Com o propósito de inspirar, qualificar e apresentar inovações para os pequenos negócios, teve início nesta terça-feira (17), no Centro de Convenções de Goiânia, a Feira do Empreendedor Sebrae 2023. A novidade este ano é que a Feira acontece na capital juntamente com a 1ª Expo Fecomércio e com a 16ª Feira do Imóvel. A abertura oficial, que aconteceu às 19h no Espaço Arena, foi concorrida e prestigiada por diversas autoridades, expositores e visitantes, com presença dos diretores do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto (superintendente), Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (técnico) e João Carlos Gouveia (administrativo e financeiro).
Estavam presentes também o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Marcelo Baiocchi, o diretor do Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o presidente do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias do Estado de Goiás (Secovi-GO), Antônio Carlos da Costa; o secretário de Estado da Retomada, César Moura, que representou o governador Ronaldo Caiado; e o secretário da Indústria e Comércio, Joel Santana Braga.
O diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto destacou a importância da realização da Feira do Empreendedor com a Expo Fecomércio e com a Feira do Imóvel. “É uma oportunidade para fortalecer nossas parcerias e oferecer aos expositores e visitantes diversas ações que favoreçam cada vez mais o desenvolvimento do empreendedorismo em todos os segmentos da economia no estado. Essa iniciativa pretende também incentivar a criação de novos negócios, apresentar inovações e capacitar e promover o networking entre os empreendedores participantes”, ressaltou.
Considerado o maior e mais importante evento de empreendedorismo, a Feira do Empreendedor Sebrae na capital possui uma programação que inclui rodadas de negócios, palestras, cursos, oficinas, consultorias presenciais nas áreas de planejamento, finanças e marketing, atendimento por Inteligência Artificial (IA), Sebraetec; “Avalie seu Instagram”; meetings do programa ALI, sendo um para cada modalidade do programa: produtividade, moda e transformação digital.
O espaço da feira conta com 75 expositores e 107 estandes nas áreas de tecnologia, gastronomia, turismo, varejo, segurança, fornecedores, imobiliárias, materiais de construção, entre outros. A expectativa dos organizadores é que nos três dias de evento (até dia 19), as feiras movimentem R$ 600 milhões em negócios e recebam cerca de 10 mil visitantes.
Parceiros
O presidente do sistema Fecomércio Sesc/Senac, Marcelo Baiocchi, disse na cerimônia que a Expo Fecomércio foi pensada desde o ano passado com objetivo de comemorar os 75 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que possui 33 sindicatos. Estes representam mais de 300 mil empresas, que resultam em uma arrecadação de cerca de 70% de tributos do estado. “O comércio de bens, serviços e turismo é responsável por 60% dos empregos gerados em Goiás. Dos 880 mil goianos de carteira assinada, aproximadamente 540 mil trabalham no nosso segmento. Por toda essa pujança estamos aqui com o Sesc/Senac expondo uma gama de serviços e apresentando para comerciários e lojistas programas de qualificação e capacitação”, enfatizou.
Já a 16ª Feira do Imóvel é composta por 27 empresas que disponibilizam aos visitantes cerca de 12,5 mil imóveis, entre lotes, apartamentos, casas e salas comerciais. “Essa iniciativa é um esforço conjunto das entidades que compõem o Fórum Goiano da Habitação: o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi-Goiás), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e a Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (Adu-GO). Aqui estamos prospectando bons negócios, facilitando a obtenção de moradia, discutindo políticas públicas com a missão de acabar com o déficit habitacional”, afirmou o presidente do Secovi, Antônio Carlos da Costa.
Compareceram à cerimônia os representantes das embaixadas da Argentina, do México, do Canadá da Índia e do Quênia, que vão participar de negócios no pavilhão internacional da feira. Também marcaram presença na abertura das feiras o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fillet; o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luis; o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Luiz Alberto da Silva; e ainda representantes da Faeg, Secretaria de Segurança Pública, Convention Visitors Bureau, Senai, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), Assembleia Legislativa (Alego), Conselho Regional de Administração (CRA-GO) e Associação Goiana de Supermercados (Agos).
Na abertura também foi realizada a palestra magna do evento: “Não Mexa – A Faculdade do Poderosíssimo Ninja”, com Douglas Viegas, conhecido como Ninja, ex-jogador de basquete e influenciador digital.
Feira no interior
A Feira do Empreendedor Sebrae também acontece em outras nove cidades goianas, começando em datas diferentes. Esta é a maior Feira realizada pela instituição. As cidades são: : Anápolis (Regional Centro-Leste), de 24 a 27; Anicuns (Regional Oeste), de 17 a 20; Ceres (Regional Norte), dias 17 e 18; Itumbiara (Regional Sul), dias 18 e 19; Ipameri (Regional Sul), dias 24 e 25; Jataí (Regional Sudoeste), de 19 a 22; Jussara (Regional Oeste), de 17 a 20; Santo Antônio do Descoberto (Regional Entorno do DF/Nordeste), de 18 a 20; e Senador Canedo (Região Metropolitana), dias 20 e 21.
Programação completa e inscrições
https://vitrine.sebraego.com.br/feira-do-empreendedor/
https://expo.fecomerciogo.org.br/
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn