ASN GO Atualização
Compartilhe

Ferramentas do Sebrae fazem parte da jornada de 60 anos da Facieg

Transformação Digital e Segs estão entre os programas oferecidos aos associados e que vêm potencializando a parceria entre as instituições
Por Tauana Schetini, de Caldas Novas
ASN GO Atualização
Compartilhe

De acordo com o IBGE, o setor de comércio e serviços é o que mais cresce em Goiás e hoje representa mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. O crescimento foi de 11,8%, sendo o quarto resultado positivo seguido. No acumulado de 2023, o índice totalizou 8,5%. Os destaques foram os segmentos da tecnologia da informação, comunicação e turismo.

E muito dessa força é movida por empresas e entidades ligadas à Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), formada por associações comerciais e empresariais representantes de municípios goianos, que agregam, por adesão voluntária, empresários de todo o estado em diversos setores da economia, e que no último dia 24 completou 60 anos.

Para celebrar, o 10° Congresso das Associações Comerciais do Estado de Goiás foi realizado nos dias 27 e 28 de outubro em parceria com o Sebrae na cidade de Caldas Novas, no Sul Goiano. No primeiro dia houve uma prestação de contas feita pelos diretores financeiros da entidade, Patrícia Machado e Valter Serra.

A analista Gleice Melo e a consultora Adriane Pires falaram sobre o programa Facieg Digital

Em seguida, a analista do Sebrae Gleice Melo e a consultora Adriane Pires falaram sobre o Programa Transformação Digital, que tem como objetivo conduzir a organização a implementar uma estratégia digital de negócios. Elas explicaram que para a Facieg o programa passou a ser um produto exclusivo destinado somente aos associados da entidade, chamado de Facieg Digital, que consiste em realizar um diagnóstico da empresa, entender o nível de maturidade do negócio e tudo sobre a gestão, e assim, implementar processos e ferramentas que vão promover o negócio no mundo digital. “Neste ano já são 457 empresas atendidas em 28 cidades no estado”, explicou Gleice.

Adriane falou sobre a importância de as empresas estarem inseridas na era digital e da necessidade para uma sobrevivência e prosperidade do negócio. “As empresas que se destacam são aquelas que abraçam a mudança com audácia e visão estratégica”, afirmou.

De acordo com pesquisas realizadas com as empresas atendidas, o impacto da Facieg Digital foi extremamente positivo, com aumento de faturamento, organização e melhoria de processos, melhor análise de informações e principalmente aumento das vendas. Márcio Luís, presidente da Facieg, enfatizou que os benefícios não ficam restritos apenas aos empreendedores, mas se estendem à entidade e às 70 associações afiliadas. “A associação oferece gratuitamente através do Sebrae um programa que proporciona mais visibilidade, reconhecimento e crescimento do número de associados”, garantiu.

Valessa Barbosa, consultora do Sebrae, abordou o Sistema de Gestão Sindical (Segs)

Por sua vez, Valessa Barbosa, consultora do Sebrae, explicou sobre o Sistema de Gestão Sindical (Segs), um programa pelo qual a Confederação Nacional do Comércio (CNC) envolve as Federações e os Sindicatos filiados ao Sicomércio, incentivando o desenvolvimento da excelência na gestão dessas entidades e, consequentemente, a busca pela evolução dos seus resultados. “Vale ressaltar que a metodologia aplicada é para entidades de qualquer porte e atividade que queira avaliar”, esclareceu.

Ações associativas e legislativa, produtos e serviços, comunicação e marketing são pontos inseridos no planejamento estratégico do Segs para as associações. “O plano de ação tem como foco a tomada de decisões assertivas com resultados positivos”, explicou.

Solenidade de Abertura

A solenidade de abertura do 10° Congresso das Associações Comerciais do Estado de Goiás, na noite de sexta-feira (27), contou com a presença de autoridades do município e ainda o show humorístico de Tom Carvalho.

Márcio Luís, presidente da Facieg, com representantes do Sebrae: importância da sinergia para atingir resultados

O presidente da Facieg, Márcio Luís, agradeceu o empenho de todos, em especial a toda equipe do Sebrae. “Nós temos vários parceiros, mas igual ao Sebrae, não. O resultado de tudo que estamos vivendo aqui só aconteceu porque temos essa grande instituição ao nosso lado”, garantiu.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, disse que estar junto com as associações comerciais é o papel da instituição e um sinal que a missão está sendo cumprida. “Temos a capilaridade de todos vocês e juntos vamos fortalecendo o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Também estiveram presentes à solenidade em Caldas Novas o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra; presidente da Codego, Francisco Junior; o deputado federal Glaustin da Fokus e o presidente da Associação Comercial de Caldas Novas (Acican), Paulo Sérgio.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • 60 anos
  • associações comerciais
  • Caldas Novas
  • Congresso
  • Facieg