A cidade de Firminópolis recebeu o Festival de Receitas do Campo, que tem como objetivo resgatar e divulgar a identidade da família rural por meio da culinária típica de cada região de Goiás. As receitas enviadas participam para as três categorias: almoço e jantar, lanche da fazenda e sobremesa rural.
Os pratos selecionados obedecem aos seguintes critérios para escolha: a história da receita (apresentar valor histórico-cultural); relação com as tradições gastronômicas da cidade ou região; conformidade com a temática identificada no município; apresentação do prato; combinação/harmonização dos ingredientes; e, por fim, o sabor da receita.
O evento de premiação aconteceu na sede do Sindicato Rural e contou com a presença de familiares dos participantes e autoridades. O superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Claudinei Antônio Rigonatto, ressaltou a importância de eventos como este que resgatam a história doa alimentos produzidos no campo e que passam de geração em geração. “Esse é o nosso objetivo. Incentivar cada vez mais as tradições e culturas através das receitas saborosas criadas e mantidas ao logo dos anos. Jamais podemos deixar isso acabar, por isso promovemos esses eventos”, destacou Rigonatto.
A prefeitura de Firminópolis e a Emater também deram apoio para a realização do festival. Segundo o prefeito José Airton de Oliveira, a cidade tem como aptidão o agronegócio e é necessário apoiar os projetos que trazem desenvolvimento para a região. “O agronegócio é o que principal que sustenta nossa economia. Tanto o grande quanto o pequeno agricultor. Podem contar com nosso apoio sempre”, afirmou.
Premiação
A noite também foi de premiação e sorteio de diversos livros, composto por receitas testadas e de pratos premiados. O presidente do Sindicato Rural da cidade, Cleberson Costa dos Santos, destacou que todas as parcerias que fazem com a entidade se desenvolvem e se tornam um sucesso. Segundo ele, o fortalecimento da união com o poder público municipal, com a Faeg, Senar e Sebrae favorece os produtores rurais que recebem assim mais serviços e qualificações.
O Sebrae Goiás participou oferecendo apoio através de consultorias, com orientações e ajudando no desenvolvimento da melhoria dos produtos. Além disso, a instituição auxilia na profissionalização das pessoas para facilitar a comercialização. A gerente substituta da Regional Oeste do Sebrae Goiás, Marcicleia Rocha, contou que as ações realizadas no município junto aos pequenos agricultores e na realização do festival vêm se mostrado positivas. “Nosso trabalho é no sentido de valorizar esses produtores, além de manter a tradição e fazer com que essas produções se tornem rentáveis. Para isso temos os consultores que estão acompanhando de perto todos eles”, concluiu.
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn