ASN GO Atualização
Compartilhe

Empreendedorismo feminino em Goiás é destaque em diferentes segmentos

Bate-papo durante o evento Delas, Mulher de Negócios, mostrou exemplos de empreendedoras goianas de sucesso no turismo, no artesanato e na agropecuária
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

De acordo com o IBGE, o Brasil possui quase 10 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa cerca de 33% do total de donos de negócios no país. O talento somado com a criatividade, empatia, determinação e conhecimento tem levado mulheres a assumir negócios em diversas frentes. Além disso, ganhando cada vez mais força e reconhecimento no Brasil e no mundo.

O evento Delas, Mulheres de Negócios, realizado pelo Sebrae em parceria com a Organização Jaime Câmara, mostrou alguns exemplos de mulheres de sucesso no turismo, no artesanato e na agropecuária. Também trouxe a discussão sobre o papel da mulher no empreendedorismo. O encontro, que precede o Dia Internacional da Mulher, começou nesta sexta-feira (01/03) e vai até domingo (03/03), no Shopping Cerrado.

A programação conta com palestras, talk-shows, consultorias, atividades culturais e exposição de parceiros institucionais com 20 estandes. O objetivo do Delas, de acordo com a gestora do evento do Sebrae Patrícia Santiago, é fortalecer a cultura do empreendedorismo feminino com a promoção de melhorias de gestão de micro e pequenas empresas comandadas por mulheres em Goiás.

A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, mediou um talk com as convidadas: Ynaê Siqueira Curado, vereadora e empresária de Pirenópolis (Espaço Hípico e Cachoeiras Bonsucesso), a mestre artesã Fátima Bastos, mais conhecida como Fatinha, de Olhos D’Agua e com a empreendedora Patrícia Mercês, da Colombina Cervejaria. As três contaram as histórias desde a criação dos negócios, as dificuldades, os desafios e preconceitos que enfrentaram, mas também falaram de persistência, dos sonhos e resultados que geraram renda, emprego e prosperidade para as famílias.

A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, mediou um talk com as empresárias: Ynaê Siqueira Curado, Fátima Bastos, e Patrícia Mercês

Para Priscila, as convidadas são exemplos do papel transformador da mulher na sociedade e que fazem parte do desenvolvimento do país. “As mulheres são protagonistas de suas histórias empreendedoras e com o Delas, o Sebrae Goiás mostra que está de mãos dadas com o empreendedorismo feminino, com capacitações para aquelas que quiserem ter destaque no mercado”, afirmou.

Ynaê, juntamente com a família comanda o Espaço Hípico, as Cachoeiras Bonsucesso e a empresa de frutas desidratadas Vivarbo Alimentos Naturais, sendo todos em Pirenópolis. Já Fatinha, tem uma longa lista de premiações pelo artesanato feito na palha do milho. Ela já ganhou por três vezes o Prêmio Top 100 Sebrae de Artesanato, o Prêmio Acorda Menina, do Programa Mais Você, entre muitos outros.

A cerveja Colombina, liderada por Patrícia Mercês e a família, é produzida em Aparecida de Goiânia, completou 10 anos e é referência nacional em cerveja artesanal. No fim do ano passado recebeu o título de cerveja Best Of Show da 3ª Copa Cerveja Brasil, da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) 2023, e a Colombina Cold Brew Lager vai representar o Brasil em Las Vegas, na etapa internacional do World Beer Cup, conhecida como a Copa do Mundo das Cervejas.

Agro

Segundo talk do dia abordou temas como: liderança no campo, novas perspectivas, valores e competências para os negócios

Desafios da Mulher no Agro em Goiás foi o tema do segundo talk do dia e tratou de temas como liderança no campo, as novas perspectivas, valores e competências para os negócios. A mediação foi feita pela assessora jurídica do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, Camila Borges e teve como convidadas Fabíola Magalhães, de Rio Verde, coordenadora da Comissão de Mulheres da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) e do Credi Rural, Eliene Ferreira da Silva, de Barro Alto, diretora da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg Mulher) e da gestora de propriedades rurais no Mato Grosso do Sul, em Goiás, São Paulo e Tocantins, a agrônoma Yula Cristina Gomes Cadette.

Todas contaram como chegaram na posição de gestoras de negócios no setor antes dominado pelos homens e como passaram pelos desafios e tornaram os percalços em oportunidades. Bem-sucedidas no campo, elas apontaram algumas características femininas que facilitaram a liderança, como a disciplina, a cooperação, capacitação. Fabíola citou a visão ampla e o sexto sentido como diferenciais importantes da gestão masculina e que a ajudaram a se conectar com os negócios, com o meio ambiente, com os colaboradores, com animais.

Yula citou a empatia, a paciência em ensinar e o olhar nos detalhes do funcionamento geral das fazendas, como o cuidado das famílias com a educação dos filhos, por exemplo. “As mulheres são valentes e com humildade enfrentam os problemas e realizam progressos”, analisou. Eliene acredita que lidar com colaboradores foi fácil porque, no caso dela, não houve resistência por parte deles. A dificuldade que enfrenta é em conciliar o trabalho nas fazendas e nas diretorias que ocupa em instituições com o tempo para a família e amigos.

Todas disseram sentir orgulho de estarem na liderança no campo e encorajaram outras mulheres a buscarem o mesmo caminho. Apesar dos desafios, as convidadas relatam experiências positivas e estão contribuindo para o crescimento do setor.

Inovação

Momento sobre inovação contou com o gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, o coordenador de Inovação, Athos Vinícius e da gestora de Startups, Ivana Xavier

A programação do Delas, Mulheres de Negócios, contou ainda com a apresentação ferramentas, programas e capacitações ligadas à inovação. O momento, chamado de ‘Macetando a Inovação’, contou com o gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, o coordenador de Inovação, Athos Vinícius e da gestora de Startups, Ivana Xavier. O público presente tem a oportunidade de conhecer diversos produtos do Sebrae Goiás e parceiros ligados diretamente à inovação dos pequenos negócios.

Entre os produtos oferecidos estão: Soluções para criar, validar, operar e escalar o negócio; Cursos EAD gratuitos e 100% online; Sebraetec; Desafio GO! JOVEM; parceria com a Finep; Editais de inovação para financiamento e desenvolvimento de novos produtos; processos e serviços inovadores da indústria goiana com parcerias com HUB Goiás, Senai e todos que fazem parte do Pacto Goiás pela Inovação.

Outros produtos citados foram: a parceria com a Embrapii, em que o Sebrae Goiás subsidia em 70% os projetos; o Brasil +, com apoio em projetos de eficiência energética e melhor produtividade; Programa de Startups que visa o desenvolvimento e aceleração de startups; UP Digital, uma solução digital de forma online ou presencial gratuita com direito a três horas de consultoria gratuita em marketing digital; IA para empreendedores, com cursos com temas como Sem Medo do ChatGPT E A Escola de Negócios, com cursos presenciais em diversas áreas.

Público feminino compareceu para acompanhar de perto programação do primeiro dia realizado no no Shopping Cerrado (Foto: Edmar Wellington)

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 99625-2332

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Delas
  • empreendedorismo feminino
  • mulher de negócios