderante na hora de uma contratação. De acordo com ela, ao optar por um profissional mais experiente, que pede um salário um pouco mais alto que a média, o empresário evita eventuais prejuízos provocados por erro cometido por um iniciante em uma área sensível do negócio.

O analista Ewerton Costa: solução para empreendedores

O encontro também teve a participação do coordenador técnico Almiro Martins da Silva Neto, do Senai Roberto Mange, que além de falar sobre a história da instituição em Anápolis, deu detalhes do funcionamento da plataforma “contrate.me”, que reúne trabalhadores em busca de emprego e empresas interessadas em contratar.

O analista do Sebrae Anápolis Ewerton Costa explicou que o “Bate-Papo Empresarial” é uma solução à disposição dos empreendedores locais com o objetivo de trabalhar um tema a cada mês. Segundo ele, o próximo assunto na agenda será a gestão de mídias sociais.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Marcos Vieira – (62) 98124-7487

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