
A ExpoAna 2025 não é só música e comemoração pelos 118 anos de Anápolis, na região centro-leste do estado. Quem circula pelo Parque de Exposições Agropecuárias confere as dezenas de estandes montados, a exposição de animais, o rodeio show e, em meio a tudo isso, a presença dos pequenos negócios nos mais de 50 estandes montados pelo Sebrae Goiás em parceria com o Sindicato Rural e prefeitura. O evento teve início na quarta-feira (30/04) e segue até domingo (03/08).
No Salão Empresarial e no Espaço Conexão Mulher, o que se vê são produtos carregados de identidade e sonhos. É o caso de Flávia Alcântara, produtora do Sítio Piancó. Conhecida pela produção de frutas como pitaia e manga, ela decidiu aproveitar a presença de abelhas silvestres para iniciar a produção de um mel artesanal. “Elas foram atraídas pela flor da pitaia. A gente percebeu que podia fazer algo novo. Hoje, temos mel, geléias e até uma cachaça especial que tem feito sucesso”, conta. Seu estande é um dos mais visitados e traduz bem o espírito da feira, inovação com raízes no campo.
Outro destaque vem do universo da beleza. Abdel Jabber Gonçalves largou a gerência de uma loja de óculos num shopping para empreender com maquiagem. Na ExpoAna, seu estande virou ponto de parada durante os shows. “As mulheres vêm retocar a maquiagem e acabam levando o produto pra casa. É venda, mas também é autoestima”, comenta.

A artesã Maria Batista é um exemplo de como o talento pode virar negócio com orientação certa. Desde jovem, ela se dedica às plantas do Cerrado goiano. Hoje, transforma folhas e sementes em peças de artesanato. “O Sebrae me ensinou a fazer conta, calcular custo, valorizar meu tempo. Isso mudou tudo”, diz. No Espaço Conexão Mulher, Maria expõe seus produtos e compartilha sua trajetória com outras mulheres que, assim como ela, decidiram empreender. O ambiente é de troca, apoio mútuo e aprendizado.
Orientação personalizada
Enquanto o atendimento nos estandes não para, Fernando Rodrigues, consultor de agronegócio, atende os visitantes do estande do Sebrae, e Jair Stival, consultor de micro e pequena empresa, visita os empreendedores para interagir, tirar dúvidas e explicar os produtos da instituição. Eles orientam os expositores conforme o perfil de cada negócio.
“Muita gente chega sem saber por onde começar. Nosso papel é ouvir e indicar o caminho certo”, explica Jair. Fernando complementa: “Temos consultoria para atender desde a formação de pasto até a construção de laticínios, por isso temos que saber em que momento o produtor está para direcionar a uma orientação que vai ao encontro de sua necessidade”. Essa consultoria prática e direta, no meio da feira, propicia orientação para seguir um caminho certo, que inclui metodologias e planejamento certo. Depois desse atendimento inicial, o próximo passo é conectar os empreendedores à Regional Centro-Leste, que atende Anápolis.

Os shows seguem animando as noites: Natanzinho Lima e Maiara e Maraísa já se apresentaram, Murilo Huff, Vinícius Cavalcante, Rio Negro e Solimões, Noobreak e Deboxe, Patrulha Canina, Lilo & Stitch, Super Mário, Sonic e Baby Shark também são atrações. Mas o que se vê nos estandes é uma celebração à parte. Gente comum, cheia de talento e garra, conquistando espaço.
“Ver o brilho nos olhos desses empreendedores não tem preço”, diz Ewerton Costa, analista do Sebrae responsável pela ação. “Atender empreendedores em diferentes momentos de seus negócios e de diversos segmentos é sempre um desafio, mas os 55 estandes montados na ExpoAna deste ano mostram que vale a pena a dedicação”, completa.
A feira segue até dia 03/08. A entrada para o evento é 1kg de alimento não perecível.
Mais informações: www.instagram.com/expoanaoficial

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
