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Evento impulsiona moda goiana rumo ao mercado internacional

O encontro tratou sobre a jornada que o empreendedor precisa passar para exportar com qualidade, constância, acerto do público-alvo e sucesso para os negócios
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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Empresários, estilistas e representantes do setor se reuniram para discutir estratégias de expansão e internacionalização da moda (Fotos Silvio Simões)

A moda goiana deu mais um passo rumo à consolidação no cenário nacional e internacional. Durante o Tranoï Fashion Talk – Oportunidades de Internacionalização das Marcas Goianas, evento que aconteceu pela manhã do último sábado (10), na sede do Sebrae Goiás, empresários, estilistas e representantes do setor se reuniram para discutir estratégias de expansão e internacionalização da moda produzida no estado.

Com foco especial na valorização da identidade criativa local, o encontro teve como objetivo fortalecer a presença da moda goiana no mercado nacional e abrir caminhos para conexões com o mercado francês, um dos mais influentes do mundo no setor. A iniciativa também reforça o papel do Sebrae Goiás como correalizador do movimento de internacionalização da moda regional. A ação integra uma série de esforços do Sebrae para posicionar Goiás como um polo criativo e competitivo no setor da moda, promovendo não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o reconhecimento da originalidade e da diversidade cultural presentes nas criações locais.

O encontro contou com a presença da renomada estilista Isabela Keiko Uagaia, que possui 25 anos de carreira em negócios da moda, dos quais 20 são dedicados a promoção da moda brasileira em eventos internacionais. A estilista já organizou ou colaborou com diversos eventos de moda pelo mundo, especialmente na França, nos Estados Unidos e na Ásia. Atualmente, Isabela representa com exclusividade os salões Tranoï, parceiro oficial da PFW – Paris Fashion Week e FHCM- Fédération de Haute Couture Et Mode (Federação Francesa de Alta-Costura e Moda), nos Estados Unidos, e é responsável pelo Curve New York e Curve Los Angeles que reúne profissionais do setor de lingerie, sleepwear, loungewear.

O empresário Leandro Pires, realizador do talk, e a gestora de Moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira

O realizador e mediador do talk foi o empresário Leandro Pires, que acompanha os eventos de moda pelo Brasil e pelo mundo e atua como consultor pelo Sebrae e outras instituições em Goiás. O gestor de Acesso a Mercado do Sebrae Goiás, Leonardo José Cicilio Araújo, mostrou aos presentes como o Sebrae pode ajudar os pequenos negócios nessa internacionalização. Para ele, internacionalizar é um processo que não é do dia pra noite, mas é possível e precisa de uma parceria. “O Sebrae está aqui para apresentar o programa Move Mais, que inclui a internacionalização como uma jornada que vai desde a preparação do empresário até levá-lo à oportunidade de negócio, com o acompanhamento desses resultados”, explicou.

Leonardo reforçou que internacionalizar traz muitos benefícios, como mudar a visão do cliente no mercado interno, força financeira, por receber divisas em moeda estrangeira e absorção das inovações do mercado exterior pra aplicar no mercado interno. “São muitas vantagens, mas o empreendedor tem que estar atento às exigências severas do mercado exterior, principalmente ligadas à qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade, certificações, o que exige mais preparo do empresário. Mas o Sebrae está aqui para apoiar quem quiser entender como que esse mercado funciona”, reforçou.

Para o empresário e consultor Leandro Pires, o evento tem como objetivo fazer uma provocação para que os empresários avaliem como produzem moda atualmente e, se querem exportar, que saibam que o caminho depende da maturidade de cada empresa. “Temos que discutir sobre o potencial, aquilo que ainda não foi alcançado, ou seja, a promoção desse evento é justamente para que a os empresários da moda percebam que exige um potencial e, portanto, uma oportunidade. Aí é uma questão de gente seguir uma jornada de trabalho, de preparação para poder avançar. Esperamos que haja cada vez mais o fortalecimento da cadeia produtiva da moda ”, analisou.

Segundo Leandro, a moda goiana é muito conhecida pelo viés do atacadista, mais focada em preço, mas citou nomes de empresas goianas que já ganharam projeção nacional e internacional, pelo design e conceito, com uma linguagem mais de moda, com posicionamento de valor, autoral, consideradas premium com valor agregado. A marca Tear, Theo Alexandre, Raphael Aquino (Jacobina), Eleonora Siung, Ana Prata são alguns que já conseguiram alcançar essa valorização em outros países.

Isabela Keiko Uagaia, estilista convidada para o talk

Convidada especial, Isabela Keiko Uagaia mostrou o panorama do circuito internacional, quais são as possibilidades de participação em eventos e sobre a valorização do designe brasileiro. O objetivo, segundo ela, é poder mostrar ao empresário que há essa possibilidade, mas que existe desafios e é um trabalho a longo prazo. Isabela enfatizou que a participação em um evento internacional não resolve a questão financeira, administrativa e de vendas de uma empresa. “É um trabalho de construção, assim como uma marca sai de Goiás e quer vender nas outras capitais, não deixa de ser um trabalho de construção, fora do país também”, ressaltou.

Isabela contou que dentro do nicho em que trabalha, os produtos autorais são mais premium, e ela vê que a moda acaba se destacando nesse sentido porque quando se fala em produtos brasileiros, o lifestyle está muito atrelado à criatividade, jovialidade, do colorido. Ela acredita que em Goiás, a partir do momento em que se tem profissionais especializados, nada é impossível de ser requintado, elaborado, repensado. “Na sexta visitei o ateliê de algumas marcas daqui que já conheço e o que mais reforcei é que a exportação, antes de tudo, deve estar dentro do planejamento estratégico da empresa, tem que ser uma vontade do empresário”, afirmou.

A estilista Isabela Keiko Uagaia e o empresário Leandro Pires

Ao fim do talk Isabela e Leandro responderam a várias dúvidas dos empresários presentes e a equipe de moda do Sebrae Goiás acompanhou todo o evento, como a gestora de moda da Regional Central, em Goiânia, Beatriz Dorneles e a gestora estadual de Moda Thaís Oliveira. De acordo com Thaís Oliveira, o Sebrae está à disposição para apoiar um coletivo de empresas queiram exportar. Para isso a segunda iniciativa, já que o talk foi a primeira, os empresários e parceiros precisam criar esse coletivo para que o caminho para internacionalização da moda goiana, principalmente dos pequenos negócios, possa iniciar uma construção de sucesso.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

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