Ana Júlia Aquino, de apenas 19 anos, começou, há quatro anos, em Fortaleza, onde morava, um hobby despretensioso, que foi se transformando em uma atividade profissional. No início, ela reproduzia maquiagens que via nas redes sociais. “Eu era muito ruim. Tive que pesquisar e praticar muito e, como sou autodidata, dependia só de mim. Aos poucos peguei o jeito, me aperfeiçoei, e meu trabalho começou a chamar atenção”, conta Naju, como é conhecida a maquiadora artística.
Em julho deste ano, ela se mudou para Goiânia e continuou investindo no ramo. Hoje, clientes não faltam. São adultos e crianças que querem, por um momento, fazer parte de um mundo de fantasia e fazem questão de uma caracterização perfeita de seus personagens favoritos.
Segundo a maquiadora, o investimento para trabalhar com maquiagem artística não é alto. Ela utiliza só materiais nacionais para não encarecer demais o serviço, para que seja acessível a qualquer interessado. “O maior investimento é em pesquisa porque tem que estar antenada com as tendências do momento, os lançamentos de materiais e as novas técnicas. Sigo muitos perfis especializados nas redes sociais”, explica a maquiadora.
Muitas vezes ela é contratada para maquiar todas as crianças em uma festa infantil, então cobra por pacote e acaba virando a atração principal da festa. Ela conta que os personagens que as crianças mais pedem são bruxas e super-heróis; já os adultos pedem com mais frequência caracterizações de palhaço e personagens de filmes de terror, como Chucky e Freddy Krueger. Cada maquiagem leva de 30 a 40 minutos para ficar pronta.
No Carnaval e no Halloween, a agenda de Anajú fica lotada e é nessas épocas que aparecem os grandes desafios e os pedidos inusitados. Ela conta que uma cliente queria ficar igual a uma boneca Monster High, a personagem Draculaura, que é toda cor de rosa e para isso, ela precisou estudar cada detalhe da personagem minuciosamente para alcançar o resultado desejado. “Fiquei super satisfeita e a garota também. Ver o encantamento da pessoa na frente do espelho é o que me motiva”, destaca.
Loja virtual
Naju adora o trabalho com maquiagem e afirma que pretende continuar se aperfeiçoando cada vez mais. Mas suas inquietações artísticas e empreendedoras não param por aí. Muito versátil, ela criou uma loja virtual que começou a funcionar em novembro: a Ninfa da Arte, que vende artigos confeccionados por ela como pinturas em tela, acessórios, roupas de crochê e ecobags. Ela também personaliza peças por encomenda, bordando roupas, tênis e bolsas ao gosto do freguês. “Quero expandir a minha renda para outras fontes, mas sempre tendo a arte como base”, afirma a artista.
SERVIÇO
Ana Júlia Aquino
Fone: (85) 99990-2046
Instagram maquiagem artística: @anajulianotempo
Instagram loja artesanato: @ninfadaarte
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn