O Empretec é um seminário para descobrir e potencializar o perfil empreendedor e as habilidades e desenvolver as capacidades das pessoas que almejam ou já têm algum negócio. A iniciativa é o principal programa de formação de empreendedores, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.
Em São Luís de Montes Belos, no Oeste Goiano, o Empretec aconteceu de 10 a 15 de junho, no auditório do Sebrae, com uma turma de 28 participantes, diversificada e bastante interessada em se descobrir. O gerente da Regional Oeste do Sebrae, Flávio Vilhalba, e a analista Elenimar Borges deram as boas-vindas aos participantes na abertura do seminário e agradeceram a presença do time de facilitadores. E reforçaram a importância de o empreendedor ser sempre aberto para mudanças.
Os participantes ouviram esse conselho e aproveitaram ao máximo as dicas apresentadas nos seis dias de imersão. De acordo com a facilitadora Luciana Rauber, os 28 empresários de São Luís e região estavam motivados e interessados em ter mudanças durante a semana para aplicar nos seus negócios depois. Há 12 anos atuando como facilitadora, Luciana vê com emoção a oportunidade de poder ajudar os empreendedores que participam do seminário.
Maurício Keller também atua como facilitador há anos e destacou a dedicação e a vontade de mudar dos integrantes do seminário. “O Empretec é um seminário que transforma o ser humano de verdade, se ele quiser. Mas essa porta precisa ser aberta de dentro para fora, e é isso que eles estão fazendo”, disse.
Joaquim José Fagundes da Rocha também esteve na cidade como facilitador e disse que o perfil da turma foi muito diversificado, tanto em tempo de empreendedorismo como em atuação. “Eles perceberam por meio do Empretec que estabelecimentos de metas, planejamento de ações e muitos dos comportamentos do dia a dia não estavam sendo feitos de forma técnica e consolidada. Podemos dizer que o Empretec é como um MBA que se faz em seis dias. O seminário, além de despertar o empreendedor, mostra o caminho, mas não dá a resposta. Ele ajuda no direcionamento a partir das metas e a partir do propósito que o empreendedor tem na vida”, explicou.
Essas mudanças são nítidas nos participantes. Ana Carolina Marçal Farias fez o curso por incentivo da mãe, que realizou o seminário em 2008. Para a empresária, que atua na área de medicina e segurança do trabalho, o curso foi transformador. “Pude observar nesses dias aqui quantos comportamentos errados estamos levando para a empresa”, disse. Há nove anos nesse ramo, Ana Carolina acredita que agora vai mudar e fazer a diferença em seu negócio.
Esse foi o mesmo posicionamento de Maria Capistana Ananias de Oliveira, de Iporá. Ela atua no ramo de padaria e seu marido fez o Empretec em 2018. Segundo ela, foi uma virada de chave na empresa quando ele participou. “Sempre quis fazer, mas não tinha como ir a Goiânia para isso. Quando surgiu a possibilidade de fazer aqui em São Luís de Montes Belos, foi minha oportunidade. O Empretec está sendo transformador para mim. Estou vivenciando diariamente um desafio aqui e estou levando para vida informações que achava que não era capaz de desenvolver. Aqui estou conhecendo a minha competência”, ponderou.
Fabio Queiroz Marques também acredita que irá melhorar a sua gestão e a forma de trabalhar nas suas empresas. Ele atua nos ramos de agropecuária, loteamento e esportivo e disse ter sido uma semana de grandes aprendizados. “Nesses dias pude tirar a venda dos meus olhos sobre o processo de gestão e de empreendedorismo. O Empretec veio como uma grande oportunidade na cidade para fazer essa otimização enquanto gestor”, disse.
Vivian Gomes da Silva tem seis empresas nas áreas de farmácia, papelaria, móveis, transporte escolar e duas em calçados. Empreendedora há sete anos, Vivian afirma que a semana foi um divisor de águas. “É um tapa na cara da gente. Somos muito acomodados e estamos vendo muitas coisas que não exercemos na prática diante dessa quantidade de lojas que temos. Meu sentimento é de dor por tanta coisa que poderia ter feito e não fiz. Um sentimento de que eu preciso mudar para não persistir nesses erros”, afirmou.
Dor que Daniel Henrique Nascimento Santos, proprietário de um escritório de contabilidade há oito anos, compartilha com Vivian. “Esta semana foi um grande aprendizado. Me trouxe uma inquietação como empreendedor. Percebi que tenho muito a melhorar e estou aqui me conhecendo melhor por meio de toda a tecnologia que está sendo aplicada. Vou sair daqui com um posicionamento diferente perante ao mercado de trabalho”, disse.
Conheça o Empretec no Sebrae Goiás: https://vitrine.sebraego.com.br/empretec/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn