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Empreendedores de Iporá encontram em consultoria como planejar e otimizar processos e produtos de seu negócio

HN Equipamentos Mecânicos, em Iporá, descobriu por meio do Sebrae a importância do planejamento para o crescimento da empresa
Por Carla Gomes, de Iporá
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Hediman Júnior, Hediman e André: HN Equipamentos Mecânicos, em Iporá, cresceu com o planejamento orientado pelo Sebrae (Foto Carla Gomes)

A história da HN Equipamentos Mecânicos, em Iporá, começou há 35 anos com a expectativa de um homem empreendedor e criativo em criar maquinários para atender aos segmentos de construção civil e agrícola. Hediman Alves do Nascimento, constituiu sua empresa no intuito de que se tornasse uma fábrica, mas preferiu seguir com seus irmãos no negócio de torneadora da família. Uma família de nordestinos que veio para o interior de Goiás em busca de melhores condições de vida que encontrou na empresa familiar o sustento de todos.

Com isso, a HN Mecânicos ficou apenas no campo das ideias por 20 anos. Só que o sonho de tirar do papel esse sonho e fabricar equipamentos falou mais alto. Depois de uma longa parceria com seus familiares, Hediman resolveu abrir sua empresa oficialmente em 2009 e começou de fato a trabalhar no empreendimento. Logo ele criou uma máquina de construir meio-fio que teve uma boa aceitação no mercado, e com esse carro-chefe a HN Equipamentos Mecânicos começou a ser reconhecida na cidade.
Porém, o desconhecimento administrativo e a dificuldade de receber de alguns clientes acabou fazendo Hediman praticamente fechar as portas, em 2017, e passar a prestar serviços terceirizados.

Essa realidade começou a mudar com um fato que abalou todo mundo. A pandemia de covid-19 acabou fazendo os filhos Hediman Alves do Nascimento Júnior, que trabalhava em Goiânia, e André Paz Alves, que estudava na capital, retornarem para Iporá e, junto ao pai, retomar as atividades da HN. “Começamos de forma bem intencionada, mas inexperiente. Com boa vontade, mas sem muita noção do que fazer. Nossa equipe era pequena. Éramos nós três e um funcionário. Começamos respondendo o que o mercado mostrava para a gente. Aparecia um serviço e a gente fazia. Aos poucos fomos melhorando. Fomos contratando funcionários. O fluxo de serviço começou a ganhar força e foi tomando uma proporção que não imaginávamos e começou a fugir do nosso alcance. Começamos a ter uma desorganização com o espaço, com estoque, problemas de entrega e, em alguns momentos, comprometendo até a qualidade do serviço já que a demanda era muito grande”, explica Hediman Júnior.

Na angústia de saber que precisava melhorar foi que o Sebrae surgiu para HN Equipamentos Mecânicos. “Foi uma coincidência, ou destino, não sei. Mas estávamos conversando sobre essas dificuldades quando a agente local de inovação do Sebrae veio nos apresentar o programa Brasil Mais. Era exatamente o que estávamos buscando para entender a nossa realidade e melhorar nossa atuação no mercado e, de imediato, dissemos que tínhamos interesse”, lembra Júnior.

Então esse tripé familiar – com o pai na parte de criação, André na engenharia mecânica com o atendimento ao cliente e Júnior nas partes de engenharia de controle de automação e administrativa – aliado à consultoria do Sebrae, os empreendedores conseguiram entender melhor os custos dividindo-os em fixos e variáveis. Aprendendo como os dois devem ser trabalhados para definir um orçamento e a precificação correta.

Hediman Júnior também aborda a importância do Sebrae em outros dois pontos. Um deles é o acompanhamento mais próximo da equipe com reuniões semanais buscando o feedback deles para saber o que estão percebendo. “Eles estão em contato direto com o cliente. Passamos a trocar essas informações, o que foi muito positivo, já que é uma oportunidade deles trazerem a opinião deles e podemos definir estratégias”, afirma.

O empresário também destacou que com a consultoria aprenderam a definir o gargalo da empresa e afirmou que um deles era o prazo de entrega. “Quando começamos com o Sebrae ano passado tínhamos em torno de uns 30 serviços em atraso. Não sabíamos como tiraríamos esse atraso porque entravam novas demandas e se tornava um ciclo vicioso. Mas com o suporte da instituição no final da consultoria, em dezembro de 2023, tínhamos apenas quatro em atraso. Conseguimos lidar com a demanda. Agora temos um controle maior do processo”, diz.

Para Júnior, o Sebrae foi fundamental para a empresa porque, apesar das dificuldades do início, quando começaram a se organizar e planejar eles conseguiram aumentar em torno de 20% sua lucratividade se comparado ao primeiro semestre de 2023. “Nos organizamos, planejamos e depois de seis meses que tivemos a consultoria conseguimos definir e estabelecer melhor nossos lucros. Acredito que se não fosse o Sebrae, muito provavelmente não conseguiríamos passar pela dificuldade que tivemos no inicio do ano”, diz.

A máquina de fazer meio-fio criada por Hediman Alves do Nascimento (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

Ainda de acordo com Hediman Júnior, a importância do Sebrae para a empresa é muito mais do que lucros. “Foi uma mudança de mentalidade, comportamento, organização. E mais do que a mudança, é ver que a gente não consegue chegar ao nosso sonho se a gente não fizer um planejamento, estudo de mercado, definição de como será feito isso, por quanto tempo, com quais ferramentas, mudando ou não a direção da empresa. Definindo se vale a pena ou não fazer determinado serviço. Para a gente entender isso é muito difícil, e o Sebrae tem aberto nossos olhos nesse sentido. É uma mudança grande”, analisa.

Com muito autocrítica e maturidade, Hediman Júnior demonstra o empenho de todos da empresa para alcançarem os objetivos. “Eu sei que ser empresário não é fácil, mas sinto que a gente tem buscado para seguir o caminho certo e mais próximo de onde queremos chegar. Temos caminhado para isso”.
Os dois grandes braços da empresa são de solda e usinagem. A equipe da HN faz serviço de recuperação de maquinários agrícolas, mas ao mesmo tempo mantém a linha de fabricação com o desejo de virar o carro-chefe da empresa. “Nosso objetivo daqui a alguns anos é trabalhar mais com a fábrica do que com a prestação de serviços. Quem sabe daqui cinco anos a gente chegue nesse céu que almejamos”, afirma.

Júnior afirma ainda que para alcançar esse objetivo de se tornar uma usina é necessário ajustar algumas coisas na empresa, mas comemora a parte de prestação de serviços. “A torneadora, acredito que no final do ano que vem já estejamos estabelecidos a nível regional como o melhor prestador de serviços, com o fluxo de trabalho definido com agendamento certo. Trabalhamos de maneira metódica e sistemática para conseguir acompanhar o que está sendo feito com a certeza da qualidade e preço justo pelo serviço ofertado”, explica.

Hediman Júnior finaliza afirmando que o Sebrae teve um zelo com a empresa e ajudou muito nos processos. “A agente que nos atendeu foi muito boa e estava sempre presente nas consultorias e nos acompanhando durante todo o período. E isso fez totalmente a diferença. Foi muito bom. Só temos a agradecer ao Sebrae.”

Conheça o Brasil Mais e o Programa ALI no Sebrae Goiás: https://vitrine.sebraego.com.br/brasil-mais/

SERVIÇO

HN Equipamentos Mecânicos

Instagram: @hnequipamentosmecanicos

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

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