
Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) mostram que o e-commerce teve um crescimento de 15% neste ano em relação ao ano passado, e a previsão de faturamento é de cerca de R$ 234 bilhões. Para 2026 a expectativa é que seja um ano ainda melhor, e a associação prevê um faturamento de R$ 258 bilhões nas vendas on-line. O setor de moda e acessórios, de acordo com a ABCOMM, são os que possuem a maior fatia desse mercado, em que as pequenas e médias empresas se destacam.
Com objetivo alcançar o polo de comércio varejista de roupas e acessórios de Goiânia e região, integrando o Programa Conexão Financeira Sebrae com oportunidades práticas de expansão de vendas no ambiente digital, o Sebrae Goiás foi sede do “Encontro com o Mercado Livre”, na noite desta terça-feira, 07, no auditório da instituição. Cerca de 80 empreendedores de moda e de outros segmentos participaram do evento em busca de conhecimento do marketplace.

Para Beatriz Dorneles, gestora de Moda da Regional Central (Goiânia) do Sebrae Goiás, encontros como esse são importantes porque o Mercado Livre é uma plataforma gigantesca que oferece diversos incentivos e benefícios. “O Encontro com o Mercado Livre representa uma virada de chave para os pequenos negócios de moda em Goiás. A gente sabe que o talento criativo está espalhado por todo o estado, mas muitas vezes o acesso ao mercado digital ainda é um desafio. Esse evento não só aproxima os empreendedores da maior plataforma de e-commerce da América Latina, como também oferece ferramentas práticas, capacitação e visibilidade para marcas que antes estavam restritas ao físico ou ao boca a boca”, explicou.
De acordo com Beatriz, é uma oportunidade de entender como posicionar os produtos on-line, como precificar, como se destacar num ambiente competitivo e, principalmente, como construir uma presença digital sólida. “Para nós, que trabalhamos com moda autoral, sustentável e feita com afeto, é essencial ocupar esse espaço. O Encontro com o Mercado Livre é um convite para que Goiás entre de vez na vitrine nacional da moda.”

De acordo com o interlocutor do Conexão Financeira na Regional Central, Allysson Silva, a parceria com o Mercado Livre possibilita aos empresários participantes conhecerem ferramentas de consultoria gratuita para melhorar a gestão e ampliar a presença on-line, além de obterem orientações sobre estratégias de marketing e anúncios com bônus em publicidade, potencializando o alcance dos produtos em todo o Brasil.
“O Mercado Livre já é um parceiro do Sebrae, e este é o segundo evento que a gente faz em conjunto. A partir do momento em que tem um leque de possibilidades de venda, principalmente em plataformas digitais, o empreendedor aumenta o faturamento da empresa. Com esse encontro os empresários entendem que é necessária uma precificação correta, com a margem de lucro adequada, porque dessa forma é possível entrar no digital de forma mais competitiva”, analisou.
Goiânia é um dos Polos do Mercado Livre no país, que também está em Franca, Nova Serrana e Jaú, no interior de São Paulo, e que vai começar a expandir para a Região Nordeste. O gestor comercial de todos os polos da empresa, Jean Carlo Henrique, disse que o polo da capital goiana, que tem pouco mais de um ano, tem sido um sucesso e que algumas empresas têm faturamento acima da média. “Nosso objetivo aqui é fazer com que as pessoas entendam que não tem outro caminho a não ser as vendas on-line para aumentar o faturamento”, afirmou.

Para Jean, a intenção não é acabar com o ponto físico, mas abrir um novo canal de vendas em que o empreendedor consiga ter mais visibilidade e fortalecer tanto o ponto físico quanto o on-line. Ele enfatizou que a parceria com o Sebrae Goiás é a melhor que tem no Brasil atualmente. “De um lado tem o Sebrae disposto a fazer acontecer, do outro tem o Mercado Livre em busca de empreendedores que estejam dispostos a buscar conhecimento para trabalhar capacitados no e-commerce”, explicou.
Gustavo Pereira Artiaga, do Polo Goiânia, explica que o Mercado Livre possui um projeto que contribui para que as empresas participem da plataforma. “Com a Universidade Marketplace, a maior da América Latina, queremos expandir o mercado digital. Em Goiânia, a universidade leva essa capacidade de faturamento, essa alavancagem de venda para o pessoal do polo moda”, explica. O Mercado Livre libera vários incentivos para que o vendedor se desenvolva no digital.
O projeto, com duração de 12 meses e gratuito, inclui consultores especializados, consultoria estratégica que vai mostrar como utilizar a plataforma da melhor maneira, suporte com reuniões quinzenais, criação de estratégia de vendas, apoio na otimização de anúncios e clipes. O Mercado Livre, conforme o resultado de cada empresa, oferece R$ 3 mil por mês durante oito meses para ampliar os anúncios dentro da plataforma. Os requisitos para participar são: ter estoque para entrega nacional, reputação, CNPJ a partir do regime Simples Nacional, exclusividade de plataforma on-line e mix mínimo a partir de 20 produtos.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
