Feira Raiz Feminina foi realizada no Martin Cererê, no último domingo, 8, e reuniu expositoras de diversos nichos, entre eles decoração e brinquedos (Fotos: Silvio Simões)
No último domingo, 8, Goiânia recebeu a primeira edição da Feira Raiz Feminina, no Centro Cultural Martim Cererê, no Setor Sul da capital. Com 69 expositoras, incluindo 18 empreendedoras na praça de alimentação, o evento apresentou uma diversidade de segmentos: moda autoral, brechós, artesanato sustentável, cosméticos naturais e gastronomia. Além da comercialização, o espaço promoveu networking, parcerias e debates sobre sustentabilidade, já que todas as embalagens utilizadas seguiram padrões biodegradáveis e compostáveis.
O Sebrae Goiás apoia o evento por meio do Programa Sebrae Delas, que tem como foco estimular o protagonismo feminino no empreendedorismo. Para Vera Oliveira, gestora estadual do Programa Delas, o apoio do Sebrae a iniciativas como a Feira Raiz é fundamental para criar um ambiente favorável aos negócios. “O nosso compromisso é transformar o empreendedorismo feminino em ferramenta de emancipação e impacto positivo na sociedade. Nosso olhar é no desenvolvimento da pessoa, do negócio, mas também no desenvolvimento de um ambiente de conexão e de oportunidades”, explicou Vera Oliveira.

Beatriz Dorneles, gestora do Programa Sebrae Delas, na Regional Central do Sebrae (Goiânia), contou que as feirantes participaram de uma trilha de capacitação e terão, ao longo do ano, outras ações realizadas pelo Sebrae. “A intenção é, além de fortalecer as relações entre as empreendedoras, é também de orientá-las a explorar as possibilidades de acesso ao mercado. Estando próximo do Sebrae, elas podem desenvolver e estruturar cada vez mais o próprio negócio”, avalia a gestora da Regional Central, que acompanhou o grupo.

A Feira Raiz Feminina foi idealizada e realizada por Reila Miranda, que definiu o evento como um ato político e social em prol da autonomia das mulheres. “A proposta é que seja um espaço seguro onde elas possam se desenvolver enquanto empreendedoras. Uma feira que possa unir empreendedorismo social, economia criativa e inclusão produtiva”, avaliou Reila. A expectativa, segundo ela, é que cada vez mais mulheres empreendedoras possam participar da feira e fortalecer esse movimento de empreender que não é moda, é uma atitude.

A empreendedora Monique Alves Azevedo, criadora da marca La Monique, participou pela primeira vez como expositora. Suas peças são autorais, em grande parte de fabricação própria. “É a primeira vez que eu estou expondo em feira. A minha expectativa é bem grande, principalmente de fazer network. Como eu estou começando a empreender agora, conseguir orientação do Sebrae vai ser muito importante, porque é tudo muito novo e muito por fazer. Quero adquirir todos os conhecimentos necessários para fazer a minha marca crescer e se fortalecer”, afirmou Monique, que trabalha com moda feminina.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
