Direcionado para aqueles que querem empreender e para os empreendedores que já estão no mercado, o Sebrae Goiás realizou na noite desta quarta-feira (30), no auditório da sede em Goiânia, um encontro único de empreendedores de todas as idades. O Empreenda Talks, que chegou em sua segunda edição, teve como tema “Encontro de Gerações” e reuniu cerca de 80 participantes para uma noite de troca de experiências e aprendizado. Três empreendedores, cada um com sua trajetória e área de atuação, compartilharam histórias de sucesso, desafios e aprendizados. Eles mostraram que o empreendedorismo não tem idade e que a experiência de cada geração pode ser valiosa para os novos empreendedores.
O evento foi uma das ações em comemoração ao Mês da Micro e Pequena Empresa, celebrado em outubro. Participaram Beatriz Barreto Tanezini, fundadora da Pirralhos Cabeleireiros, pioneira no segmento de salão especializado em crianças, atualmente com quatro lojas em shoppings de Goiânia e com a marca em expansão; André Sales, diretor comercial da Asa do Brasil, que começou a empreender aos 15 anos e atualmente faz parte de uma das maiores empresas de utilidades domésticas do país, que já ganhou por diversas vezes o prêmio Carrinho de Ouro da Super Agos (maior evento voltado ao varejo da região Centro-Oeste); e a jovem Loryane Lanne, empreendedora, especialista em inteligência artificial (IA), Ux designer, fundadora da Acelerion e da Especialista.ai., influencer de tecnologia com mais de 130 mil seguidores no Instagram, embaixadora Abstartups e Host Goinovacast. Em formato de podcast, o encontro foi mediado pela jornalista Juliane Pertille.
O evento contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que ressaltou a importância do Empreenda Talks para a disseminação de conhecimento por meio de experiências de empreendedores de diferentes segmentos e gerações. “Temos a convicção de que o apoio do Sebrae por meio de ‘talks’ como esse oportuniza compartilhar conhecimento. O maior benefício para o empreendedor que aqui está é a inspiração, já que ele conhece histórias de desafios e casos de sucesso que podem estimular e mostrar boas práticas, tanto para os que pretendem empreender quanto para aqueles que já estão no mercado”, afirmou.
O diretor superintendente citou também que os talks fomentam a cultura empreendedora, possibilitam a troca de experiências e conectam pessoas e negócios. Além disso, são oportunidades para que o empreendedor conheça o portfólio do Sebrae e saiba que pode contar com a instituição, que possui diversas soluções como oficinas, consultorias, workshops, atendimento nas agências e em todo o estado. De acordo com Antônio Carlos, por meio de um trabalho orquestrado, a instituição atua para fortalecer cada vez mais o empreendedorismo seja nas atividades no agro, na indústria, no comércio e no serviço. O Sebrae compartilha as tendências de mercado e soluções para desafios comuns enfrentados pelos pequenos negócios.
Encantadora de crianças
A proprietária da Pirralhos Cabeleireiros, Beatriz Tanezini, está no mercado desde a década de 80 e foi a primeira empresa do segmento em Goiânia especialista no atendimento à criança. Ela conta que a ideia veio de uma dificuldade em casa com os filhos. Depois de pensar nessa oportunidade de negócios, a empreendedora foi em busca de aprendizado e ficou por um ano cortando cabelos de crianças gratuitamente em creches e escolas públicas. “A partir dali aprendi dia a dia o comportamento dos pequenos, as travas, os medos e passei a desenvolver técnicas lúdicas para tornar o corte de cabelo uma experiência divertida ao invés de traumática. Nas minhas lojas ninguém segura criança à força. Pelo contrário, deixamos o ambiente o mais leve possível e a criançada que quiser ainda tem o rostinho pintado (tinta especial) com desenhos”, explicou.
O zelo e o cuidado, para Beatriz, são os carro-chefe da empresa e ela não abre mão de que o atendimento seja feito com extremo respeito, educação e proteção. Ela conta que ao contar histórias, cantar músicas e trabalhar com brinquedos pedagógicos (nunca telas), todos os colaboradores conseguem cortar os cabelos dos pequeninos e ainda transformar o momento em memória para a vida toda. “Quando algum adulto chega com o filho no meu salão me chamando carinhosamente de Tia Beatriz, já sei que cortei o cabelo dele em um passado recente e fico emocionada quando vejo que me tornei uma referência no segmento”, avaliou.
Rei das utilidades domésticas
O diretor comercial da Asa do Brasil, André Sales, contou durante o bate papo que começou a empreender desde os 15 anos e que o Sebrae foi fundamental no início da empresa. “Participamos de vários eventos, cursos e isso foi imprescindível para que eu e meus dois irmãos e sócios pudéssemos construir um negócio com bases sólidas, com gestão financeira, comercial, de produção e vendas”, lembra o empresário. Ele faz viagens à China com frequência em busca das melhores soluções para vender produtos para os donos de supermercado e que, posteriormente, são adquiridos pelo público final e estão em nossas casas.
André cita como estratégia importante para se ter sucesso no negócio ter percepção e foco, executar as ações através da leitura de mercado, de como o produto está posicionado, quais são as necessidades, como cada item pode ter ainda mais qualidade, o que o mercado espera e quer consumir. “Com base nesse conhecimento é possível desenvolver bons produtos ou serviços e ter aceitação de mercado”, analisa.
Expertise e entusiasmo em inovação
A jovem empreendedora especialista em IA Loryane Lanne estimulou a todo momento a participação dos empresários na tecnologia e nos avanços inovadores da Inteligência Artificial. Ela mostrou a importância de estar atualizado e ter conhecimento sobre as ferramentas que estão no mercado, cada vez com maior rapidez. “Na velocidade em que o mundo todo está, posso dizer que a empresa que não incluir essas novas tecnologias e inteligência artificial nos próximos cinco anos não sobreviverá em um mercado tão competitivo”, enfatizou.
A especialista explicou que o maior desafio é conectar pessoas de gerações mais antigas à tecnologia, mas que é possível trabalhar e aprender de forma descomplicada. Loryane disse que uma das suas atuações é levar a tecnologia para maior número possível de pessoas. Com 130 mil seguidores apenas no Instagram, a empreendedora acredita que as tecnologias podem ser acessíveis e que vão fazer a diferença nos negócios. “O conhecimento está para quem quer aprender e ter esse aprendizado significa aprender a gerar autoridade, ter e reter audiência para os produtos ou serviços e incluir a IA em alguns processos para que os empreendedores possam ter tempo de pensar novas estratégias para escalar o negócio”, explicou.
O gerente da Unidade de Marketing, Comunicação e Eventos do Sebrae Goiás (UMCE), Ivan Lucas, avaliou que o Empreenda Talks demonstrou que a união de diferentes gerações e a troca de conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor. “Nossa maior expectativa com os talks é poder levar ao público um conhecimento que a gente não encontra em qualquer lugar. Trouxemos pessoas com visões de empreendedorismo atuais e muito fortes. Todos contaram histórias de desafios e soluções encontradas, o que pode trazer diversos insigths para qualquer pessoa que pense em empreender ou que já estão no mercado”, avaliou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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