Desde muito nova, Érica Patrícia demonstrou uma determinação muito grande em conquistar sua liberdade financeira. Sem medir esforços, desenvolveu trabalhos na lavoura e hoje comanda sua própria empresa no setor de vestuário. Sua jornada é um testemunho vivo de perseverança e dedicação, marcada por desafios superados e conquistas alcançadas.
Aos 11 anos, Érica teve seu primeiro trabalho remunerado enfrentando as demandas das lavouras. Aprendeu a plantar alho, cebola e batata. Mesmo com a exigência do trabalho duro debaixo do sol, à noite se dedicava aos estudos. Ela encarou essa fase com a resiliência de uma verdadeira empreendedora em formação.
As regras e fiscalização do Ministério do Trabalho a resgataram da trajetória rural, obrigando-a a buscar outras oportunidades. Aos 14 anos, começou a trabalhar como empregada doméstica. Nesse período, nasceu o desejo de ingressar na companhia Hering, e isso a impulsionou a novos horizontes.
Com a ajuda preciosa de sua empregadora, Érica embarcou em uma jornada de capacitação, frequentando o Senai Roberto Mange para se profissionalizar como costureira. Aos 15 anos, já tinha o ofício de costureira, abrindo portas para uma carreira promissora.
Sua determinação rendeu frutos na Hering, onde permaneceu por uma década, até 2013, quando assumiu um papel administrativo em uma transportadora. Contudo, seu destino era ainda mais grandioso. Com o apoio de seu antigo empregador, Érica fundou a Paloma Facção, gerando inicialmente mais de 30 empregos diretos e fortalecendo laços com a Cia Hering.
O caminho para o sucesso não foi fácil. Precisou mudar de cidade, e desafios operacionais marcaram sua jornada, mas Érica persistiu. No processo, aprendeu a caminhar sozinha, assumindo totalmente o negócio de facção.
Apoio do Sebrae
Érica reconhece o papel vital do Sebrae em sua trajetória, especialmente na gestão de estoque e finanças. As orientações de um Agente Local de Inovação foram fundamentais. “Como facção, nem sempre podemos inovar como gostaríamos, pois prestamos serviços para outra empresa. Mas as ferramentas que podemos implementar já facilitam bastante o nosso dia a dia”, pontua a empresária.
Além da facção, hoje localizada no Bairro Vivian Parque, Região Oeste de Anápolis, Érica expandiu seus horizontes em 2023, investindo em alfaiataria com a inauguração da “Bella Clothing”. Esta nova empreitada adicionou mais um capítulo ao seu legado empreendedor, e hoje o grupo de empresas emprega direta e indiretamente cerca de 70 pessoas.
A história de Érica Patrícia é um exemplo inspirador de como a determinação, o aprendizado contínuo e o apoio adequado podem transformar obstáculos em oportunidades e sonhos em realidade. Exemplo esse que chamou a atenção da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, e, a convite da entidade, hoje ela também é líder de mulheres comandando a Acia Mulher. Sua jornada não apenas enriquece o panorama empresarial de Anápolis, mas também inspira futuras gerações de empreendedores a perseguirem seus objetivos com paixão e resiliência.
SERVIÇO
Érica Patrícia
Instagram:
@ealvespatricia
@usebellaclothing
@lpltda
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn