Quando chega o mês de novembro duas coisas já estão na cabeça dos lojistas e consumidores: Black Friday e Natal. Essas são temporadas de vendas importantes do ano para o varejo brasileiro. Para que tudo saia da melhor forma possível, os empresários da cidade de Caldas Novas já começam a definir as estratégias de vendas.
A Black Friday, que em 2024 cairá no dia 29 de novembro, deve movimentar em torno de R$ 9 bilhões no comércio, tanto físico quanto online. Neste ano, a previsão é que as empresas ampliem ainda mais o alcance de suas campanhas e ofereçam vantagens personalizadas, adaptadas aos novos hábitos e exigências do consumidor.
De acordo com pesquisa do Mercado Livre e Mercado Pago divulgada em 21 de outubro deste ano, 85% das pessoas pretendem ir às compras. O levantamento, feito entre o dia 1º e 15 de outubro, contou com 27 mil entrevistados e revelou que os consumidores pretendem gastar mais este ano. Dos participantes desta pesquisa, sete em cada 10 planejam aproveitar os descontos da Black Friday. Enquanto isso, 30% ficarão de olho nas lojas.
E para garantir que a temporada de vendas seja com forte impulsionamento de caixa, a proprietária da Udicas, Luciangela da Costa, já iniciou o planejamento. De acordo com a empresária, o primeiro passo está em andamento: fazer uma análise de mercado e demandas de produtos, com plano de estoque e logística, que envolve a seleção de produtos que estarão na oferta. Após a escolha dos itens, será a vez de pensar na estratégia dos descontos, que devem variar de 10% a 60%, a depender das marcas e as trocas de coleções. “Sempre precisamos lembrar que essa estratégia de desconto não pode comprometer a lucratividade. Por isso estamos criando ofertas exclusivas e experiência vip, todas com gatilhos de escassez”, esclarece Luciangela.
Ela ainda explica que vai investir em mídias sociais, tráfego pago, cronograma de postagens e parcerias com alguns influenciadores locais. “O atendimento online também é muito importante e estamos treinando a equipe para repostas rápidas e eficazes com políticas claras de venda e atendimento, formas de pagamentos e envio, para assim evitar reclamações”, garante a empresária.
Todo esse planejamento e investimento da Luciangela, além de aumentar as vendas em torno de 30% no mês de novembro, tem também o objetivo de criar um banco de dados de clientes. Para a empresária, a Black Friday não é apenas uma oportunidade para vender mais, mas uma forma de fortalecer a presença da sua marca, conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem o seu trabalho. “É também um momento de nos organizarmos e inovar para nos destacarmos no mercado e aumentar a base de clientes, com foco no relacionamento”, afirma.
Walter Torres, proprietário de uma loja da franquia da Rihappy, em Caldas Novas, disse que, para este período com o aumento da demanda, a loja de brinquedos já contratou novos colaboradores. “Além de abrirmos novas oportunidades de trabalho na cidade, proporcionamos treinamento para toda equipe, para que nosso cliente seja bem recebido na loja, encontrando um ambiente acolhedor e confortável”, explica.
Walter acredita que, além dos preços atrativos, o cliente exigente também avalia a loja pela limpeza, estacionamento, ar-condicionado e o primordial, que é o atendimento. “O bem-estar do cliente também é importante, e uma das estratégias é oferecer mimos e um cuidado especial como: pipoca, pirulito e balões para criançada e aquele cafezinho gostoso com biscoitinho e água para os responsáveis”, garante.
Já a rede de franquias CVC em Caldas Novas, sob administração do Selso Willmondes, disse que a Black Friday é o Natal da empresa e bate o recorde de vendas. “Como trabalhamos em relação a valores, nosso foco é redução de preços e poder atender vários segmentos no universo do turismo, desde ingressos até mesmo cruzeiros marítimos”, explica.
De acordo com o franqueado, o aumento nas vendas gira em torno de 40% e as promoções começam com esquentas quase 20 dias antes. “Uniformes característicos com a promoção, banners e balões decorativos, inserções nas rádios e TVs são nossas principais estratégias para atrair os apaixonados por viagens e turismo”, conclui.
Paulo Sérgio, presidente da Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas (Acican) acredita que as vendas no comércio da cidade devem aumentar em torno de 30%. Segundo ele, o otimismo reflete o planejamento e as estratégias antecipadas dos lojistas. “Os empresários estão se antecipando e apostando em promoções bastante incisivas, além da diversidade de produtos para atrair consumidores”, explicou.
O presidente disse também que para agregar valor às ofertas, muitas empresas estão preparando lançamentos exclusivos para a Black Friday, com a criação de combos de produtos e serviços que ampliem o interesse do consumidor. “O objetivo é ir além dos descontos e oferecer experiências ou itens que só podem ser adquiridos na data, aumentando o desejo pela compra”, enaltece.
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