O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro, é uma data para refletir sobre as conquistas e as dificuldades. As MPE representam, no estado, 64,8% dessas novas vagas de trabalho geradas em agosto, ou seja, 50.131 postos de trabalho. Diante desses números, não há como negar a importância desses empreendedores para o mercado. Entre uma história e outra, a superação desses inovadores e geradores de emprego são a válvula propulsora para incentivar as pessoas a tirarem do papel o sonho de criar seu próprio negócio.
Um dos segmentos que tem crescido no mercado em São Luís de Montes Belos é o de lanchonetes, sanduicheiras e hamburguerias. Segundo dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), empresas dessa área tiveram crescimento de mais de 95% em quatro anos. Em 2020 eram 71 estabelecimentos cadastrados, número que saltou para 140 no ano de 2024.
Trata-se de área que movimenta o comércio no estado. Só em Goiânia, ainda conforme a Juceg, são 6.579 estabelecimentos. É dentro desse cenário que começa a história da família Massuco, empreendedores apaixonados pela panificação e que viram na montagem de uma hamburgueria a forma de investir capital e gerar seu sustento.
Com o Sebrae no acompanhamento de cada passo do negócio, João Massuco começou na garagem da casa da sua mãe com três familiares em 2020 e hoje conta, quatro anos depois, com uma loja física e uma cozinha central com mais de 30 colaboradores.
O Sebrae começou a dar suporte ao empreendimento logo que a família começou. Na ocasião, João Pedro solicitou uma consultoria para adquirir crédito. De maneira sútil e com dificuldade, optou por abrir com recursos próprio e cresceu com o passar do tempo. João e seu sócio e irmão Pedro Massuco não param e já pretendem alçar voos maiores como a idealização de uma franquia.
“Fiz o projeto para fazer a fábrica (central da cozinha) e o Sebrae me apoiou muito nessa época. Esse ano fizemos o Empretec. Sempre tive o suporte do Sebrae em cada etapa da minha empresa. Em 2022, fizemos uma reunião no auditório do Sebrae e começamos a tratar da cultura dentro da empresa. A próxima consultoria que faremos é na área de RH e vamos começar o estudo da viabilidade de uma franquia”, afirma João.
Como tudo começou
Uma receita de mãe que remete ao tempo de infância e um hambúrguer artesanal de comer rezando de tão saboroso. Com uma receita feita assim não teria como o investimento não crescer. E assim é a hamburgueria Massuco, em São Luís de Montes Belos: uma explosão de sabores aliados ao bom atendimento e um espaço aconchegante.
A história começa na cozinha da matriarca da família Massuco. João, recém-chegado da Espanha em 2020, decidiu voltar para a casa da sua mãe com a ideia de vender pães. A receita da matriarca foi o carro-chefe do empreendimento e, em uma das reuniões de família, João resolveu fazer um hambúrguer para acompanhar o pão caseiro. Os elogios foram tantos que, a partir de então, repensou resolveu abrir a hamburgueria que, em junho de 2020, levou o nome de Massuco e começou a funcionar apenas como delivery.
O negócio começou de maneira informal e, em dois meses, o empreendedor abriu seu CNPJ. A parceria com o Sebrae na consultoria de crédito veio na sequência, e o empreendimento ganhou impulso. Se em junho de 2020 o delivery era na garagem da mãe, no mesmo ano, em dezembro, a empresa foi para uma loja na rua Rio da Prata. Pouco mais de dois anos depois, o seu irmão Pedro se tornou sócio do empreendimento.
Investidores natos, João e Pedro decidiram ampliar o negócio, já que o espaço ficou pequeno. Com isso, a hamburgueria foi para a rua Bom Jardim em março de 2023, local em que funciona até hoje. Porém, o atual estabelecimento está todo repaginado já que no começo o espaço era o local tanto da loja quanto da fabricação dos pães e hamburguês. Realidade que mudou em março de 2024 quando inauguraram a cozinha central em outro espaço e reinauguraram a loja dia 31 de agosto.
Inovação
Como microempreendedor, João acredita em mudanças, mas afirma que ainda tem muita coisa para ser feita. “Temos uma carga tributária absurda e a burocracia, que, em alguns aspectos, é muito grande. Mas o Brasil é um local que tem muitas possibilidades de crescer. Para isso, basta inovar. Tem muito espaço para crescer aqui”, argumenta.
No que se refere ao crescimento, o empreendedor aponta alguns aspectos: a paixão, a persistência e a inovação. “Tivemos persistência em fazer as coisas, e a gente sempre trabalhou com inovação. Aliado a esses dois aspectos, é preciso ter paixão pelo que faz. O sucesso se deve pelo compromisso de fazer algo que seja prazeroso e inovador. Por exemplo, sempre abri de segunda a segunda, de 11h as 23h. Ninguém aqui faz isso, e também investi em tecnologia”, explica.
Quando questionado sobre a ascensão em pouco mais de quatro anos de existência, João é taxativo. “Foi um crescimento rápido, mas ele foi dia após dia. No dia a dia foi muito intenso. Esse ano fizemos dois investimentos muito grandes com duas inaugurações. Nunca fui dormir sem passar no que fazer no outro dia. Eu vivo e amo esse negócio. Persistir sempre. Acredito que essa seja a fórmula do sucesso”, finaliza.
E para uma família que tinha um forno que assava seis pães por vez e teve no seu primeiro dia de delivery sete pedidos, hoje são 120 pães a cada fornada e uma venda média de mais de 260 hamburguês dia e, dependendo o fim de semana, chega a 500. O atendimento qualificado com kits personalizados para os mais diversificados clientes faz toda a diferença para os Massuco que descobriram na hamburgueria a sua chave do sucesso.
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INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
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