
Goiânia sediou na sexta-feira e sábado (26 e 27/09) a Expo Favela Innovation Goiás 2025, que teve como palco o Passeio das Águas Shopping e movimentou o cenário de empreendedorismo das comunidades periféricas. O evento reuniu startups, pequenos negócios, artistas e iniciativas sociais com o objetivo de transformar realidades nas favelas.
Depois do sucesso da edição de 2023, que atraiu milhares de pessoas e movimentou quase R$ 2 milhões em negócios, o evento continuou em 2024, e a expectativa para 2025 ficou ainda maior. Ao longo da programação, os visitantes tiveram acesso a palestras, workshops, rodadas de negócios, mentorias, pitches de startups e apresentações culturais. Todo esse cenário consolida a Expo Favela como espaço de visibilidade e conexão entre empreendedores e o mercado.
Durante a abertura oficial das atividades, o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, lembrou que a chegada da Expo Favela ao estado começou a ser construída há dois anos, em uma reunião inicial com a Central Única das Favelas (Cufa). Segundo ele, a consolidação do evento comprova a força da iniciativa. “Ao chegarmos à terceira edição, é possível visualizar a dimensão e amplitude de todo o apoio que a Cufa tem conquistado, sensibilizando milhares de pessoas com as iniciativas da Expo Favela em nosso estado.”

Antônio Carlos ressaltou ainda que o evento é um espaço estratégico para o Sebrae estar próximo dos empreendedores. “Acreditamos que o empreendedorismo é o grande transformador das mudanças que queremos para Goiás. A Expo Favela nos permite estar em contato direto com os empreendedores e fortalecer ações que promovam cada vez mais o desenvolvimento econômico e social.”
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, também participou da solenidade e afirmou que a iniciativa tem papel fundamental em democratizar o acesso à tecnologia e ao empreendedorismo. Para ele, a inovação precisa “chegar às comunidades e à base da pirâmide”. “É uma iniciativa muito relevante da Cufa, que o governo de Goiás tem orgulho de apoiar, porque conecta favela, empreendedorismo e tecnologia.”
O secretário destacou também o impacto econômico e social da proposta. “É fundamental empoderar essa turma para gerar renda a partir da inovação, da inteligência artificial e de novos negócios. A Expo Favela é um exemplo de como a inovação pode chegar a todos os setores da sociedade, permitindo que cada vez mais pessoas empreendam e transformem suas vidas”, disse ele.

O presidente da Cufa Goiás, Breno Cardoso, destacou que a realização da Expo Favela só é possível graças ao apoio de instituições e parceiros que acreditaram no projeto desde o início. “Só conseguimos chegar à terceira edição porque tivemos pessoas que acreditaram no sonho da Expo Favela. Hoje, mesmo que alguns não estejam aqui, temos seus representantes, e é por causa deles que esse evento está acontecendo novamente”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que a feira se consolida como um espaço estratégico para aproximar empreendedores da periferia de grandes empresários e investidores. “A Expo Favela vem para ser um ponto de encontro, um lugar onde os empreendedores podem mostrar seus negócios e conquistar visibilidade, apoio e investimento para crescerem ainda mais”, explicou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
