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Estilistas autorais concluem capacitação em parceria com Instituto Rio Moda

Projeto agora vai continuar com consultorias para que empresas possam se qualificar ainda mais para o mercado
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
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O Sebrae Goiás reuniu na tarde desta terça-feira (10), os empresários do Projeto de Moda Autoral. No período de março a agosto, 21 empresas receberam capacitação em parceria com o Instituto Rio Moda. “É uma ação importante, porque o Sebrae entende a relevância da moda autoral dentro do cenário da moda goiana”, afirma a gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thais Oliveira. “Fizemos essa capacitação como uma forma de potencializar esses pequenos negócios que já têm um potencial gigante de competitividade, de acesso ao mercado”, assinala.

Thais Oliveira, gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, destacou a necessidade de os empreendedores terem visão estratégica

Thais avalia os resultados de forma positiva e satisfatória para os participantes. “Foi muito benéfico para todos”, diz. Contudo, o trabalho junto aos empreendedores da moda autoral não foi concluído, já que eles ainda receberão acompanhamento por parte do Sebrae. “A gente não vai deixar de ter esse relacionamento com eles e atender às demandas, seja em atendimentos bimestral ou trimestral, ou de acordo com a necessidade pontual que apresentarem para nós”, explica.

Além disso, a gestora assinalou a importância de os estilistas darem continuidade ao relacionamento construído entre eles durante a capacitação. “Vocês já sabem que o Sebrae pode ajudar. Vocês têm um poder como coletivo”, afirmou ela, durante o encontro. A orientação de Thais foi para que eles estejam atentos quanto à força que possuem. “Enquanto grupo, vocês têm um poder muito grande frente às outras instituições. Mantenham o olhar estratégico para o negócio de vocês”, orientou.

Beatriz Dorneles, gestora do projeto na Regional Central: aceleração em moda autoral

Já a gestora do Projeto de Moda Autoral pela Regional Central, Beatriz Dorneles, explica a satisfação por participar da ação junto aos estilistas, em função da alta produtividade apresentada pelo grupo. “Eles foram bastante proativos. Foi uma capacitação voltada à aceleração em moda autoral, em que foram trabalhadas estratégias, metas e resultados, com temas desde moodboard até gestão de negócios”, diz.

O projeto teve início em 13 de março, com uma palestra de sensibilização, com o tema “Números e Cores”, realizada por Roberto Meireles, do Instituto Rio Moda. Na ocasião, ele já detalhou como seria todo o cronograma de capacitações para esses empresários, com os consultores do Rio Moda. Inicialmente foram dois dias de instrutoria, com uma palestra à noite. No dia seguinte, o grupo participou de uma imersão durante o dia todo. Após esse período, a capacitação foi por temática, ocorrendo on-line, dividida em grupos de mentoria. Na sequência, foi realizada consultoria individual. “Assim, foi possível trabalhar a dor de cada empresa em busca de soluções”, explica Beatriz. Com o encerramento do projeto com o Instituto Rio Moda, o Sebrae apresentou um novo projeto, no qual os integrantes do grupo receberão consultoria. “Dentre os quatro temas mais trabalhados, identificamos a necessidade dessa consultoria para ajudar o empresário de moda autoral”, disse Beatriz.

A psicóloga clínica Lorena Gomes vai prestar consultoria para as empresas

Para tanto, a psicóloga clínica e consultora Lorena Gomes irá atender as empresas de forma individualizada. A profissional irá auxiliá-las no planejamento, processos e gestão de pessoas. “Meu papel no grupo é de uma jornada de quatro horas para trabalhar ferramentas de gestão empresarial a exemplo da matriz SWOT e com aprofundamento e na sequência, montar um plano de ação”, assinala.

Estilo autoral

Lucas Fernando, formando em design de moda, fundador da Lucas Caslu, explicou no encontro que o projeto acrescentou muito ao trabalho. “Tenho uma visão completamente diferente agora”, disse. Outro fator importante para Lucas é que com os conhecimentos obtidos durante a capacitação, ele já consegue apurar resultados positivos como o aumento da margem de lucro nas roupas que produz sob encomenda para artistas em Goiás. A partir de agora, o estilista também inicia a produção prêt-à porter.

Lucas Fernando, da Lucas Caslu: ampliando os horizontes

Além disso, Lucas já participa de feiras e eventos em Goiânia, com coleções e personalização de peças prontas. “Hoje consigo ter uma percepção de produtos diferente do que eu tinha antes. Ainda trabalhando sozinho, desde o primeiro atendimento aos clientes, idealização, desenho, escolha de materiais, modelagem, corte e costura”, disse. E ele também já começa a se movimentar para formar uma equipe de profissionais, por meio de parcerias.

Mariana Malheiros, da Thur Oficial, que é uma marca handmade, com técnica de crochê, ressaltou que a capacitação foi de grande proveito. “Foi um processo de mudança dentro da minha marca de novas adaptações. Foi uma chuva de conhecimento.”

Mariana Malheiros, da Thur Oficial: “chuva de conhecimento”

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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