ASN GO
Compartilhe

Feira do Agronegócio fortalece investidores de Campinorte e região

5ª Edição da Fenacampi, a Feira de Negócios Agropecuários da Coopercampi, envolveu empresários e instituições no Norte Goiano
Por Pedro Gomes, Porangatu
ASN GO
Compartilhe
Participantes assistem a uma das palestras durante a Fenacampi 2024, discutindo temas como inovação tecnológica e práticas sustentáveis no agronegócio (Fotos Pedro Gomes)

Situada na Região Norte de Goiás, a aproximadamente 300 km de Goiânia, a cidade de Campinorte recebeu esta sexta-feira (14), investidores e profissionais que atuam principalmente nos diversos seguimentos ligados ao Agronegócio, por ocasião da 5ª Edição da Fenacampi, a Feira de Negócios Agropecuários da Coopercampi, Cooperativa Regional de Campinorte.

A feira é realizada em parceria com diversas instituições. O Sebrae Goiás mantém, desde as primeiras edições, um apoio institucional de grande relevância e também contribui proporcionando condições aos empreendedores, proprietários de micro e pequenas empresas e integrantes de associações participarem da exposição.

O evento, realizado durante três dias, reuniu representantes de diversas cooperativas da região, promovendo a troca de conhecimentos, negociações e apresentação de tecnologias voltadas para o setor. Palestras e demonstrações de produtos e serviços também fizeram parte da programação.

Sob a coordenação do presidente da Coopercampi, Elton José de Almeida, a solenidade de abertura da Fenacampi aconteceu na tarde de quarta-feira (12). Na ocasião, diversas autoridades foram prestigiar o evento, entre elas o prefeito Cleomar Martins de Araújo, a gerente regional do Sebrae, Rubya Karla, o presidente do Sindicato Rural de Campinorte, Luiz Carlos da Silva, e o assessor Visconde Coelho, que na ocasião representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Dentro de um cenário marcado pela força e resiliência do agronegócio, a Fenacampi se destaca como uma oportunidade ímpar para os produtores, empresários e demais agentes do ramo agropecuário. Nesses últimos cinco anos, desde que foi criada, a feira tem se consolidado como um importante ponto de encontro para discutir os desafios e perspectivas do setor, bem como para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. As novas tecnologias voltadas para o agronegócio também foram temas debatidos durante a Fenacampi 2024.

Rubya Karla, gerente regional do Sebrae, destacou a importância do apoio da instituição à Fenacampi 2024

De acordo com o presidente Elton, a presença massiva de representantes de cooperativas demonstra a vitalidade e o engajamento do cooperativismo na agricultura e pecuária. A cooperação entre os produtores tem se mostrado essencial para enfrentar os desafios do mercado, promovendo o aumento da produtividade, a redução de custos e o acesso a novas tecnologias.

Elton ressaltou também a relevância do apoio do Sebrae. “O Sebrae é de fundamental importância para a realização dessa feira, pois sem essas parcerias que foram firmadas não seria possível realizar um evento deste porte. A instituição também contribui ativamente com os empreendedores rurais, seja através de cursos, orientações, seminários, palestras e outras ferramentas, e, principalmente, aplicação de tecnologias que trazem renovação para o mercado e dão condições de competitividade aos produtores rurais na operacionalização dos seus negócios”, destacou. Ainda segundo ele, o objetivo da Fenacampi é promover o encontro de todos os seguimentos da cadeia produtiva do agronegócio.

A gerente regional Rubya Karla também destacou a potencialidade do Agronegócio no município. “A realização da Fenacampi em Campinorte não apenas fortalece a economia local, mas também evidencia o potencial da região norte de Goiás como polo agropecuário. Com um território rico em recursos naturais e uma comunidade empreendedora, a cidade se destaca como um importante centro de produção e comercialização de alimentos e o Sebrae-Goiás está presente aqui mais uma vez na Fenacampi, proporcionando essa oportunidade de acesso ao mercado aos pequenos produtores rurais”, esclareceu Rubya Karla.

Dentre os temas expostos na Fenacampi, destacam-se as discussões sobre inovação tecnológica no campo, nutrição animal, medicamentos veterinários, práticas sustentáveis de produção, acesso ao crédito rural e políticas públicas para o setor. Além disso, a feira oferece uma ampla gama de produtos e serviços, desde maquinário agrícola até insumos e produtos agropecuários, proporcionando oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.

Vista geral da Fenacampi 2024, onde 35 instituições expuseram suas mercadorias e serviços para fortalecer o agronegócio na região

O prefeito Cleomar Araújo afirmou que o agronegócio é referência e impacta diretamente na economia do município. “O setor está entre as principais fontes de geração de emprego e renda do município e esta feira realizada pela Cooperativa Regional de Campinorte a cada ano vem se fortalecendo e, ao mesmo tempo, impulsionando as empresas que fazem parte dessa cadeia produtiva”, destacou o prefeito Cleomar Araújo.

Assuntos como variação de preços no mercado agropecuário, industrialização e aproveitamento de subprodutos, mercado de commodities e políticas também foram abordados durante a Fenacampi. O consultor de mercado, pecuarista e confinador Ronaty Makuko, da empresa Pátria Agronegócios, proferiu palestra sobre soja, milho e dólar. O palestrante apresentou uma visão de mercado de estoque mundial de soja elevado para a safra 2024/2025. “Fazer gestão de risco para a próxima safra é fundamental para garantir rentabilidade”, pontuou.

O consultor também lembrou que os gastos públicos do governo influenciam diretamente na taxa de câmbio, que hoje, segundo ele, tem trabalhado em patamares acima dos R$ 5,40. “Esse é um fator positivo na formação de preços para o produtor brasileiro que tem seu produto lastreado em dólar”, afirmou o consultor.

A Fenacampi termina nesta sexta-feira (14), quando vai ser apresentado um Painel Temático sobre manejo de gado leiteiro (Senar-GO e Cooppercampi), e ainda ministrada palestra voltada para o público feminino com o tema “Mulher Cooperativista. O Seu Brilho no Empreendedorismo”.

Neste ano, 35 instituições expuseram suas mercadorias e serviços. A Coopermel, a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores do Norte Goiano, é uma das entidades expositoras. “A Coopermel sempre está presente nessas feiras, pois para nós é muito importante esse contato com o público”, disse Maria Jacy, presidente da cooperativa.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • agro
  • Campinorte
  • Fenacampi
  • Goiás
  • Porangatu
  • Regional Norte
  • Sebrae