ASN GO
Compartilhe

Fé e negócios se unem em Anápolis no lançamento do novo roteiro de turismo Caminhos Santos

Projeto conta com apoio do Sebrae Goiás, do Comtur, da prefeitura da Paróquia Sant’Ana, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil e da Diocese de Anápolis
Por Leidiana Batista, de Anápolis
ASN GO
Compartilhe
Missa marcou o início das atividades no lançamento do projeto Caminhos Santos (Fotos Leidiana Batista)

Na quinta-feira (22), Anápolis celebrou um momento histórico com o lançamento oficial do projeto Caminhos Santos. A cerimônia aconteceu na Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana e reforçou a integração da cidade à rota do turismo religioso de Goiás, que reúne tradição, espiritualidade e desenvolvimento econômico em uma mesma proposta.

O desenvolvimento do projeto conta com o apoio institucional da Paróquia Sant’Ana, do Sebrae Goiás, do Conselho Municipal de Turismo de Anápolis, da Prefeitura de Anápolis, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (Ordem Franciscana) e da Diocese de Anápolis.

A programação teve início com uma missa solene, seguida por um café da manhã e apresentações que reuniram fiéis, representantes do Sebrae Goiás, autoridades municipais, lideranças religiosas e membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A iniciativa propõe um roteiro que conecta as principais cidades e santuários religiosos da rota de Negócios e Tradições do Estado, com o objetivo de impulsionar pequenos negócios, valorizar o patrimônio cultural e fomentar o turismo regional.

O gerente regional do Sebrae Goiás, Sergio Monturil

“A maior parte da economia no setor de turismo é movimentada pelos pequenos negócios. Esse projeto valoriza nossa expertise de apoiar o empreendedor que, com sua pousada, restaurante ou produção artesanal, garante a vivência completa ao visitante”, destacou Sérgio Monturil, gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste. Ele ressaltou ainda a importância de Anápolis não apenas como polo industrial, mas como uma cidade que respira religiosidade e cultura. “O turismo religioso é mais uma vocação econômica que precisamos estimular”, afirmou.

O projeto Caminhos Santos conecta importantes polos religiosos, como Trindade, Abadia de Goiás, Goiânia e Anápolis — consagrada como a “Casa dos Avós”. Além da Paróquia Sant’Ana localizada no centro da cidade, a Paróquia de São Joaquim também faz parte do projeto.

Localizada no centro da cidade, a Paróquia Sant’Ana é a protagonista do evento, especialmente por ser o marco inicial de toda história da cidade (o nome Anápolis significa Cidade de Ana). Também vive a expectativa e preparação para a elevação à condição de Santuário Diocesano, reconhecida pela Diocese de Anápolis, também parceira do projeto.

Frei Alex lembrou a história da imagem de Sant’Ana

Frei Alex, pároco da comunidade e anfitrião do evento, lembrou que a devoção à Sant’Ana está na origem da cidade, quando Ana das Dores Gomes de Souza Ramos doou a imagem da padroeira, o que deu início à pequena capela que depois se transformou no núcleo urbano de Anápolis. “Quando ela fez a doação, disse que Sant’Ana seria padroeira de uma grande cidade. Hoje vemos essa profecia concretizada”, relembrou emocionado.

Sobre a iniciativa do projeto, o frei esclareceu que “não há riscos de uma comercialização do sagrado. O sagrado precisa ser evidenciado, precisa ser colocado em seu lugar de prioridade”. Completou elogiando a atuação do Sebrae que, segundo ele, oferece suporte essencial ao desenvolvimento do turismo religioso de forma ética e respeitosa.

O vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, marcou presença, além de outras autoridades

O vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, também participou do lançamento e destacou a parceria entre as diversas instituições envolvidas. “A prefeitura está à disposição da comunidade, sempre para servir e atender às necessidades da população”. O gestor reafirmou o apoio da prefeitura ao desenvolvimento do turismo religioso como vetor econômico.

Além do vice-prefeito, os vereadores Marcos Carvalho e Capitã Elizete marcaram presença como representantes da Câmara Municipal. O gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora e de Indicações Geográficas do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes Rabelo, também marcou presença no evento.

João Luíz Prestes e o analista do Sebrae Ewerton Costa

Parcerias

Entre os desafios de transformar a proposta em realidade, o analista do Sebrae Goiás Ewerton Costa destacou a articulação entre os diversos parceiros. “É desafiador ser ponte entre tantos atores, mas ver o projeto sair do papel é extremamente gratificante”, afirmou. Ele reforçou que a iniciativa fortalece a economia criativa e qualifica empreendedores locais para atender ao público que deve crescer com o fortalecimento da rota.

Wilton Ferreira, presidente do Comtur, destacou que, tradicionalmente, Anápolis é conhecida apenas por sua força industrial e logística. “Aqui só falam em Anápolis como uma cidade industrial. Estamos entre negócios e tradições, resgatando principalmente a cultura através do Caminhos Santos”. Ele também lembrou que a religiosidade da cidade é ampla em vários segmentos, como espírita, evangélico e que há um templo muçulmano no município.

Wilton ainda destacou o protagonismo da iniciativa do projeto por parte do Sebrae Goiás. “Eu acho que é o Comtur que está apoiando o Sebrae. Nós somos as pessoas que estão dando o suporte para que o Sebrae desenvolva esse trabalho tão grandioso, tão bonito aqui na cidade de Anápolis”, completou.

À esquerda, o presidente do Comtur, Wilton Ferreira, falou sobre a importância de reconhecer Anápolis além do potencial industrial

União de fé e Negócios

A apresentação do projeto foi conduzida pela consultora do Sebrae Goiás, Cybelle Bretas, que detalhou como o Caminhos Santos une fé e negócios. “Esse projeto promove o fortalecimento do patrimônio histórico e cultural das cidades envolvidas, ao mesmo tempo em que gera oportunidades para pequenos empreendedores e valoriza a produção local”, explicou.

A rota do Caminhos Santos inicia como roteiro Sagrada Família, que envolve inicialmente quatro municípios principais:

Trindade — A Casa do Pai (Divino Pai Eterno), centro da maior romaria do Centro-Oeste.

Abadia de Goiás — A Casa da Mãe (Nossa Senhora D’Abadia), referência de devoção mariana.

Anápolis — A Casa dos Avós (Sant’Ana e São Joaquim), exaltando a tradição familiar e religiosa.

Goiânia — O Santuário da Família (Sagrada Família), símbolo da espiritualidade doméstica.

Ela explicou que os municípios se tornam um elo essencial nesse percurso de fé, cultura e desenvolvimento econômico, ao mostrarem que é possível unir o melhor dos dois mundos: espiritualidade e empreendedorismo. Ainda há previsão do desenvolvimento de mais três roteiros turísticos: um roteiro Mariano, roteiro Sabores da Fé e finalizando com as cidades centenárias com o roteiro tradições.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Anápolis
  • Caminhos Santos
  • turismo religioso