Milhares de pessoas passaram pela Praça da Juventude, em Alexânia, durante as comemorações dos 67 anos de emancipação do município. Entre os dias 14 e 16 de novembro, o local sediou a Feira do Empreendedor, dedicada a micro e pequenos negócios e realizada com apoio do Sebrae Goiás. Enquanto no palco aconteciam apresentações artísticas, como Maria Marçal e padre Fábio de Melo, os estandes montados para a feira abrigavam uma grande oferta gastronômica de empreendedores de Alexânia, que vislumbraram no evento a possibilidade de lucro e de visibilidade.
Foi o caso da Vila Santo Antônio, um gastrobar que existe há quase um ano e meio em Alexânia e participou da Feira do Empreendedor para comercializar chope, cerveja e destilados. “Estamos apresentando o que temos de melhor porque isso nos dá visibilidade e, consequentemente, representa marketing positivo”, disse o proprietário do empreendimento, Felipe Costa Farias.

Essa valorização dos micro e pequenos que faz da Feira do Empreendedor um projeto que promete se consolidar no calendário de eventos de Alexânia. “Com o apoio do Sebrae, conseguimos chegar a 30 estandes, uma oportunidade única para fortalecer a economia local e promover o crescimento dos negócios da região”, ressaltou o presidente da Associação Comercial de Alexânia (Acialex), Wesley Melo.
Segundo Melo, o Sebrae também tem sido fundamental para o município ao contribuir na formalização dos micro e pequenos negócios, que também vem acompanhada de um portfólio de cursos e capacitações oferecidos pela entidade, ampliando a vida das empresas. “Isso, sem dúvida, fortalece a classe e faz com que toda a cidade tenha ganhos”, explicou o presidente da Acialex.

A Feira do Empreendedor foi também uma oportunidade para a hamburgueria Piglet ampliar suas vendas. O negócio de Felipe Thiago Carrijo Teles existe há quatro anos e atende eventos e vendas por delivery. Ao lado da esposa, Joyce Dutra Lima Teles, o empreendedor Felipe destacou a oportunidade em fazer parte de um evento com grande importância para a cidade.

Esse reconhecimento dos participantes é visto pelo vice-prefeito de Alexânia, Naldim Magalhães, também secretário municipal de Desenvolvimento, como um acerto em promover a Feira do Empreendedor juntamente com as festividades do aniversário de Alexânia. A parceria firmada com a Acialex e com o Sebrae também foi avaliada pelo gestor como essencial para o sucesso do evento. “Esse trabalho em conjunto impulsiona nossa economia através do apoio ao micro e pequeno, que tem buscado se desenvolver e conta com o apoio do Sebrae para cursos, consultorias e todo o tipo de suporte. Estamos no terceiro maior eixo consumidor do país e temos tudo para crescermos diante dessa vantagem”, comentou o vice-prefeito.

A Feira do Empreendedor também atraiu negócios de fora de Alexânia, que rodam Goiás em busca de eventos do tipo para oferecer seus produtos. É o caso do Pastel Goiano, de propriedade de Welita Pereira, moradora de Valparaíso de Goiás. Ela disse que os aniversários dos municípios são oportunidades para vender seus produtos e que a feira de Alexânia é bem organizada e com preços mais acessíveis para os expositores. “Vejo avanços da edição do ano passado para a de agora”, completou.

Para Fausto Valentino, analista da Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás e presente em todas as etapas da organização da Feira do Empreendedor de Alexânia, o evento teve como objetivo justamente a atração de investidores para o município e a promoção de empresas locais. “A meta foi gerar oportunidade de realização de negócios, lançamentos de produtos e conquista de novos clientes, divulgando e engrandecendo o potencial econômico da cidade”, observou.
Fausto disse que o Sebrae também ofereceu consultorias durante o evento, o que incrementou o projeto de unir exposição, gastronomia e cultura em um só espaço. “Não há dúvidas que houve uma valorização dos empreendedores locais, estimulando a economia criativa e fortalecendo a imagem de Alexânia como um polo de crescimento e inovação”, completou o analista.
Nos três dias de evento, a feira pôde cumprir a proposta inicial de se tornar uma vitrine das potencialidades locais, reunindo empresas, investidores, parceiros institucionais e a comunidade em geral em um ambiente de integração e oportunidades.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
