ASN GO Atualização
Compartilhe

Empreendedorismo tem papel essencial no desenvolvimento das cidades inteligentes

O tema foi discutido durante o 29ª edição do Encontro Nacional de Administração (Conad), realizado em Goiânia, evento tradicional e consolidado que é considerado um dos maiores da América La
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, o CEO da Tecno It, Ibrahim Bonfleur e o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Virmondes Cruvinel, participaram de uma mesa redonda, na tarde de sábado (12) sobre “Cidades Inteligentes: Caminhos para Cidades mais Eficientes”. O assunto foi discutido durante o 29ª edição do Encontro Nacional de Administração (Conad), realizado em Goiânia, de 9 a 12 de outubro, no Sesc Cidadania. O evento é tradicional e consolidado, além de ser considerado um dos maiores da América Latina.

A partir do princípio de que uma cidade inteligente se diferencia das outras por sua gestão social, ambiental e econômica, Antônio Carlos ressaltou o papel essencial do empreendedorismo, principalmente nesses espaços urbanos, que são caracterizados pela utilização da tecnologia da informação e da comunicação. Para ele, estimular o empreendedorismo é preponderante para que haja o desenvolvimento econômico por meio dos pequenos negócios, que geram emprego, renda e possibilita que os cidadãos possam ter melhor qualidade de vida.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto

“O empreendedorismo tem feito a diferença porque por meio dele o Sebrae exerce sua missão, que é levar para todos os municípios do estado o apoio necessário para que os empreendedores de micro e pequenas empresas possam ter acesso ao conhecimento. Isso ocorre por meio de capacitações, cursos, programas, ações que fomentam a economia local, que é formada por cerca de 95% de Microempreendedores Individuais e MPEs não só em Goiás, mas em todo país”, enfatiza.

Para o diretor superintendente, além de fazer a junção dos atores públicos e privados para executar uma estratégia que beneficie os pequenos negócios no estado, o Sebrae participa ativamente do ecossistema de inovação em Goiás. A instituição também faz parte do Pacto Goiás pela Inovação, é parceira do Centro de Excelência em Desenvolvimento de Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui programas e políticas públicas que já beneficiam e podem contribuir ainda mais com as cidades inteligentes. “Temos o programa Cidade Empreendedora, por exemplo, que assessora a gestão de prefeituras nas compras governamentais dos pequenos negócios, o que fortalece o desenvolvimento do município e de todos que ali vivem”, explica.

Nárcia Kelly, prefeita de Bela Vista de Goiás.

Nárcia Kelly, prefeita de Bela Vista de Goiás, que já venceu por três vezes o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Cidade Empreendedora, falou sobre as inovações que conseguiu implementar no município, com o apoio do Sebrae, como a criação do Festival da Mandioca. O CEO da Tecno It, Ibrahim Bonfleur, falou sobre o trabalho da empresa, que é desenvolver soluções e promover a transformação digital nas cidades inteligentes. Atualmente a Tecno It trabalha com 50 cidades em 24 estados brasileiros, e em Goiás com Aparecida de Goiânia.

O CEO da Tecno It, Ibrahim Bonfleur.

Para todos que participaram do debate, implementar cidades inteligentes é caminhar para um futuro próximo com cidades não só mais tecnológicas e inovadoras, com eficiência energética, mas mais humanas, mais sustentáveis e economicamente viáveis para a sociedade. Os desafios são grandes. Segundo a revista portuguesa Exame Informática, dentro de 30 anos seremos mais de 10 bilhões de pessoas, majoritariamente vivendo em regiões urbanas.

29ª edição do Conad

Um público formado por administradores, empreendedores, gestores, servidores públicos, professores e alunos de Administração de todo país estiveram reunidos em Goiânia, de 9 a 12 de outubro, na 29ª edição do Congresso Nacional de Administração. O tema do evento foi “Administração do Amanhã: Desafios na era da inovação e sustentabilidade”.

Evento foi realizado entre os dias 9 e 12 de outubro.

A solenidade de abertura contou com a participação do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia; do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo Macedo, do anfitrião; do presidente do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), Samuel Albernaz; do diretor do Sesc/Senac, Leopoldo da Veiga Jardim; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; da subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos, Lara Garcia Borges; do superintendente do Sistema OCB-GO, Jubrair Gomes Caiado; e do deputado Rubens Marques, que representou o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A cerimônia contou com as participações do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que ministrou a palestra magna “Como Transformar a Administração Pública por meio da Governança”, e do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi. Ambos foram homenageados com o prêmio Peter Drucker Mérito de Administração.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, esteve na abertura do encontro.

O diretor João Carlos Gouveia enfatizou a importância da governança, que é um conjunto de ações que visam melhorar a administração pública. “A governança tem que ir além da fiscalização e das auditorias. Tem que ser participativa e saber utilizar os recursos que tem, seja natural, do meio ambiente, mineral, financeiro, ou dos recursos dos seres humanos para planejamento do futuro”, avalia.

Entre as práticas de governança pública que podem ser adotadas e que foram citadas pelo ministro Augusto Nardes estão o fortalecimento da transparência; o incentivo à participação cidadã; o uso de tecnologia; a capacitação de servidores públicos; e a colaboração entre os setores público, privado e sociedade civil. O ministro apresentou também, durante a palestra, o programa criado por ele desde 2014, a rede de Governança Climática do Brasil.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • cidades inteligentes
  • Conad
  • evento
  • Goiânia