A programação do Sebrae Goiás na Feira do Empreendedor seguiu intensa, na tarde da última quarta-feira (18), no Centro de Convenções de Goiânia. No estande da instituição, centenas de pessoas passaram para receber orientações na área empresarial e de marketing, além de se refrescarem com a “bebida do empreendedor”, iniciativa que agradou os participantes da feira. Outro ponto que teve muita movimentação foi a arena principal onde as palestras estão sendo realizadas.
O primeiro palestrante do Sebrae a subir no palco foi o consultor Leandro Garibaldi. Credenciando nas áreas de empreendedorismo e inovação, marketing e vendas, ele falou sobre o 5G na prática. “As empresas que já utilizam a tecnologia 5G para seus negócios estão aumentando sua fatia de mercado e sua lucratividade, e muitas delas já são líderes por estarem usando essa tecnologia”, disse.
Leonardo explicou que o 5G tem menor latência, que é o tempo de resposta do sinal, e isso melhora a experiência do cliente. “É possível conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, o que é fantástico. No mercado, as empresas estão usando essa tecnologia para melhorar o atendimento, acelerar e otimizar os processos, e com certeza estão saindo na frente de quem não utiliza”, afirmou.
O especialista ainda falou da transformação digital nas empresas e como atitudes básicas ajudam o processo acontecer. “Vou dar um exemplo no marketing digital. Não adianta o empresário ter uma rede social que não é alimentada. O cliente espera ter uma experiência de consumo. Se ele gosta de uma roupa, a primeira coisa que ele faz é marcar essa empresa e interagir. Se a sua empresa não tem uma frequência de postagem, não existe transformação digital”, orientou.
Marca goiana de destaque
Outra palestra do Sebrae que também agradou muito os participantes foi a história de vida do empresário Lohran Soares, um verdadeiro “case” de sucesso. Com apenas 33 anos, o jovem é um dos fundadores da Milk Moo, empresa que revolucionou o mercado de milk-shake em Goiás. “A Milk Moo nasceu de um sonho no ano da pandemia. No mês de março de 2024 completamos quatro anos e queremos chegar a 500 lojas. Atualmente, contamos com cerca de 370 unidades. Orgulhosamente somos uma empresa goiana e a maior franqueadora do estado de Goiás no Centro-Oeste, só perdemos para o Giraffas em número de lojas”, destacou ele.
O empresário contou que, quando pensou em abrir o próprio negócio, analisou o mercado. “Observamos as lacunas que o mercado oferecia e entendemos que o milk-shake é um produto secular, ou seja, não é um produto de moda, enxergamos ali a chance de um negócio. O Bob’s sempre surfou, meio que sozinho, no cenário nacional por 70 anos. A empresa é o maior case assim de sucesso e de respeito no segmento”, contou.
A atuação da empresa começou no mês do isolamento social, com a pandemia. E mesmo com os inúmeros desafios daquele ano, os três sócios da Milk Moo conseguiram ultrapassar as metas definidas. “Meu sonho era que fechássemos o ano de 2020 com três unidades. Não tínhamos o dinheiro, mas tínhamos um grande sonho, e conseguimos fechar com cinco unidades”, lembrou Lohran.
O jovem disse ainda que, desde o formato inicial da empresa, o modelo de franquia sempre foi o caminho que eles quiseram seguir. “Das 375 cinco unidades, apenas cinco são lojas próprias, as outras são todas franquias”, pontuou. Com uma jornada de sucesso já trilhada, o empresário já tem em mente os planos para os próximos anos. “Nosso objetivo é chegar a mil lojas no Brasil em 2025 e também levar a franquia para fora do país. Já estamos trabalhando a internacionalização da marca, e sonhamos em ter sucesso também no exterior”, afirmou o empresário.
Gestão de tráfego
Uma das profissões do momento é o de gestor de tráfego. Se o empresário não tem interesse em se arriscar nessa área, ele precisa ao menos entender como funciona esse trabalho que tem se tornado vital para o sucesso digital de uma marca. Para levar informação e ainda mais conhecimento no universo das campanhas patrocinadas, o Sebrae também realizou um meeting que encerrou o terceiro ciclo do Agentes Locais de Inovação (ALI) Moda. O evento teve uma palestra sobre gestão de tráfego para empreendedores, que foi realizada na sala das rodadas de negócios.
Beatriz Dorneles, do Sebrae, que foi a responsável pelo evento, conta que a temática é muito importante para esses empresários. “Muitos aqui precisam lidar com redes sociais, e muitas vezes, não sabem muito bem por onde começar. O Sebrae ajuda nessa trilha dentro do digital”, explicou.
Segundo Beatriz, sempre que um ciclo do ALI Moda é encerrado, o Sebrae busca entender a dor dos empresários para levar o conhecimento necessário. “Sempre fazemos uma pesquisa com as empresas participantes daquele ciclo para levar a temática que eles precisam. Como não havíamos feito o encerramento da turma do terceiro ciclo, resolvemos fazer aqui na Feira do Empreendedor e também convidamos os participantes do primeiro e do segundo ciclo para participarem. O tráfego pago é um assunto muito importante e do interesse de todos”, acrescentou.
O responsável por debater o assunto foi o especialista Lorran Henrique. Segundo ele, o tráfego pago é um dos temas do marketing digital que tem crescido bastante e gerando muita demanda para as empresas e para os profissionais. “Um dos pontos, especialmente para o segmento de moda, é o tráfego pago aplicado para e-commerce, por exemplo. Estamos vendo muitos lojistas abrindo lojas on-line, mas tendo dificuldade de entender sobre as integrações de marketing digital, qual é a melhor plataforma para se fazer investimento”, exemplificou.
Durante a palestra, Lorran falou sobre a montagem de campanha, estruturação de anúncios e a configuração das ferramentas de análise e desempenho de campanha. “O empresário precisa entender que tudo é um ciclo, e não existe receita de bolo. É preciso estar aprimorando a campanha o tempo todo porque os algoritmos mudam, o público muda, as demandas mudam. Então não dá para o empresário confiar que uma única campanha vai dar o resultado que ele espera”, explicou.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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