ASN GO
Compartilhe

Estande do Sebrae recebe grande público e promove atividades diversificadas na Sudoexpo

Instituição promove ações interativas, divulga artesãs locais e incentiva que empresários participem de feiras e tenham acesso ao crédito de maneira consciente e responsável
Por Valério Delfino, de Rio Verde
ASN GO
Compartilhe

No segundo dia da Sudoexpo, em Rio Verde, no Sudoeste Goiano, nesta quinta-feira (12), o estande do Sebrae promoveu atividades interativas, distribuição de alguns brindes e contou um consultor especializado em planejamento empresarial para oferecer orientações e dicas. Mais de 400 pessoas já haviam passado pelo espaço, e a expectativa é receber cerca de 800 visitantes até o final da feira, neste sábado (14).

Em destaque, o Espaço do Artesanato Sebrae presente na Sudoexpo este ano abriga peças e produtos de 11 artesãs da região que se revezam durante os quatro dias de evento. A oportunidade serve de experiência para que as profissionais possam precificar, divulgar e comercializar seus trabalhos em feiras de grande porte. O projeto é coordenado pela gestora Daniela Caixeta.

Todas as artesãs participaram da Jornada do Artesão, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae que promove a realização de cursos e aulas on-line, com consultorias gratuitas sobre plano de negócios, gestão financeira, marketing digital e vendas.

A expositora Alessandra Freitas trabalha na produção de bonecas, brinquedos lúdicos e educativos e outros tipos de peças

A expositora Alessandra Freitas trabalha na produção de bonecas, brinquedos lúdicos e educativos e outros tipos de peças. Em sua atividade, conta que desenvolveu a curiosidade de trabalhar com crianças atípicas.

Feliz com a oportunidade de as artesãs apresentarem suas peças na feira, ela ressalta a importância de terem contato com vários clientes e público em geral no evento. “Dessa forma, adquirimos mais conhecimento. Com a ajuda do Sebrae, aprendemos mais sobre gerenciar os negócios e olhar questões financeiras como precificação. Logo, dá credibilidade ao que fazemos e nos deixa confiável em nosso espaço”, diz Alessandra, que também já teve a oportunidade de expor em feiras como a Tecnoshow.

Já outra expositora da Sudoexpo, Régia Lúcia de Lima, trabalha em peças de crochê e macramê. Na produção de seus materiais, ela desenvolve tapetes, itens de vestuário, jogo americano e bikini por exemplo. Depois de enfrentar dificuldades na época da pandemia de covid-19, a artesã precisou vender sua loja e passou por um processo de depressão. Ela conta que procurou tratamento e, com o gosto pelo artesanato, voltou a atuar no ramo e pôde aprender coisas novas e aprimorar o que já desenvolve. “Para se ter ideia, comecei a trabalhar com papel machê e cerâmica e fiz um curso de arraiolo.”

Régia Lúcia de Lima trabalha em peças de crochê e macramê

Participando da Sudoexpo pela primeira vez, a profissional conta que busca participar de toda reunião, oficina e palestra desenvolvida pelo Sebrae. “Agora estou aqui expondo meus produtos. Venham prestigiar a feira e ver nosso trabalho”, convida.

O estande do artesanato goiano foi inspirado na CASACOR Goiás deste ano, realizada em Goiânia, e o Sebrae levou uma apresentação mais refinada dos itens produzidos pelas artesãs locais, conforme destacou o analista técnico Maxsuel Bueno. “Isso ajuda a dar visibilidade para essas artistas”, explicou.

Oportunidade com o subsídio

O Sebrae é um dos grandes parceiros da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Verde (Acirv), realizadora da Sudoexpo, que é uma feira que já está consolidada na cidade. Este ano, o destaque é a presença de 28 empresas que expõem seus produtos com o subsídio de 70% por parte do Sebrae. “Sabemos que sem o apoio da instituição o micro e pequeno empreendedor não consegue participar de um evento como esse e entendemos a importância de as pessoas terem a oportunidade de estarem em uma feira pra apresentar seus produtos”, comenta Maxsuel.

O analista técnico Maxsuel Bueno destacou o apoio com subsídios e capacitações aos pequenos empresários

No ramo de joias e semijoias há 40 anos, a empresária Neiva Kossmann é uma das expositoras presentes na feira que adquiriu o subsídio do Sebrae. Como resultado da exposição, ela avalia que o networking desenvolvido dentro do evento é “impressionante e especial”.

No momento em que alguns empreendedores sofrem devido a necessidades de investimento, Neiva lembra da cooperação do Sebrae em auxiliá-los. “Isso é muito importante a anima o empresário. Fico muito agradecia pela oportunidade de estar aqui e conhecer pessoas. Temos que agir. Se não nos movimentarmos, as coisas não mudam”, observa. Neiva possui um escritório e atende os clientes apenas com hora marcada, visando a uma atenção mais personalizada e relacionamento melhor entre o cliente.

Neiva Kossmann, que trabalha com joias e semijoias, é uma das expositoras presentes na feira

Outra empreendedora participante da feira, Gisele Oliveira trabalha com agricultura familiar. Ela, juntamente com a mãe, Simone Paradzinski e o restante da família, produz doces cristalizados na propriedade rural. Os quitutes da pequena empresa são reconhecidos por muitos rio-verdenses e já foram expostos em várias feiras da cidade.

Na sua visão, poder fortalecer o nome do empreendimento e ter relacionamento com outras empresas são fatores positivos na hora de participar da Sudoexpo. “A feira concentra muitos empreendedores de Rio Verde e região, e é possível entrar em contato com bastante gente. Inclusive alguns desenvolvem produtos similares em comparação à nossa atividade. Sempre trocamos ideias, é muito bom”, avalia.

Outra empreendedora participante da feira, Gisele Oliveira produz e comercializa, com a família, doces cristalizados em sua propriedade rural

Ao visitar o estande do Sebrae, a estudante de administração Nany Cristiny Araújo da Silva aproveitou para conhecer o espaço e elogiou a receptividade dos profissionais. “O ambiente é muito organizado, e os especialistas nos atenderam muito bem”, disse. Como estudante universitária e pensando num futuro profissional, Nany avalia que o empreendedorismo pode ser uma alternativa de trabalho.

Rodada de Crédito

Outra iniciativa do Sebrae na programação da Sudoexpo, em parceria com a Acirv, foi a Rodada de Crédito, realizada na quinta-feira (12). A ação promoveu a aproximação entre oito instituições bancárias e pequenos empresários locais. “Por meio desta iniciativa, o empresário que às vezes não conhece o banco e não sabe como funciona os serviços, pôde sentar na mesa de negociação”, explicou o analista Maxsuel.

Cleyton Rezende, da Girassol Alimentos, com Ceane Guimarães Furquim, do Sicoob: Rodada de Crédito mobilizou empreendedores e instituições financeiras

As instituições, portanto, levaram condições especiais para os empreendedores. “Sabemos que crédito muitas vezes é burocrático, e a ideia é aproximar esse empresário dos bancos, visando acessar o crédito de maneira consciente e responsável. Isso contribui para que o negócio se desenvolva.”

Para a gerente do BB Lígia Carvalho, a rodada significou grande oportunidade de prospectar novos clientes e estar em contato com empreendedores que também já operam na instituição. “A medida fortalece consequentemente o relacionamento. Notamos que todos os empresários apresentavam uma gestão madura de seus negócios.”

Segundo a especialista, as dúvidas mais frequentes apresentadas na rodada eram em relação às condições das linhas de crédito como prazo, taxa e valor a ser disponibilizado. “Agradecemos ao Sebrae pela realização desse evento enriquecedor e estamos ansiosos para transformar as interações em negócios”, ressalta.

A gerente do BB Lígia Carvalho participou da rodada e elogiou a iniciativa

SERVIÇO

Sudoexpo 2024

Até 14/09

Centro de Convenção Municipal e Teatro Lauro Martins – Av. Universitária – Rio Verde

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • artesãs
  • estande do Sebrae
  • feira
  • Regional Sudoeste
  • Rio Verde
  • rodada de crédito
  • Sudoexpo