ASN GO
Compartilhe

Família transforma garrafas de vidro em peças artesanais em Cidade Ocidental

O que começou como uma terapia ocupacional hoje caminha para se transformar em uma cooperativa
Por Viviane Sena, de Luziânia
ASN GO
Compartilhe
Com o apoio do Sebrae, Beta Marsan e Iuri Sigolo transformaram garrafas de vidro em negócio sustentável

Beta Marsan é gerente comercial e mora em Cidade Ocidental, município goiano localizado a cerca de 40 km de Brasília. Ela e o esposo, Iuri Sigolo, que trabalha como assistente administrativo, tiveram o primeiro contato com trabalhos manuais quanto Iuri precisou buscar uma terapia ocupacional e viu na internet vídeos onde as pessoas transformavam garrafas de vidro em copos, taças e tulipas.

Eles então começaram a visitar os comércios locais, ruas e bosques da cidade em busca de matéria-prima. Assim que começaram a produzir as primeiras peças, já tiveram a aprovação dos amigos e familiares que pediam encomendas e queria comprar os produtos. Beta conta que nesse momento ela começou a enxergar a terapia com outros olhos: “Isso reforçou o que já estávamos pensando, não só no olhar de comercializar esses produtos, mas a gente pensou além, em montar um projeto, para poder capacitar e trazer autonomia financeira às famílias que estão inseridas nos programas sociais do nosso município”.

O casal então conheceu o Sebrae e começou a participar de cursos, palestras e principalmente frequentar a Casa do Artesão de Cidade Ocidental, onde fizeram novos contatos e tiveram acesso à feiras e exposições. Além dos copos, taças e tulipas, o casal começou a recolher pedaços de madeiras em obras e transformar em suporte para os copos, tudo com processo de limpeza, lixamento e tratamento da matéria-prima.

As peças diferenciadas tornaram o negócio um sucesso

Beta conta que o casal enxerga que esse trabalho tem o potencial de mudar a vida de muitas famílias: “A ideia é a gente tentar montar uma cooperativa e trazer essas famílias com essa nova modalidade de trabalho, dentro da pegada sustentável, porque assim ganham o município, o meio ambiente, as famílias, todo mundo sai ganhando”.

Os produtos, além de serem vendidos em feiras e exposições, também podem ser encontrados através das redes sociais. No Instagram é só buscar @entorneioficial. Além disso o casal também tem parceria com os comércios que fornecem a matéria-prima e compram os produtos para darem de brinde aos clientes.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

  • artesanato
  • case
  • Cidade Ocidental
  • vidro