ASN GO Atualização
Compartilhe

Empreendedores mineiros conhecem boas práticas de turismo sustentável na Chapada dos Veadeiros

Organizada pelo Sebrae, a imersão de cinco dias teve como objetivo promover a troca de boas práticas em empreendedorismo, sustentabilidade e associativismo
Por Renato Feitosa, de Cavalcante
ASN GO Atualização
Compartilhe
Objetivo foi promover a troca de experiências entre territórios de ecoturismo com realidades semelhantes (Fotos Renato Feitosa)

A Chapada dos Veadeiros foi o cenário de uma rica imersão em empreendedorismo, turismo sustentável e práticas de conservação. Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, um grupo de empresários da Serra do Cipó (MG) participou de uma missão técnica organizada pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sebrae Goiás. O objetivo foi promover a troca de experiências entre territórios de ecoturismo com realidades semelhantes.

Durante cinco dias, os participantes percorreram trilhas, visitaram empreendimentos locais e participaram de encontros com lideranças comunitárias e ambientais. A programação começou com a recepção em Brasília e seguiu para a Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

No segundo dia, o grupo conheceu atrativos como a Tirolesa Voo do Gavião e a Cachoeira São Bento, além de realizar uma visita técnica à RecicleAlto, iniciativa que alia reciclagem e sustentabilidade. À noite, uma reunião institucional na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge marcou o encerramento das atividades do dia.

Na quarta-feira, dia 1 de outubro, os empreendedores participaram de uma reunião técnica na sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, percorreram a trilha das Corredeiras e seguiram para Cavalcante, onde visitaram o Museu do Fogo e o Restaurante Vila Nômade. O roteiro prosseguiu, no dia seguinte, com uma das experiências mais aguardadas: a visita à comunidade Kalunga e à famosa Cachoeira Santa Bárbara. Além de conhecer de perto o funcionamento do sistema de check-in turístico e a gestão comunitária do atrativo, o grupo participou de uma roda de conversa com lideranças locais sobre o papel do associativismo e o fortalecimento da cultura de cooperação.

Richard Avólio, proprietário da pousada Vale das Araras, que recebeu os visitantes no último dia

O encerramento da missão ocorreu na sexta-feira (3), com uma visita técnica à Pousada Vale das Araras, em Cavalcante. O proprietário, Richard Avólio, compartilhou a história do empreendimento e destacou as práticas de sustentabilidade e conservação ambiental desenvolvidas na área, como o manejo responsável da vegetação nativa e a preservação de áreas históricas ligadas ao período dos bandeirantes. “É sempre importante poder contribuir com o aprendizado de outros empreendedores. Da mesma forma que aprendi em outras missões, agora posso compartilhar nossas experiências com sustentabilidade”, afirmou.

A empreendedora e agente de turismo em Minas Gerais, Priscila Martins

Para os participantes, o intercâmbio proporcionou aprendizados que vão além do turismo. Segundo representantes da Serra do Cipó, a experiência serviu de inspiração para aplicar novas práticas em Minas Gerais. “Todas as experiências aqui foram muito produtivas. Esse roteiro foi construído em conjunto com o Sebrae Goiás e fez muito sentido para a nossa região”, destacou Priscila Martins, Agente de Roteiros Turístico do Sebrae-MG e empreendedora da empresa Macaúba desenvolvimento local.

O empreendedor Gabriel Sampaio Pacheco

Gabriel Sampaio Pacheco, empreendedor do Distrito de Lapinha da Serra, na Serra do Cipó (MG), veio com seu grupo para a Chapada dos Veadeiros em busca de troca, fortalecimento e novas perspectivas para sua região. “Acho que toda a viagem agrega muito, pois permite ver através do exemplo e enxergar diferentes perspectivas. Percebemos que os lugares têm semelhanças, tanto nas dificuldades quanto nos pontos positivos. Foi um momento de troca e fortalecimento para o nosso grupo, ajudando na organização e na união dentro do município”, ressaltou.

Os relatos dos visitantes evidenciam o impacto humano da viagem. Muitos ressaltaram o exemplo de cooperação e pertencimento observado entre as comunidades locais e o envolvimento dos guias e condutores, cuja organização e amor pela região se traduzem em iniciativas coletivas de proteção e valorização do território.

A analista técnica do Sebrae MG na microrregião Sete Lagoas, Renata Castro

Renata Castro, analista técnica do Sebrae MG na microrregião Sete Lagoas, e uma das líderes do grupo mineiro, disse que a troca de experiências entre Minas e Goiás, que possuem territórios com características semelhantes, é muito valiosa. “Ambos têm grande similaridade nos atrativos naturais e isso proporciona aos nossos empreendedores uma vivência prática de como destinos já consolidados podem contribuir para o nosso desenvolvimento em nível nacional. Assim, conseguimos fomentar o turismo de natureza de forma mais ampla, inclusive em nível internacional”.

A missão técnica reforçou o compromisso do Sebrae em fomentar o turismo de natureza aliado ao empreendedorismo responsável, conectando territórios e pessoas comprometidas com um mesmo propósito: desenvolver de forma sustentável os destinos brasileiros que fazem do meio ambiente seu maior patrimônio.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia e Posse: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Cavalcante
  • Chapada dos Veadeiros
  • Quilombo Kalunga
  • Regional Entorno do DF/Nordeste