ASN GO Atualização
Compartilhe

Festival Gastronômico Josephina’s 2025 reforça parcerias em Niquelândia

Evento reuniu gastronomia, cultura e educação em sua quinta edição, com apoio da prefeitura, Sebrae, governo estadual e instituições parceiras
Por Pedro Gomes, de Niquelândia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Festival Josephina’s mais uma vez movimenta Niquelândia (Fotos Pedro Gomes)

Niquelândia abriu na quinta-feira (05) a 5ª edição do Festival Gastronômico Josephina’s – Comida de Tradição, na Praça da Igreja Matriz, que virou um verdadeiro polo de cultura, gastronomia e educação. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) e neste ano trouxe novidades importantes, consolidando o festival como um dos maiores do norte goiano. A abertura contou com a presença de diversas autoridades e parceiros estratégicos. Pela primeira vez, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores estiveram mais presentes no apoio ao evento. O prefeito Eduardo Moreira e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Cláudia Moreira, prestigiaram a abertura oficial.

O Sebrae Goiás é parceiro do Festival Gastronômico desde a primeira edição e não só ofereceu suporte aos expositores, reduzindo custos para os empreendedores, como também participou com estrutura física e equipe técnica, sob a coordenação do gerente regional André Moura. Neste ano, a presença da Unidade Móvel do Sebrae ampliou ainda mais a atuação do órgão dentro do festival.

Além de atender micro e pequenos empresários, a estrutura serviu de espaço para o Cineclube Níquelândia – Imagens que Transformam, que trouxe sessões de cinema ao ar livre com curtas-metragens seguidos de rodas de conversa sobre meio ambiente, identidade cultural e turismo sustentável e principalmente sobre a tradição gastronômica Josephina’s.

O festival também recebeu apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, incentivo da Lei Goyazes, além da parceria com a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Goiás (Faceg). O presidente da entidade, Márcio Luís, que já havia participado de edições anteriores, também esteve na solenidade de abertura.

O gerente da Regional Norte, André Moura (à esquerda), com os parceiros: união para melhorar cada vez mais o evento

O gerente da Regional Norte do Sebrae Goiás, André Moura, destacou a importância do apoio da instituição ao 5º Festival Gastronômico Josephina’s. Segundo ele, o evento é mais do que uma vitrine para a culinária local: é um espaço de fortalecimento do comércio, de valorização da cultura e de estímulo ao empreendedorismo na região norte de Goiás.

“O Sebrae Goiás, como fomentador do empreendedorismo na Região Norte, apoiou o 5º Festival Josephina’s com vários estandes. Nós ajudamos na aquisição do espaço com um repasse menor e, este ano, trouxemos como novidade o nosso caminhão de atendimento ao empreendedor e à população. Realizamos diversas ações, como oficinas de gastronomia, palestras de educação empreendedora e atendimentos especializados com consultores e colegas do Sebrae. O objetivo é justamente trazer possibilidades de melhoria para o ambiente de negócios da Região Norte”, afirmou.

Para André Moura, o Festival Gastronômico Josephina’s já se tornou uma importante ferramenta que aquece o comércio local e também enriquece as manifestações cultuais de Niquelândia. “Esse festival impulsiona o comércio local, atrai visitantes de outras regiões e fortalece a cultura. Ele gera boas experiências e, com certeza, vai durar por muito tempo, mantendo vivas as tradições, a ancestralidade e o empreendedorismo. Outro ponto importante é que o festival já se consolidou como regional. Pessoas de outros municípios estão vindo aprender com o evento, conhecer a história e se inspirar na cultura e na gastronomia daqui. Isso nos deixa muito felizes, porque mostra que estamos alcançando outros lugares e ajudando a elevar a prosperidade dos negócios”, ressaltou o gerente regional do Sebrae Goiás.

Muitos empreendedores participaram

Para Ronaldo Fernandes, presidente da Acin, o evento reforça o potencial econômico e turístico de Niquelândia. “O Josephina’s é uma vitrine para os empreendedores locais. Neste ano ampliamos o número de expositores, fortalecemos as parcerias e conseguimos trazer novidades como o Cineclube e a Unidade Móvel do Sebrae”, destacou.

Sobre a edição deste ano, o presidente da Acin destacou também as mudanças que aconteceram em relação às edições anteriores. Segundo Ronaldo, o festival tem crescido de forma gradativa e, a cada edição, busca oferecer mais qualidade e atrativos.

Entre as principais mudanças deste ano, ele citou a ornamentação aprimorada; ampliação do número de expositores (foram 19 participantes); diversidade gastronômica (cada expositor apresentou quatro opções, resultando em mais de 70 pratos diferentes); mais shows (enquanto na abertura foram dois, nos demais dias foram três shows por noite); e conforto ao público, com maior oferta de cadeiras e espaço para acolher os visitantes, incentivando a permanência no local. O presidente ressaltou ainda a importância das instituições parceiras para viabilizar e fortalecer o festival.

Opções de pratos e quitutes foi variada, mostrando a riqueza gastronômica do estado

O Josephina’s 2025 reuniu 20 estandes de alimentação, 14 expositores de artesanato e agricultura familiar, shows musicais, oficinas culturais, exposições e atividades educativas. O festival celebra a tradição das lendárias Josephinas e reafirma Niquelândia como referência regional em gastronomia, cultura e turismo sustentável.

A empreendedora Cleide Queiroz participou do festival com a empresa dela pela primeira vez. Sua especialidade são as famosas tortas de feira. Há seis anos na profissão, ela transformou o talento de dona de casa em fonte de renda e hoje busca expandir seu trabalho, conquistando novos clientes e reconhecimento.

“Eu comecei como dona de casa, cozinhava e fazia bolos. O povo gostava tanto que começou a pedir e a pagar. Foi aí que vi que dava para ganhar dinheiro e passei a trabalhar com tortas de feira. Decidi vir para o Festival Josephina’s porque queria divulgar meu trabalho, mostrar que minhas tortas são boas e que todo mundo pudesse conhecer. Quando procurei a Acin para participar, fui muito bem acolhida. Eles me ajudaram bastante para estar aqui e graças a Deus estou muito feliz com essa oportunidade”, disse agradecida.

O casal Josenilto Ribeiro de Souza e Stefane Monteiro investiu no setor de alimentação. O negócio, que começou de forma simples na calçada de casa, evoluiu para um ponto fixo na cidade e hoje oferece uma variedade de pratos, aproveitando a visibilidade e o movimento proporcionados pelo festival.

Música e outras atrações também marcaram o forte apelo cultural do festival

“A ideia foi da minha esposa. Ela trabalhava muito em mercado e resolveu abrir um negócio próprio. Começamos com uma jantinha simples: três mesas na calçada e duas vasilhas de espetinho. Hoje, além do espetinho, conseguimos oferecer mais variedades para nossos clientes. No Festival Josephina’s, esta é a nossa terceira participação. Trouxemos novidades, como arroz de folia — um arroz regado à cachaça — espetinho, farofa tradicional, e este ano inovamos com churrasco grego e kebab. Acreditamos muito neste festival porque, além de ser uma tradição da região, ele movimenta a sociedade e aquece o comércio local”, declararam.

Gestores e autoridades elogiam o evento

O prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira, destacou o ineditismo do apoio da Prefeitura, reforçando o compromisso da gestão com a cultura e o fortalecimento do turismo local. “Pela primeira vez a Prefeitura de Niquelândia abraça o evento de forma completa, não só com apoio financeiro, mas também com presença, divulgação e articulação política. Mesmo diante das dificuldades financeiras, buscamos alternativas e, com o apoio do deputado Lineu Olímpio e do Governo de Goiás, garantimos os recursos para a realização desta edição”.

Ele também ressaltou a parceria com o Sebrae, que está elaborando um plano estratégico para alavancar as potencialidades do município. “Fechamos um contrato para a criação de um plano turístico que vai indicar os melhores caminhos para atrair visitantes ao município. Temos grandes riquezas: o maior lago artificial da América Latina, a maior romaria mariana do estado, além de cachoeiras e manifestações culturais que precisam ser mais exploradas. Com o apoio do Sebrae, vamos transformar esse potencial em resultados e projetar Niquelândia como um destino turístico de destaque”, garantiu o prefeito.

A secretária de Cultura de Niquelândia, Cláudia Nogueira, ressaltou a evolução do Festival Josephina’s ao longo de suas edições e destacou a importância da participação da pasta no evento. Pela primeira vez, a Secretaria de Cultura está diretamente envolvida, valorizando a memória das mulheres Josefina’s e expondo a riqueza cultural do município.

“Já estamos na quinta edição e, a cada realização, as apresentações se aprimoram e se intensificam, colocando nossa cidade em evidência no cenário regional, estadual e, quem sabe, até nacional. Estamos presentes por meio da Casa de Cultura, que funciona junto ao Museu de Niquelândia, expondo artesanatos, quitutes das Josefina’s e a Galeria de Fotos das Mulheres Josefina’s, que dão origem ao festival. A cultura de Niquelândia sempre foi muito rica, mas por muito tempo ficou sem o devido apoio e não estava inserida no festival, mesmo ele tendo nascido da tradição das mulheres Josefina’s. Agora, finalmente, chegou o momento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, estar envolvida nesse projeto ao lado da Associação Comercial”, afirmou.

O artesanato teve seu espaço de destaque

O presidente da Facieg, Márcio Luís, também destacou a evolução do evento ao longo dos anos. “A cada ano o evento fica melhor, reunindo em um só ambiente gastronomia, cultura, empreendedorismo e aquecendo a economia local, além de trazer uma opção de lazer fabulosa para a população. É mais uma ação do nosso sistema, por meio da Acin, com o apoio sempre presente do Sebrae. Sem o Sebrae, seria impossível realizar este evento e tantos outros que levam a marca da nossa rede de associações comerciais. É uma verdadeira máquina de formar líderes, de fomentar o comércio e de ajudar o micro e pequeno empreendedor”, disse.

Descendente da tradição josefina, Ana Matilde, coordenadora do eixo de turismo da Associação de Desenvolvimento do Norte Goiano (ADNG), foi uma das responsáveis pelas oficinas realizadas dentro da Unidade Móvel do Sebrae durante o Festival Josephina’s. Ela ressaltou a importância de envolver os jovens na preservação da cultura local, aliando conhecimento, gastronomia e conscientização ambiental.

“Nosso objetivo é envolver a juventude, porque se a cultura não for passada para as próximas gerações, ela se perde. Hoje os jovens vivem muito conectados à internet e às facilidades modernas e temos receio de que os nossos biscoitos tradicionais deixem de existir. Por isso, pensamos em mobilizar a comunidade e chamar essa moçada para assumir essa responsabilidade. Se queremos nos consolidar como cidade turística, precisamos também cuidar do meio ambiente. Tenho orgulho de dizer que sou descendente josefina. Minha mãe, da família Fernandes Carvalho, era uma josefina nata e fazia esses biscoitos com muita maestria”, explicou Ana Matilde.

Danças típicas completaram o cenário cultural

A vice-prefeita de Buritis (MG), Nilvia Prisco, veio acompanhada da primeira-dama Abadia Rodrigues. Elas participaram para conhecer o evento e estudar a possibilidade de desenvolver uma iniciativa semelhante. Elas destacaram o interesse em replicar o modelo de integração entre cultura e educação e contam com o apoio técnico da equipe de Niquelândia nesse processo.

“Eu estou encantada com o evento e queremos, sim, levar algo parecido para Buritis. Aqui em nossa cidade temos uma Secretaria de Educação trabalhando junto com a cultura, e estamos tentando desmembrar essas ações para fazer um trabalho semelhante ao que vocês realizam aqui. Contamos muito com o apoio técnico de todos vocês de Niquelândia para que possamos implementar essa ideia com sucesso”, disse Nilvia.

“Fiquei encantada com o festival Josephina’s. As apresentações e as comidas são maravilhosas, e vimos que é possível unir cultura, educação e geração de renda. Queremos levar essa ideia para Buritis, organizar algo semelhante e fortalecer a economia local do nosso município”, ressaltou a primeira-dama Abadia.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Festival Gastronômico
  • Niquelândia
  • Regional Norte