
No coração da produção artesanal, uma empreendedora apaixonada pelo chocolate ressignifica a Páscoa. Mais do que simples ovos, suas criações são cápsulas do tempo, elaboradas desde a seleção cuidadosa do cacau até a embalagem final. Cada sabor carrega histórias, resgata memórias afetivas da infância e do aconchego familiar. Em meio à doçura e à cremosidade, a tradição se renova, cria laços com os clientes, rompe divisas com pontos de venda em outros estados e promove uma experiência inesquecível, por meio do bean to bar (do grão à barra ou ovo de páscoa). Esse é o DNA disruptivo da “C’Alma, Chocolate”, que possui a sede em Goiânia, e é liderada por Ariana Silva Ribeiro, que é engenheira de produção.
No Sebrae Goiás, a empreendedora participou do programa ALI Produtividade e de consultorias como gestão financeira. “A empresa cresceu rápido e estamos atualmente com 10 colaboradores e preparados para atender os clientes não só na Páscoa, mas o ano inteiro”, diz.
Como começou
A empresária sempre foi curiosa quando o assunto foi produzir comidas ou chocolates com diferencial. Desde que recebeu uma barra feita nos Estados Unidos de forma literalmente artesanal, ela começou a pesquisar sobre o assunto. A fábrica do chocolate dava cursos e o sogro trouxe de fora o moinho.
Com 10 quilos de cacau in natura em mãos, começou o período de testes. Foram muitos os testes até chegar à qualidade que Ariana esperava. Os familiares gostaram, a empresária presenteava os amigos e o negócio ganhou corpo, branding e, em 2019, virou uma marca conceituada. Em 2022 ganhou a medalha de bronze no Academy Of Chocolate.
Feito apenas com cacau fino de uma mesma safra de uma única região produtora; com ingredientes naturais, sem aromatizantes e conservantes; e com processo de produção sutil que respeita as nuances e o terroir do cacau, o produto tem, além de Goiânia, ponto de vendas em Brasília, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.

Os sabores mais procurados
Cajuzinho do cerrado com baru, gengibre com coco, ao leite com chips de coco com banho de café caíram no gosto não só dos goianos. Tem ainda Pipoca com Missô, Whisky com amêndoa e banana, Castanha do Pará, Cupuaçu e Limão Siciliano e muitos outros sabores.
Mas, segundo Ariana, o sabor Pastelinho de Goiás explora a tradição e autenticidade da Cidade de Goiás, já que parte da família da empreendedora é de lá. “É um chocolate de doce de leite e toques de canela que se entrelaçam com pedaços da massa tradicional do Pastelinho de Goiás, proporcionando uma experiência única, que homenageia a cultura goiana e preserva o rico patrimônio gastronômico”, explica a empresária.
Para definir a C’Alma Chocolates, a empreendedora conta que a empresa é o resultado de uma inspiração criativa e especial. “Com uma filha pequena, os desafios do pós-puerpério, e a descoberta do movimento Bean to Bar transformaram o momento em uma imersão no universo do chocolate. Cada momento livre, entre os cuidados com minha filha, foi dedicado a pesquisas e experimentações na cozinha. Assim a C’alma nasceu, representando não apenas uma marca, mas uma jornada enraizada na paixão, dedicação e no compromisso em oferecer um chocolate verdadeiramente feito com alma”, ressaltou Ariana.
SERVIÇO
C’Alma Chocolates
Site: https://loja.calmachocolate.com.br/
Instagram: @c.alma.chocolate
Informações e encomendas: Rua C-156, nº63, Jardim América, Goiânia
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn