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Encontro de Brechós é realizado em Anápolis com o apoio do Sebrae Goiás

Diversidade e customização das peças foram reforçadas na segunda edição do evento
Por Leidiana Batista, de Anápolis
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Evento atraiu média de 12 mil pessoas por dia (Fotos Leidiana Batista)

O segundo fim de semana de agosto em Anápolis foi marcado por um evento que já se consolidou como um dos principais encontros de moda sustentável no estado de Goiás. No último fim de semana, de 8 a 11 de agosto, a Praça Dom Emanuel foi palco do 2º Encontro de Brechós.

O evento, que contou com o apoio essencial do Sebrae Goiás, atraiu uma média de 12 mil pessoas por dia. Com isso, torna-se explícita a relevância desse tipo de iniciativa na cidade, que também reservou um percentual de estandes para acessórios e causas sociais.

As amigas Isabella Carolina e Fabiana Lima aproveitaram a tarde de domingo para fazer algo que amam: compras. “A feira proporciona um ambiente agradável, e assim fica ainda mais gostoso escolher as coisas que amamos”, destacou Isabella, que levou pra casa bijuterias e sapatos.

E não se trata de uma feira comum, por trás de cada peça está o trabalho de pessoas comprometidas com a economia circular e o propósito de sustentabilidade. “Cada peça que disponibilizo para minhas clientes tem uma história, eu as trato, reparo se necessário, lavo e passo, e, claro, dou preferência para peças únicas, é um zelo especial que vai da compra à vitrine”, explicou a empreendedora Maria Lucia Alves dos Santos, que normalmente faz seus atendimentos em casa, no Bairro Maracanã.

Clientes de diversas regiões foram às compras buscando peças únicas e customizações

E esse trabalho tem sido o foco da promoção do evento. “Muitas pessoas pensam que comprar em brechó é comprar roupas usadas sem qualidade, o que é justamente o oposto, pois o trabalho é único e há todo um processo de customização e curadoria, além da valorização do meio ambiente e do social”, afirma Faby Santos, uma das idealizadoras do encontro.

A empresária transformou a experiência de uma carreira de sucesso em uma multinacional da moda em uma nova paixão: o universo dos brechós. Sua trajetória começou após decidir empreender, buscando no mercado de roupas usadas uma forma de unir propósito e trabalho. “Quando saí da multinacional, queria algo que fizesse sentido para mim e para a comunidade”, comenta Faby, que tem uma loja em ambiente colaborativo no Bairro Jundiaí.

Ela explica ainda que a customização é uma forma de valorizar ainda mais o conceito de reutilização. “Quando você personaliza uma peça, ela ganha uma nova história, se torna única. Isso vai além da simples venda de roupas usadas; é uma expressão de criatividade”, completa.

A empresária se uniu a parceiros para organizar o primeiro Encontro de Brechós, que foi um sucesso, motivando a realização de uma segunda edição ainda maior em 2024. Ariane Albuquerque, coidealizadora do evento, está desde a primeira edição. O planejamento e execução foi feito pela Imagem Eventos e Locações e, segundo Faby, o Sebrae foi decisivo para a viabilização do mesmo. “O Sebrae nos proporcionou um subsídio-chave para que pequenas empreendedoras, que são a maioria dos expositores, pudessem participar”, explicou.

O gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil, atendeu empreendedores no Encontro de Brechós

De acordo com o gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil, a iniciativa visa apoiar empreendedores de pequenos negócios a exporem seus produtos e serviços criando a perspectiva de aumentar vendas, consolidar a imagem e a marca dos seus negócios junto ao mercado.

“Além de terem a oportunidade de participar de uma feira, muitas empreendedoras, que são a maioria no segmento, são despertadas para conhecer outras soluções da instituição, como o Sebrae DELAS, um programa totalmente voltado para mulheres empreendedoras”, disse Monturil.

Este ano, além da ênfase na customização das peças de roupas, o evento destacou-se pela diversidade de produtos, incluindo semijoias, artesanato, plantas e produtos aromáticos. Muitos expositores ofereceram roupas personalizadas, dando uma nova vida a itens que poderiam ser considerados ultrapassados.

Luciano Silva, da Aldeia Velas, foi destaque no universo feminino do evento

Nem o frio afugentou o público da Praça Dom Emanuel, no bairro Jundiaí, durante os quatro dias de evento, atraído pelos preços acessíveis, mas também pela qualidade e originalidade dos produtos oferecidos. “Além de Brechós que estão iniciando temos alguns renomados como o ‘Peça Rara’, que está conosco desde o início do projeto. Hoje ele conta com influências como Débora Seco e Layla Monteiro”, comemorou Faby Santos.

Além disso, a feira também ofereceu espaço kids, atrações culturais, praça de alimentação, artesanato, exposição da Associação de Proprietários de Carros Antigos (APCAR) e exposição de motos de “Os Brabos Têm Nome”, fazendo com que as compras se unissem ao lazer e bem-estar dos visitantes.

Evento atrai pequenos negócios e marcas já consolidadas, como a Peça Rara

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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